COSTUMES BÍBLICOS: A essência do Antigo Testamento


A essência do Antigo Testamento

Esta foto mostra uma reprodução da
 mais antiga conhecida inscrição do
nome Yhwh/Adonai ,Senhor em Hebraico
(cf. Êxodo 3). A escrita é em hieróglifos
e é datado de c. 1400 aC.
 A inscrição foi descoberto no templo
 construído pelo faraó egípcio
Amenhotep III em Soleb,
 que é no dia moderno Sudão.
O texto refere-se a um grupo
de seguidores  de Yhwh vagando,
possivelmente, os israelitas.
O Antigo Testamento é uma compilação de 39 livros que contam a história de Deus. E a Torah dos Judeus. É a história do amor que Ele tem por Seu povo - não apenas o povo escolhido de Israel, mas todos os povos do mundo. Nas páginas desses livros incríveis, encontra-se uma profusão de seres humanos: patriarcas, reis, rainhas, sacerdotes, comerciantes, agricultores, guerreiros, mulheres, crianças, prostitutas, santos e pecadores, piedosos e ímpios.
Eles estão todos lá, e cada um desempenha um papel importante na história de Deus. Alec Motyer diz que eles são "maiores do que a própria vida, mas, ao mesmo tempo, intensamente humanos; pertencentes a um passado distante, mas apesar disso, retratados com tanta vivacidade e aplicabilidade" que suas histórias ganham vida, e eles tornam-se como pessoas de hoje em dia.
O que surpreende no Antigo Testamento é a realidade extrema das histórias. Não se trata de uma coleção de mitos dissimulados que escondem os defeitos dos heróis. Em vez disso, os homens e as mulheres do Antigo Testamento são retratados como realmente eram, sem reservas.
"Em suas páginas, encontramos histórias arrebatadoras de amor e ódio, narrativas horripilantes de estrupo e desmembramento, relatos francos e tráfico de escravos e também contos reais de grandes honrarias e cruéis traições de guerra"(Philip Yancey).
Se você não estiver familiarizado com o conteúdo desses 39 livros, prepare-se para uma das leituras mais emocionantes, desafiadoras e inquietantes de toda a sua vida. O drama humano em torno da grande história de amor de Deus desafiará sua fé, impactará sua mente e abençoará sua alma. As narrativas pessoais, as histórias nacionais, as poesias repletas de paixão e as profecias entrelaçam-se para tecer a trama do Antigo Testamento. A proposição primária da Bíblia hebraica é a história de pessoas que "foram conduzidas, admoestadas e, por fim, salvas pelo poder de um só Deus, o qual é o Criador do universo e um Ser intensamente dedicado à justiça moral e social" (Jean-Pierre).

A MENSAGEM BÍBLICA

Não é possível compreender adequadamente o Novo Testamento sem considerar o Antigo Testamento. Isso se deve ao fato de as Escrituras hebraicas terem sido a Bíblia dos cristãos primitivos. Quando Deus operou por intermédio dos autores dos Evangelhos, de Atos, das Cartas e do Apocalipse, estes escreveram supondo que os os leitores estavam familiarizados com o Antigo Testamento. Conceitos e termos que aparecem ao longo das Escrituras do Novo Testamento encontram seus antecedentes nos escritos dos antigos israelitas. Termos como aliança, lei graça, batismo, profeta, sacerdote e rei possuem raízes no Antigo Testamento. Conceito como justiça, perdão, redenção, salvação e santificação foram gerados na mente hebraica muito antes da época do Novo Testamento. Philip Yancey escreve:
Nossas raízes estão nas profundezas do pensamento do Antigo Testamento em muitos aspectos: direitos humanos, governo, conduta com vizinhos, nossa compreensão de Deus -- nós falamos e pensamos Antigo Testamento.
O próprio Jesus é descrito com frequência por imagens do Antigo Testamento: Cordeiro de Deus, Leão de Judá, Messias prometido, Emanuel, Rei dos judeus, Filho do homem e bom Pastor.

