COSTUMES BÍBLICOS: A origem divina da Bíblia


A origem divina da Bíblia



Que fatos básicos indicam a origem divina da Bíblia?
É claro que deve ser salientado que nem a Palavra de Deus nem o Deus da Palavra podem ser analisados cientificamente em um tubo de ensaio de laboratório. O Criador Divino ainda deseja e exige fé por parte de Sua criação. (Hb11.1-6) Mas Ele presenteou-nos com um Livro celestial para ajudar-nos nessa fé necessária. Na verdade, o Evangelho de João foi especialmente escrito para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20.31). Durante esta fase do estudo, falaremos, ainda que brevemente, sobre cada um deses "sinais sobrenaturais das Escrituras", os quais indicam que nossa Bíblia veio, de fato, da mão do próprio Deus. Quando o cristão se familiariza com esses argumentos impressionantes, ele então fica qualificado a atender à exortação de Pedro: santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós (1Pe 3.15).
Pelo menos dez argumentos podem ser listados, os quais apontam para justificar o caráter sobrenatural da Bíblia.
  1. Sua impressionante unidade.
  2. Sua indestrutibilidade.
  3. Sua exatidão história.
  4. Sua exatidão científica.
  5. Sua exatidão profética.
  6. Sua influência histórica.
  7. Seu cuidado e cópia.
  8. Sua impressionante circulação.
  9. Sua absoluta honestidade.
  10. Seu poder transformador de vidas.
A suficiência da Bíblia
Dizer que a Bíblia é "suficiente" é dizer que ela contém todas as palavras necessárias para a fé e a vida. Essa afirmação envolve dois aspectos.
Última página
 do 
DIDAQUÊ
 A. A Bíblia é suficiente para a fé, com referência à doutrina (2Tm 3.16).
A Bíblia é a infalível Palavra de Deus para nós. É o critério de tudo o que pode ser dito sobre Deus e Sua forma de tratar-nos. Ela pode não nos dizer tudo o que gostaríamos de saber, mas nos diz tudo o que Deus deseja que saibamos. Toda doutrina verdadeira jorra dessa fonte da verdade.
B. A Bíblia é suficiente para a vida (Sl 119.105).
A Bíblia contém tudo aquilo de que precisamos para a salvação e uma vida piedosa. Aquele que meditar neste Livro se tornará perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra (2Tm 3.17).
Apenas a eternidade revelará os milhares de horas investidas por estudiosos dedicados, que examinaram as cópias manuscritas, para determinar o conteúdo exato do texto bíblico original.
As boas-novas.
Embora os livros originais estejam perdidos, há evidências incontestáveis de que nossas Bíblias traduzidas atuais representam cópias incrivelmente precisas dos primeiros manuscritos.
O número de fragmentos de manuscritos do Antigo Testamento e do Novo Testamento em hebraico e em grego chega, literalmente, aos milhares. Há aproximadamente 5.300 manuscritos em grego do Novo Testamento.
Vários estudiosos fizeram uma estimativa de quão confiável é o texto do Novo Testamento.
Westcott e Hort estimaram que é 98,33% puro.
Ezra Abbott eleva para 99,75% como puro.
A.T. Robertson coloca o número em 99,9% como puro.
Antes da descoberta dos manuscritos de Qumran, os manuscritos mais antigos existentes eram datados de aproximadamente 900 d.C. Alguns dos manuscritos do mar Morto, que incluíam cópias de Isaías, Habacuque e outros, eram datados de 125 a.C., disponibilizando manuscritos mil anos mais antigos que os anteriormente disponíveis. A maior conclusão foi que não havia diferença significativa entre o manuscrito de Isaías em Qumran e o texto hebreu massorético datado de mil anos depois. Isso confirmou a fidedignidade de nosso texto hebraico atual. (ENNS, Paul. Moody Handbook of Theology.p.173)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...