COSTUMES BÍBLICOS: 2Timóteo


2Timóteo

 2 TIMÓTEO
Esta é a última e mais comovente epístola de Paulo. Depois de toda uma vida de serviço e sofrimento por Cristo, ele estava outra vez na prisão, e a morte era iminente. Somente Lucas estava com ele, e Paulo desejava rever Timóteo. Porém, não há nenhum sinal de autocomiseração ou lamúria. Suas últimas palavras são de encorajamento a todos os que virão depois dele. Ele pode enfrentar a morte sem medo e sem dúvidas. A corrida havia terminado - a recompensa o aguarda.
2Tm 1: "Dou graças a Deus"
Paulo se lembra de Timóteo com profunda gratidão. Esperava que esse homem cheio de temores, mas com fé genuína, pudesse vir e compartilhar a confiança que tinha. Paulo incentiva Timóteo a se apegar à verdade que lhe fora ensinada, e a não se envergonhar do evangelho ou de Paulo. O segredo da confiança de Paulo era conhecer a Cristo (12; e veja Fp 3.10). A graça de Deus era suficiente. Deus lhe daria a força necessária para fazer frente à oposição e ao sofrimento.
Lágrimas (4) Derramadas quando se despediram.
Aquele Dia (12) O dia da volta do Senhor; o dia do juízo.
Todos os da Ásia (15) Em Éfeso, as falsas doutrinas haviam se instalado de tal forma (veja 1Tm 1) que os cristãos rejeitaram o homem a quem deviam a fé que tinham. Aqui, porém, Paulo pode estar se referindo aos cristãos da Ásia que estavam em Roma, e não a toda a igreja cristã na província da Ásia. esta é a única vez, no NT, que se mencionam Fígelo e Hermógenes.
Onesíforo (16) A casa dele é mencionada em 4.19. O v. 18 parece indicar que ele já havia morrido.
2Tm 2: Paulo instrui Timóteo
Ninguém melhor do que Paulo sabia o que custava ser cristão. "Com o soldado Timóteo devia aprender a ser determinado; com o atleta, a ser disciplinado; e com o lavrador, a ser perseverante" (3-7; Donald Guthrie). O tema do evangelho de paulo era Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos (8): foi por causa dele que ele havia sofrido. Nas linhas de um poema ou hino, ele apresenta a Timóteo a linha mestra que devia seguir e reter (11-13). Ele devia ser fiel ao verdadeiro evangelho e não se deixar distrair com falatórios inúteis e discussões tolas e sem valor (16,23). O verdadeiro servo de Cristo é brando, pacífico, mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que precisam ser disciplinados (24-25).
V. 17 Esta é a única referência a Fileto. Himeneu é mencionado também em 1Tm 1.20.
A ressurreição (18) Eles negavam a realidade da ressurreição, ao tratá-la como experiência espiritual.
2Tm 3: Tempos difíceis haviam de vir
Paulo descreve detalhadamente como será o caos dos últimos dias (2-7). Podemos ver o cumprimento de parte disso na atualidade. Na realidade, são coisas que caracterizam todas as épocas. Ele chama a atenção para o fato de que, com a aproximação da vinda de Cristo, o mal se intensificaria - mesmo dentro da igreja (5-6). Aqueles que fossem fiéis a Cristo seriam perseguidos (como o próprio Jesus predisse: Jo 15.20). Timóteo, por sua vez, devia se firmar nas verdades das Escrituras ensinadas a ele. Nelas estão a sabedoria e o caminho para a salvação em Cristo. São inspiradas por Deus. São o sopro de vida para todos aqueles que querem andar no caminho de Deus.
Janes e Jambres (8) Na tradição judaica, os nomes dos magos do faraó (Êx 7).
V. 11 Veja At 13--14. Timóteo se lembraria bem desses acontecimentos, já que tiveram lugar perto de sua casa. Em Listra, cidade natal de Timóteo, Paulo foi apedrejado e dado por morto.
2Tm 4: Instruções finais - e algumas notícias
Paulo sabia que em breve seria morto (6). Ele podia enfrentar a morte sem medo: havia completado a corrida, mantido a fé. A coroa olímpica do vencedor, a recompensa por fidelidade no serviço, estava guardada para ele. E não somente para ele, mas para todos os que amam o Senhor e aguardam a sua vinda.
Ele tem uma última instrução para Timóteo: "Pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não" (2), aconteça o que acontecer. Virá um tempo em que as pessoas preferirão seguir seus próprios caprichos,escolhendo fábulas e lendas em detrimento da verdade.
Notícias de ordem pessoal ficaram para o fim. Os colegas missionários - Tito, Tíquico, Trófimo - estavam todos longe. Um deles estavam doente, e outro (Demas) o abandonou. Na primeira fase de seu julgamento (16), Paulo, a exemplo de Jesus, ficou sozinho. Todos os seus amigos o abandonaram, e seus inimigos saberiam se aproveitar disso. O inverno se aproximava e ele precisava de seus livros, seus pergaminhos, e sua capa. Ele só tinha a presença de Lucas e dos cristãos de Roma (21) para aquecer seu coração - e a esperança de que Timóteo e Marcos pudessem vir até ele em tempo.
Suporta as aflições/os sofrimentos (5)
Apesar de seus medos, foi exatamente isso que Timóteo fez (Veja Hb 13.23).
V. 8 Melhor interpretado no sentido de "a coroa que é a recompensa dos justos".
Livros... pergaminhos (13) Possivelmente cópias de livros do AT, cadernos de anotações, ou papéis pessoais de Paulo.
Alexandre (14) Veja 1Tm 1.20.
A boca do leão (17, ARA) Isso pode ser uma forma de expressão, como pode, também, ser uma referência aos leões da arena, a Nero, ou a Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...