![]() |
Caverna/manjedoura onde Jesus nasceu.
Belém-Israel
|
Não é possível determinarmos hoje com certeza essa data, que há muito tempo é objeto de discussões e cálculos.
Antes de Dionísio, o Exíguo, que viveu em meados do século XI, era costume contar os anos eclesiásticos conforme a era de Diocleciano, chamada também Era dos Mártires. Mas Dionísio, o Exíguo, teve a feliz ideia de interpretar de um modo novo a célebre expressão de Paulo vindo a plenitude dos tempos (Gl 4.4) - quando Jesus, o centro da história, manifestou-se - e de considerar o nascimento do Salvador o divisor de águas entre a cronologia passada e a presente e a futura. Contudo, devido a cálculos defeituosos, o ponto de partida foi estimado com erro, pois Dionísio fixou o nascimento do Messias no ano 754 de Roma, ou seja, com um atraso de quatro anos.
Pelo menos sabemos, conforme nos diz os evangelhos, que Jesus nasceu na época do reinado de Herodes, o Grande, e que o momentâneo exílio da sagrada família no Egito terminou após a morte daquele monarca (Mt 2.19) (veja mais sobre a morte de Herodes, AQUI). Herodes, que havia subido ao trono no ano 714 de Roma, morreu no início do ano 750, entre o final de março e o começo de abril (conforme disse Josefo). Isto equivale a dizer que ele morreu no princípio do ano 4 da era cristã.
Tomada no sentido geral, esta data é inteiramente segura. Era, pois, evidente que Jesus não havia nascido nos primeiros dias de abril do ano 750 da fundação de Roma, porém três ou quatro anos antes desta data. Fica a opção entre os anos 747, 748 e 749 de Roma, que correspondem aos anos de 6, 5 e 4 da era cristã. Ser mais exato do que isto é quase impossível. (veja também: O RECENSEAMENTO)
![]() |
Pastores com seus rebanhos
Portão de Damasco-
Jerusalém/Israel
Foto de há 120 anos
TERRA SANTA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11