COSTUMES BÍBLICOS: MARIA MADALENA


MARIA MADALENA


MARIA MADALENA FOI  UMA PROSTITUTA?
Maria Madalena é definitivamente um dos mais conhecidos personagens femininos do Novo Testamento ; popularizado em dezenas de filmes, histórias e até mesmo uma vez no popular, ópera rock - Jesus Christ Superstar . Nas apresentações quase todos os populares que ela é retratada como uma ex-prostituta que vem a Jesus no espírito de verdadeiro arrependimento. Enquanto os evangelhos são conhecidos por sua amabilidade para com pessoas (homens e mulheres) com falhas morais; em nossa interpretação da Bíblia, creio que têm deturpado a pessoa que chamamos de Maria Madalena.



Existem várias Marys - não menos importante, é claro, Maria, mãe de Jesus. Mas há também Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro; Maria, mãe de Tiago e de José e Maria, mulher de Cleófas. Igualmente importante, há duas mulheres não identificadas que são expressamente identificados como pecadores sexuais - a mulher que unge os pés de Jesus com perfume caro, e adúltera quem fariseus trouxeram ante de Jesus para ver se Ele vai condená-la (este incidente não é encontrado na maioria dos manuscritos antigos).
Será que os Evangelhos realmente apoiar a noção de que Maria Madalena era uma vez uma prostituta?A resposta é, surpreendentemente - "não". Muito pelo contrário. Nos evangelhos Maria Madalena é concedido um status muito elevado , de fato, pode-se até argumentar maior do que a dos doze.
Então, quem foi Maria Madalena? Bem ... não sabemos muito de sua história, mas há algumas coisas que nós sabemos com certeza.
Mary é um nome tradicional judaica (Mariam) e Madalena é uma forma que reflete o original hebraico, que significa "uma torre" (Migdal); referindo-se tanto a um lugar com esse nome ou a sua personagem como observado por sua comunidade. Assim, para um leitor experiente, seu nome já deve dar uma dica de sua personalidade imponente que ainda está para ser revelado.
A associação de Maria Madalena com a prostituição (embora arrependido) é o resultado de interpretações pós-Novo Testamento; identificar a real Maria Madalena com várias outras mulheres; pelo menos um dos quais era de fato uma prostituta. Mary foi um dos, se não o, nome hebraico comum mais naquele momento. Então, simplesmente porque alguém chamado Mary era uma prostituta não significa que Maria Madalena era de fato um bem . O longo e curto do que é que simplesmente não há base bíblica para vincular essas "mulheres pecadores" histórias para Maria Madalena.



A interpretação depende de uma referência em Lucas 8: 2 que fala de demônios fundição de Jesus de Maria Madalena, algum tempo antes de ela se tornar sua seguidora comprometida. No entanto, quando os demônios deixou as pessoas (homens incluídos) em nenhum caso houve um demônio do vício sexual ou de imoralidade sexual expulso. Por que, então, no caso dessa mulher, não precisamos pensar imediatamente que os espíritos Jesus expulsou eram de natureza sexual ?! Fizemos o mesmo erro interpretativo aqui como fizemos com a mulher samaritana da rotulagem Evangelho de João, ela também - uma mulher de má fama? Temos também permitiu a hermenêutica chauvinistas do passado para influenciar a nossa interpretação moderna? A resposta é - sim, provavelmente, por isso.
Mas há mais para a história? Será que essa Mary tem um estatuto particular na comunidade crente Jesus de seguimento judaica cedo? Pense nisso! Maria Madalena ouviu seus ensinamentos, via os sinais, testemunhou sua morte vergonhosa e tortuoso. E ... você está pronto? Ela foi dada a honra de ser a primeira pessoa a testemunhar sua ressurreição. Como se isso não bastasse, foi dada esta mulher justa o privilégio de anunciar a notícia de bom discípulos homens desencorajados de Jesus.(Jo. 20:18)
Por que Jesus, morrendo na cruz do Calvário para redimir o povo de Deus, tinha que ser um homem é uma questão teológica extraordinária; mas não menos importante é o significado do fato de que a primeira testemunha da ressurreição de Cristo judaica tinha de ser uma mulher e não um homem (ao contrário das convenções contemporâneas de aceitabilidade testemunha). Você vê ... apenas como a primeira mulher no jardim do Éden espalhar a notícia do mal para a humanidade, Maria Madalena no Jardim do Getsêmani espalhar a notícia do "bem" - a notícia de que o Cristo judaica aumentou, e Deus de Israel agora reconciliou a Si a humanidade.
 FONTE DA INFORMAÇÃO:




Como Jesus apareceu a Maria Madalena

Entretanto, Maria Madalena, que estivera lá [no túmulo] antes da chegada dessas mulheres, soubera da ressurreição pelo anjo que lhe ordenara dar a notícia aos apóstolos (Mc 16.9,10).
O evangelista João fala com mais profundidade da aparição do Mestre a Maria Madalena. Expõe os pormenores de um comovedor diálogo entre eles (Jo 20.11-18). Conta que Madalena, inconformada com o desaparecimento do corpo de Jesus, voltou ao túmulo e lá se deparou com o Cristo ressuscitado. Primeiro, ela pensou que fosse o jardineiro. Depois, reconheceu o Senhor e lançou-se aos seus pés, porém ele disse: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus (Jo 20.17). (VEJA MAIS SOBRE MARIA NÃO PODER TOCAR EM JESUS NA INTERPRETAÇÃO DO HEBRAICO BÍBLICO, AQUI)
A primeira parte deste versículo nos parece obscura. Por que o Salvador proibira Maria Madalena de tocá-Lo e mandou que ela fosse transmitir a notícia de sua ressurreição aos apóstolos? Que conexão há entre a declaração não me toques e o motivo porque ainda não subi para meu Pai?
O próprio texto nos dá uma explicação que ilumina grande parte dessa obscuridade. De acordo com alguns comentaristas, a imensa alegria de Maria Madalena de poder falar de novo com o Mestre a fez pensar que Jesus continuaria entre os seus discípulos, levando a mesma vida terrena de antes da sua morte. Pela piedosa ternura que a impulsionou aos pés de Jesus, Maria Madalena parecia dizer que não queria mais perdê-Lo e que desejava usufruir dos atrativos de sua divina presença.
Contudo, Jesus diz nas entrelinhas que agora, depois de ressuscitado, somente poderia falar com os seus amigos de modo familiar, pessoal, sensível e humano por tempo brevíssimo, porque já estava pronto para subir ao céu, onde está o Pai. Os seus amados só poderiam gozar da alegria sem reservas ao seu lado novamente quando se reunissem com Ele nas mansões celestiais naquele grande Dia. Mas, para consolar Maria, de algum modo, o Mestre encarregou-a da mesma mensagem que os anjos antes deram às outras mulheres. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...