Costumes Bíblicos: PRIMEIRO PERÍODO MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS

PRIMEIRO PERÍODO MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS

O PRIMEIRO PERÍODO
Este período também tem seu preâmbulo na frutífera atividade de João Batista, cuja santidade, a pregação, o batismo e o testemunho em favor do Messias foram destacados pelos quatro evangelistas.
Jesus aparece em Sua hora, mas sem ruído. Uma dupla consagração - a da vitória sobre Satanás e a do batismo - preparou o Filho de Deus para sua Divina Missão. Seus discípulos se unem a Ele, ainda que, na época, de maneira transitória; mas, pouco tempo depois, o Senhor realiza, já na presença dos discípulos, Seu primeiro milagre nas bodas em Caná. Em seguida, encontraremos Jesus em Jerusalém, durante a primeira Páscoa, e Ele ali inaugura Seu ministério messiânico, expulsando do Templo os comerciantes e realizando milagres tremendos, que atraem para junto de Si alguns seguidores.
Um membro do Sinédrio, Nicodemos, impressionado por aquelas manifestações de poder e autoridade, que provavam claramente que Jesus veio com uma missão do alto, apresenta-se para lhe pedir alguns esclarecimentos, mas em segredo, pois já se havia apoderado dos líderes religiosos de Jerusalém um sentimento de declarada hostilidade contra aquele que pressentiam ser um rival perigoso.
Depois disso, Jesus sai de Jerusalém, acompanhado dos primeiros discípulos. Retira-se para uma obscura região da Judeia, onde os discípulos começam a ministrar um batismo semelhante ao de João Batista. Mas não parece que, nessa época, o Divino Mestre tenha exercido, por si mesmo, algum ministério de importância.
Passados vários meses nesse silencioso retiro, o Senhor Jesus envereda de novo pelo caminho da Galileia, passando por Samaria, onde, ao pé do monte Gerizim, ocorreu sua célebre conversa com a mulher samaritana. A prisão de João Batista, por ordem do tetrarca Herodes Antipas, finalizou esse período preparatório, cujo cenário principal, tanto para Jesus como para João Batista, foi a província da Judeia.
VÁ PARA O SEGUNDO PERÍODO 

DESTAQUE NO SITE

JESUS e a Lei

Jesus rejeitou a  Lei? Não. Veja: Mt 5.17; Jo 14.10; 14.21; Rm 7.12; Gn 26.5; Ex 31.18  Alguns cristãos acreditam equivocadament...

MAIS ACESSADOS