COSTUMES BÍBLICOS: JESUS É AÇOITADO


JESUS É AÇOITADO

JESUS É AÇOITADO!
Entre os romanos, a flagelação era imposta algumas vezes como castigo isolado e completo em si mesmo, e outras vezes como o prelúdio da crucificação. Os fatos demonstram que, nesse caso, a flagelação foi uma decisão que Pilatos tomou para arrancar Jesus da morte, procurando despertar a compaixão do povo.
O condenado, sem roupa na parte superior e com as mãos amarradas, era preso a uma coluna pouco elevada ou em uma coluna baixa, com as costas encurvadas, de modo que, ao serem lançados sobre elas, os golpes fossem com toda a força. Obedeciam às ordens daquele que presidia o suplício dois lictores, pelo menos, mas podiam ser quatro e até seis! Os lictores eram homens vigorosos aptos a manejar o chicote, e golpeavam com toda a força, sem compaixão, o condenado.
Os primeiros açoites rasgavam a carne, e o sangue saía das veias em borbulhas. Eram usados para a flagelação chicotes feitos de cordas ou tiras de couro, em cujos extremos colocavam-se ossos ou pedaços de ferro ou chumbo. Ainda que os golpes desferidos pegassem diretamente sobre as costas, as pontas do chicote enroscavam-se no corpo e feriam o peito e a barriga. Entre os judeus, a lei limitava o número de açoites. Mas os romanos não impunha limite algum, de modo que o condenado era entregue sem defesa à ferocidade dos lictores.
Depois do suplício, podia acontecer de as veias e as vísceras dos flagelados ficarem expostas. O próprio rosto ficava desfigurado pelos golpes. Muitos dos flagelados eram retirados quase mortos, e não demoravam a sucumbir. Em muitos casos, a morte do supliciado ocorria antes do término da flagelação. Várias leis diziam que nenhum cidadão romano podia ser submetido a esse tratamento bárbaro, reservado somente aos escravos. Mas os habitantes das províncias dominadas pelo Império Romano não estavam isentos dele. Por isso, Jesus sofreu o castigo sem a menor atenuação, como um criminoso qualquer.
Os soldados escarnecem de Jesus
Depois da flagelação, tornaram a colocar em Jesus a sua túnica, mas depois a tiraram e o vestiram com um velho manto de soldado, da cor escarlate, para simbolizar a púrpura com que se vestiam os reis.
Com ramos flexíveis, teceram uma tosca coroa e a colocaram sobre a cabeça de Jesus, como se fosse um diadema. Na Palestina, os arbustos espinhosos são abundantes e podem ter servido a esse objetivo. Em lugar do cetro, puseram na mão direita do Salvador uma cana, parecida com o junco do Chipre ou da Espanha.
Arbustos da Palestina
Depois da burlesca "cerimônia de posse", os soldados passaram a simular uma homenagem. Obrigaram Jesus a sentar-se em um tablado e ajoelhavam-se diante dele, dizendo: Salve, rei dos judeus! - uma paródia da célebre saudação a César. Depois, cuspiram-lhe no rosto, substituindo com essa grotesca injúria o beijo cerimonial. E foram ainda mais longe: alguns, arrancando-lhe a cana da mão, golpeavam com ela a cabeça do Mestre, fincando-lhe os espinhos da coroa. Outros lhe deram fortes bofetadas. Jesus suportava tudo isso com uma paciência incomparável, sem proferir uma só queixa. Consolava-se oferecendo por nós os seus horríveis sofrimentos ao Pai.

LEIA MAIS:

A AGONIA DE CRISTO

17 comentários:

  1. Os artigos que vcs trazem são muito bons . Parabéns e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças ao Eterno Wagner Arruda. Obrigado ao amado por gostar e comentar! Agradecemos sua visita! Graciosa paz e bênçãos do Eterno pra vc e os seus!

      Excluir
  2. Muito Bom Conteúdo, Nós Ensina Muito Mais.
    Parabéns Que Deus Abençoe Vocês.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas nao tem noção do presentaço que estao perdendo nao aceitando que Jesus tenha passado tudo isso por amor a nós

    ResponderExcluir
  4. Por isso graça e paz e ao nosso grande e eterno mestre jesus somente gratidao sendo nois ainda pecadores mesmo aceitando o filho d Deus ele ainda usa de misericordia para aquele q nele crer não pereça mais tenha a vida eterna

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz quanto sofrimento passou o mestre a ele e a Deus toda honrra e gloria para todo sempre amem

    ResponderExcluir
  6. Tudo por amor... inexplicável amor de Jesus 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O Cordeiro, o Homem, o Santo!

      Excluir
    2. Bom dia paz do senhor Jesus Cristo quero em primeiro lugar agradecer a Deus e agradecer a irmã por postar essa matéria tão maravilhosa e nos mostra o conto nosso amado e salvador Jesus Cristo sofreu por nós lá na cruz do calvário a qual ele fez tudo por amor para nos trazer de volta para o nosso Deus nos reconciliar com nosso Deus muito obrigado que Deus continue te abençoando em nome de Jesus

      Excluir
    3. Amém! Graças ao Eterno por Jesus cristo, Seu Filho Amado, Nosso SENHOR. Obrigado pelo comentário de bênção.

      Excluir
  7. Amem muito forte Jeus Cristo Seja Conhecido eternamente

    ResponderExcluir
  8. Deus abençoe vcs pela preciosa Msg.

    ResponderExcluir
  9. Foi bom mas cadê os verciculos q da base ao artigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você encontra em todos os 4 Evangelhos. Exceto alguns pequenos detalhes, que só são encontrados em Textos extra-bíblicos e na história dos Evangelhos Judaicos. Ok?

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Os Crentes Gentios Permanecem para sempre Distintos do Povo de Israel!

Os antigos comentaristas crentes posteriores ao Novo Testamento tendiam a ver os membros da igreja multinacional como um “novo” ou “verdadei...