Costumes Bíblicos: A obra do Espírito Santo nos dons espirituais

Israel Institute of Biblical Studies

A obra do Espírito Santo nos dons espirituais

 Como é a obra do Espírito Santo nos dons espirituais?
(Rm 12.6; 1Co 12.1,4; Ef 4.7,8; 1Tm 4.14; 2Tm 1.6; Hb 2.3,4; 1Pe 4.10)
Na Bíblia, toda a Trindade é geralmente descrita no ato de dar, Deus ama dar. Foi o Pai quem deu Seu Filho amado (Jo 3.16). Foi o Filho quem deu gratuitamente o Seu sangue precioso (Lc 22.19). Por fim, após Sua chegada ao Pentecostes, o Espírito Santo iniciou Seu ministério de dar dons à igreja e continuará até o arrebatamento (1Co 12.4,7).
Como os dons espirituais podem sofrer mau uso?
Primeiro, não usando os dons que nos foram concedidos.
O colega mais jovem de Paulo, Timóteo, aparentemente precisava da admoestação do apóstolo nessa questão, pois faz referência a isso em duas ocasiões (1Tm 4.14; 2Tm 1.6).
Segundo, tentando usar dons que não nos foram concedidos.
Terceiro, não usando os dons com amor (1Co 13.1).
Com que frequência esses dons sofrem mau uso! Apenas a eternidade revelará o número de homens no ministério que não deveriam estar ali. Por outro lado (e tão trágico quanto), sem dúvidas, há uma grande quantidade de homens que recebem o chamado para servir a Deus, mas nunca o responderam. Mas, talvez, o maior mau uso de todos seja o uso dos dons sem amor.
Se o material sobre dons oferecido até agora for compreendido corretamente, é possível entender porque Deus, às vezes, parece usar um cristão carnal de forma incrível, apesar dos óbvios (ou geralmente secretos) pecados da vida dele. Entretanto, nesses casos, Deus está apenas abençoando o dom, mas não o homem pessoalmente. No tribunal de Cristo (veja 1Co 3), sem dúvidas, haverá muitas surpresas quando, talvez, vários líderes cristãos mundialmente famosos recebam tão poucas recompensas pessoais de Cristo por causa do pecado e carnalidade.
Um exemplo clássico (e trágico) em que indivíduos não usaram seus dons com amor é registrado pelo apóstolo Paulo na sua primeira prisão em Roma, quando escreveu à igreja de Filipos (Fp 1.12-18).
A conclusão de Paulo aqui é que Deus sempre irá abençoar a mensagem do evangelho, mesmo que não seja capaz de abençoar o mensageiro do evangelho!

Detalhamento dos dons espirituais! Não perca! Continue seu estudo!

O QUE É O DOM DE APOSTOLADO O QUE É O DOM DE PROFECIA
O QUE É O DOM DE MILAGRES O QUE É O DOM DE CURA
O QUE É O DOM DE CIÊNCIA O QUE É O DOM DE SABEDORIA
O QUE É O DOM DE DISCERNIMENTO O QUE É O DOM DE REPARTIR
O QUE É O DOM DE EXORTAÇÃO O QUE É O DOM DE MINISTÉRIO
O QUE É O DOM DE MISERICÓRDIA O QUE É O DOM DE GOVERNO
O QUE É O DOM DE FÉ O QUE É O DOM DE ENSINO
O QUE É O DOM DE EVANGELISMO O QUE É O DOM DE PASTOR/ENSINADOR
O QUE É O DOM DE LÍNGUAS O QUE É O DOM DE INTERPRETAÇÃO
DE LÍNGUAS


DESTAQUE NO SITE

O CASAMENTO DO CORDEIRO

Quais são os fatos acerca do casamento do Cordeiro? A. As referências das Escrituras envolvidas. a) Esse casamento é descrito ...

MAIS ACESSADOS