COSTUMES BÍBLICOS: SOBRE O FALSO PROFETA


SOBRE O FALSO PROFETA

O que sabemos sobre o falso profeta?
(Ap 13.11)
A Sua identidade.
Quem é a segunda besta de Apocalipse 12, que também é chamada em outras ocasiões de falso profeta? (veja Ap 16.13; 19.20; 20.10). Alguns acreditam que ele será um judeu (e o anticristo será gentio), e que ele será o líder da igreja apóstata.
É completamente possível que o anticristo venha das Nações Unidas, e o falso profeta pode surgir do Conselho Mundial de Igrejas. É também completamente viável que os dois personagens estejam vivos e ativos neste mundo exatamente agora e esperando que o arrebatamento retire a barreira final, permitindo assim que eles iniciem sua obra amaldiçoada e mortal!
B. Suas atividades (Ap 13.12-15).
Já foi indicado que o anticristo tentará imitar Cristo. O falso profeta tentará imitar a obra do Espírito Santo. A segunda besta já foi considerada como a contraparte do Espírito Santo.
  1. O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade do céu (Mt 28.19), e o falso profeta é a terceira pessoa da trindade do inferno (Ap 16.13).
  2. O Espírito Santo leva os homens para a verdade (Jo 16.13), e o falso profeta seduz o homem com todo erro (Ap 13.11,14).
  3. O Espírito Santo glorifica Cristo (Jo 16.13,14), e o falso profeta glorifica o anticristo (Ap 13.12).
  4. O Espírito Santo fez fogo descer do céu no Pentecostes (At 2.3), e o falso profeta fará o mesmo na terra diante dos homens (Ap 13.13).
  5. O Espírito Santo dá vida (Rm 8.2),e o falso profeta mata (Ap 13.15).
  6. O Espírito Santo marca com um selo todos aqueles que pertencem a Deus (Ef 1.13), e o falso profeta marca aqueles que adoram a Satanás (Ap 13.16,17).
C. Sua marca (Ap 13.16-18).
Talvez, nenhuma outra passagem da Palavra de Deus tenha sido objeto de tantas especulações sérias e tolas. Citaremos dois autores famosos:
Em grego (assim como em hebraico e em latim), as letras do alfabeto servem como sinais para números. Alpha significa "um"; beta, "dois" etc. Para qualquer nome, é possível, entretanto, somar o valor numérico de cada letra e chegar a um resultado que forma o número de homem. O nome do anticristo dará o total de 666. Homens buscaram aplicar esse método com referência a todas as pessoas da história que pareceram ser o anticristo. Organizando mais ou menos as letras dos títulos dessas pessoas, chegou-se ao número 666 com o nome de Nero, Maomé, o papa, Napoleão e até Hitler, sem falar em muitos outros. Em nossas opinião, a prova de que essas interpretações ainda são prematuras é que todas são contraditórias. Estamos convencidos de que, quando o último e maior anticristo surgir, os verdadeiros crentes de todo o mundo irão reconhecê-lo. O Espírito Santo lhes dará luz suficiente para calcular unanimemente o número do seu nome (PACHE, René. The Returno of Jesus Christ.p.183,184).
Do Dr. John Walvoord:
É provável que a explicação mais simples aqui seja a melhor, a de que seis triplo seja o número do homem, com cada dígito menor que o número sete da perfeição. O seis nas Escrituras é o número do homem. Ele tinha de trabalhar por seis dias e descansar o sétimo. A imagem de Nabucodonosor tinha 60 cúbitos de altura e seis de largura. Seja qual for o significado mais profundo do número, ele implica que esse título, referindo-se à primeira besta, a obra-prima de Satanás, limita-o ao nível humano, que é muito menor que a deidade de Jesus Cristo. (The Revelation of Jesus Christ.p.210)
Independentemente do que esteja envolvido nessa marca infernal, ela aparentemente é muito importante, pois é referida seis vezes.(Veja Ap 14.9,11; 15.2; 16.2; 19.20; 20.4)
Qual é o relacionamento do anticristo com o falso profeta ?
O falso profeta imitará pessoas que tiveram um papel na história da redenção:
A. O falso profeta atuará como um João Batista infernal!
O relacionamento de João com o Cristo verdadeiro era de humildade (Jo 3.28,30), e o relacionamento do falso profeta com o falso cristo será de orgulho (Ap 13.12).
B. O falso profeta atuará como um espírito maligno infernal. (releia acima a parte "B" sobre as atividades do falso profeta).

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...