As páginas do Novo Testamento estão repletas de nomes e termos do Antigo Testamento:

Abraão Mt 1.1
Arca da aliança Ap 11.19
Babilônia Ap 14.8
Belém Mt 2.1
Cananeia Mt 15.21
Damasco At 9.3
Davi Mt 1.1
Egito Mt 2.14
Elias Mt 11.14
Enoque Hb 11.5
Esposa de Ló Lc 17.32
Eufrates Ap 9.14
Gentios Lc 2.32
Isaías Mt 3.3
Israel Mt 2.20
Jericó Lc 19.1
Jerusalém Mt 2.1
Jezabel Ap 2.20
Jope At 9.43
Melquisedeque Hb 5.6
Moisés Jo 7.19
Nínive Mt 12.41
Páscoa Mc 14.1
Pentecostes At 2.1
Sábado Mt 12.2
Samaritanos Mt 10.5
Sodoma Mt 10.15
Sumo sacerdote Hb 3.1

Mais importante do que nomes e termos do Antigo Testamento é sua teologia, que é a base da doutrina do Novo Testamento. Conceitos como pecado, salvação, expiação de sangue, redenção, sacrifício, justificação e santificação são todos fundamentados na teologia do cânon hebraico. Qualquer pessoa que examine os livros do Antigo Testamento descobre a história do amor de Deus pelo mundo. É uma história tão antiga quanto o próprio tempo. Ela começa com as palavras No princípio (Gn 1.1) e transporta-nos pelo túnel do tempo, passando pelos corredores da história, em direção ao desfiladeiro da eternidade.
Em suas páginas, Deus age chamando as pessoas pelo nome: Adão, Abrão, Moisés, Samuel. Seu amor, Sua paciência, Sua ira, Seu julgamento e Seu perdão evidenciam-se vez após vez. Enquanto patriarcas, profetas, sacerdotes e reis tropeçam pelo caminho da vida, Deus está lá para repreender, corrigir e redimir um mundo caído - tudo por causa de Seu imenso amor.

Como os livros do Antigo Testamento foram selecionados?

Quando Moisés desceu do monte Sinai com os Mandamentos dados por Deus, o povo de Israel reconheceu imediatamente a autoridade divina deles e prometeu obedecê-los como Palavras do Senhor (Êx 24.3-8). Os escritos de Moisés foram armazenados no Santuário central por causa de sua posição especial como Escritura inspirada (Êx 25.16,21; Dt 10.1,2; 31.24-26). Em Deuteronômio 18.15-22, o Senhor prometeu levantar uma sucessão de profetas "como Moisés" para transmitir Sua Palavra às gerações posteriores, e os pronunciamentos desses mensageiros de Deus também teriam sua autoridade divina reconhecida. O profeta Samuel escreveu leis da realeza que foram colocadas diante do Senhor quando a monarquia foi estabelecida em Israel (1Sm 10.25). Os extensos escritos de Davi passaram a ser reconhecidos como Escritura inspirada porque o Espírito de Deus falou por intermédio dele (2sM 23.1,2), e as palavras dos profetas foram colocadas ao longo da Torá (Instruções de Deus) nas Escrituras hebraicas por causa da mensagem, que comprova a mesma. Histórias, salmos e escritos de sabedoria provenientes de outras pessoas que falaram com voz profética foram igualmente respeitados e preservados.

Como o Novo Testamento enxerga o Antigo Testamento?

Jesus e os apóstolos acreditavam na inspiração das Escrituras do Antigo Testamento e, frequentemente, referiam-se a elas ou citavam-nas como textos de autoridade. De acordo com Jesus, as palavras escritas pelos autores humanos das Escrituras eram o "Mandamento de Deus" e a "Palavra de Deus" (Mc 7.8-13; Mt 19.4,5). Como Palavra de Deus, todas as partes do Antigo Testamento seriam consumadas e cumpridas (Mt 5.17,18; 26.54,56; Lc 24.27,44; Jo 7.38), e nada que ela declara poderia ser invalidado ou anulado (Lc 16.17; Jo 10.35). Jesus descreveu o canôn do Antigo Testamento estendendo-se desde Gênesis até Crônicas, ao falar dos assassinatos de Abel e do profeta Zacarias em Mateus 23.34,35 e Lucas 11.49-51 (Gn 4.8 e 2Cr 24.20-22). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...