COSTUMES BÍBLICOS: Tito


Tito

TITO
RESUMO
Paulo instrui e encoraja Tito, seu companheiro e colega de trabalho missionário, que tinha sob sua responsabilidade um grupo de cristãos indisciplinados da ilha de Creta.
 

Tito não é mencionado no livro de Atos, mas com base nas epístolas, fica evidente que ele era um dos colaboradores mais chegados a Paulo. Como não-judeu, ele serviu de "caso de teste" quando da visita de Paulo a Jerusalém, ajudando a esclarecer a situação de convertidos não-judeus na igreja cristã (Gl 2.1-4). Mais tarde quando, apesar do trabalho de Timóteo, surgiram problemas em Corinto, Paulo escolheu Tito para resolver a situação. Ele obteve êxito e acabou por estabelecer um ótimo relacionamento com aquela igreja - o que revela algo da habilidade e da determinação desse homem (2Co2; 2Co 7; 2Co 8; 2Co 12). Alguns anos mais tarde, quando Paulo escreveu esta epístola, Tito havia sido deixado em Creta, com a missão de consolidar a obra do apóstolo naquele lugar. Ele enfrentou uma situação muito semelhante à de Timóteo em Éfeso (Veja 1Tm). Tito é mencionado uma última vez em 2Tm 4.10, quando estava na Dalmácia (região onde hoje ficam a Eslovênia, \croácia, entre outros países), supostamente ainda promovendo a causa cristã.
Creta
Creta foi provavelmente um dos primeiros lugares a ouvir o evangelho de cristo. Havia judeus de Creta entre aqueles que ouviram a pregação de Pedro no dia de Pentecostes (At 2.11). Mas a menagem caiu num solo árido. Os cretenses eram tão mentirosos (1.12) que gregos cunharam um novo verbo, "cretizar", como sinônimo de mentir. E a carta de Paulo mostra que até os cristãos eram um grupo indisciplinado, temperamental e volúvel, que precisava ser acompanhado de perto.
Tt 1: Instruções para a tarefa de Tito em Creta
A introdução dessa carta, surpreendentemente longa e formal, combina com a natureza "semi-oficial" de seu conteúdo. Será que Paulo tinha em mente os cretenses e sua fama de mentirosos (12), ao discorrer sobre a confiabilidade de um Deus "que não mente" (2)?A promessa de vida eterna que ele faz é totalmente confiável.
Para as qualificações dos líderes da igreja (5-9), veja os comentários sobre 1Tm 3. A exigência de que todo líder da igreja seja "apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina", leva Paulo a descrever aqueles que não se enquadram nisso. Eles são "palradores frívolos e enganadores" (ARA), que ensinam o que não se deve ensinar. A situação era tão crítica que se fazia necessária uma repreensão severa àqueles que se ocupavam com "fábulas judaicas" (especulações inúteis baseadas no AT) e a outros que rejeitavam a verdade (10,14; e veja 1Tm 1).
V. 12 O provérbio, "Todos os cretenses são mentirosos", foi cunhado por um escritor cretense, o filósofo Epimênides, que viveu no século 6 a.C. Esse tipo de estereótipo era muito comum na antiguidade.
V. 16 O verdadeiro teste da fé é o nosso modo de vida.
 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.
Tt 1.15
Tt 2.1--3.11: Vivendo a fé
O comportamento dos cristãos pode desacreditar, ou favorecer, a mensagem cristã. As instruções de Paulo estão longe de ser um elogio ao temperamento dos cretenses. Eles eram naturalmente agressivos, briguentos, desobedientes, desrespeitosos para com as autoridades e chegados ao vinho! Mas a vida cristã requer disciplina, obediência e respeito aos outros. Paulo tinha uma instrução para os mais velhos (2.2-4) e os jovens (2.5-6). O próprio Tito devia dar exemplo (2.7-8). Os  escravos, em vez de serem respondões e roubarem os seus donos, deviam agradá-los em tudo (2.9-10). Aqueles que crêem em Deus e foram salvos devem entregar-se à prática do bem (2.14); 3.8). No passado, diz Paulo, éramos todos escravos de paixões e prazeres. Mas isso foi antes de descobrirmos a bondade de Deus, que nos salvou e renovou pelo seu Espírito Santo, dando-nos a esperança da vida eterna.
MAPA DE CRETA
Lavar (3.5) Uma descrição da ação purificadora do Espírito Santo. A linguagem usada lembra o batismo.
Genealogias/lista de nomes de antepassados (3.9) Veja 1Tm 1.
Tt 3.12-15: Últimas instruções
Quando chegasse o "reforço", Tito devia ir encontrar-se com Paulo em Nicópolis, na costa oeste da Grécia. Tíquico  era outro dos íntimos colaboradores de Paulo na difusão do evangelho (Ef 6.21, Cl 4.7; 2Tm 4.12). Zenas e Apolo (veja At 18.24-28) possivelmente levaram a carta de Paulo a Tito.


Creta
Περιφέρεια Κρήτης
Cândia, Tagales
—  Região  —
Vista do sítio arqueológico de Cnossos
Vista do sítio arqueológico de Cnossos
Localização de Creta na Grécia
Localização de Creta na Grécia
(imagens das ruínas de Creta copiadas da Wikipédia).


4 comentários:

  1. Agradeço pelo estudo, ajudou-me a esclarecer algumas questões sobre a igreja atual. Paz

    ResponderExcluir
  2. Excelente para o aprimoramento da palavra de DEUS em nossas vidas..

    ResponderExcluir
  3. Amém que tenham gostado! Graciosa paz a todos!

    ResponderExcluir
  4. excelente estudo, amei e aprendi muito!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...