COSTUMES BÍBLICOS: Introdução a DEUS


Introdução a DEUS

INTRODUÇÃO A DEUS
Por que eu preciso saber quem é o Deus da Bíblia?
A ideia mais grandiosa e mais profunda que a mente humana pode conceber refere-se à possibilidade da existência de um Deus pessoal. A importância da reação do homem a essa ideia não significa um exagero, já que isso não apenas governará a sua vida aqui na terra, mas também determinará o seu destino final. A menos que o indivíduo responda satisfatoriamente à questão do quem, ele não poderá resolver as questões relativas ao como, ao por que, ao quando e ao onde da sua própria existência.
Uma introdução a Deus Pai
O Pai é mencionado 256 vezes somente no Novo Testamento! O próprio Jesus refere-se a Ele não menos do que 17 vezes no Sermão da Montanha (Mt 5.16,45,48; 6.1,4,6[duas vezes ],8,9,14,15,18 [duas vezes],26,32; 7.11,21).
Ele continua a ser o foco de atenção nos livros do Novo Testamento, sendo encontrado três vezes em Atos, 44 vezes nos escritos de Paulo, duas vezes em Hebreus, três vezes em Tiago, quatro vezes nos escritos de Pedro, 16 vezes nas epístolas de João, uma vez no livro de Judas e cinco vezes em Apocalipse.
Alguém já viu o Pai?
Embora as Escrituras declarem que o Pai é, por Sua própria natureza, invisível aos olhos humanos (Jo 1.18; 6.46; Cl 1.15; 1Tm 1.17; Hb 11.27), Ele, no entanto, escolheu manifestar-se de forma visível em diversas ocasiões a pelo menos sete testemunhas humanas.
A. Moisés viu um pavimento de safira sob os Seus pés (Êx 24.9,10).
B. Isaías viu serafins e querubins angelicais sobrevoando o trono de Deus, cantando a Sua santidade (Is 6.1-3; cf.Ap 4.6-8).
C. Miqueias (1Rs 22.19).
D. Ezequiel viu um ser maravilhoso, de glória resplandescente, cujo trono era feito de safira azul (Ez 1.26-28).
E. Daniel referiu-se a Deus como o ancião de dias. Suas vestes eram brancas como a neve, Seu cabelo como a mais branca lã. Ele estava assentado num trono de fogo com rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava da Sua presença. Milhões de anjos sobrevoavam o trono, ministrando a Ele (Dn 7.9-12).
F. Habacuque viu raios brilhantes de luz resplandecendo de Suas mãos (Hc 3.4).
G. João viu um brilho semelhante à esmeralda ao redor do trono de Deus, de onde saíram relâmpagos e trovões. Os serafins e querubins angelicais cantavam incessantemente sobre a Sua santidade. 24 anciãos estavam assentados sore 24 tronos menores, vestidos de branco e com coroas de ouro na cabeça. Diante do trono, havia sete lâmpadas de fogo ardente e um mar de vidro que brilhava como cristal (Ap 4.2-7).
TIPOS DE DEUS PAI
Quem são alguns tipos do Pai no Antigo Testamento?
A. Abraão.
Diversas similaridades notáveis podem ser vistas entre o pai Abraão e Deus Pai.
  1. Ambos tinham um filho amado (Gn 21.3-8; Mt 3.17; 17.5).
  2. O nascimento dos filhos de ambos foi previsto muito antes de acontecer (Gn 15.4; Is 9.6,7; Mq 5.2).
  3. Os nomes dos filhos de ambos foram escolhidos antes do nascimento (Gn 17.19; Lc 1.31).
  4. As mães dos filhos de ambos foram tranquilizadas antes de dar à luz (Gn 18.14; Lc 1.37).
  5. Os filhos de ambos nasceram de forma miraculosa (Gn 21.6,7; Lc 1.34,35).
  6. Os filhos de ambos nasceram exatamente no momento apontado por Deus (Gn 21.2; Gl 4.4).
  7. Ambos tiveram filhos submissos - ou seja, filhos que estavam dispostos a ser oferecidos em sacrifício (Gn 22.6-8; Jo 10.18).
  8. Ambos ofereceram seus filhos em sacrifício, provavelmente no mesmo lugar (Gn 22.2,9; Jo 19.17).
  9. Ambos receberam seus filhos de volta com grande alegria (Gn 22.14; Sl 24.7-10). Nota: algumas pessoas acreditam que esse Salmo refira-se à volta do Senhor Jesus à glória do céu depois da Sua morte e ressurreição.
  10. Ambos fizeram preparações cuidadosas para o casamento de seus filhos (Gn 24.2-4; Mt 22.1,2).
  11. Ambos confiaram todas as coisas aos seus filhos (Gn 25.5; Fp 2.9-11).
  12. Ambos estavam diretamente ligados à nação de Israel (Gn 12.2; Rm 11.26).
Jacó
  1. Tanto o pai Jacó como Deus Pai evidentemente amavam seus filhos (Gn 37.3; Mt 3.17; 17.5).
  2. Ambos enviaram seus filhos aos seus irmãos hostis (Gn 37.13-18; Jo 1.11).
Davi
  1. Depois de estabelecer o seu trono, Davi perguntou: Há ainda alguém que ficasse da casa de Saul, para que lhe faça bem por amor de Jônatas? (2Sm 9.1).
  2. Por intermédio de Ziba, um ex-servo de Saul, Davi descobriu que Jônatas tinha um filho aleijado chamado Mefibosete, o qual vivia em Israel.
  3. Ao encontrá-lo, Davi disse: Não temas, porque decreto usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa (2Sm 9.7).
  4. Davi então ordenou que os 35 servos de Ziba servissem a Mefibosete.
  5. Por meio de tudo isso, Davi tornou-se um lindo tipo do Pai celestial.
  • O Pai celestial procura pelos pecadores pobres, perdidos e aleijados para demonstrar a estes a Sua benignidade.
  • Ele faz isso por amor de Jesus.
  • Quando o Pai os encontra, eles tornam-se agradáveis a si no Amado e são convidados a usufruir do rico banquete da Sua graça (Ef 1.6,7,18).
Oseias
Oseias era um profeta do Antigo Testamento que atuava no reino do norte [de Israel] no oitavo século a.C. Seu livro, talvez,seja o mais estranho da Bíblia, já que Deus o instrui a tomar uma mulher de prostituições. Existem diversas razões por que Deus fez isso:
  • A razão experimental: ao casar-se com uma esposa infiel, Oseias poderia, talvez como nenhum outro profeta, entender um pouco a angústia do coração do próprio Deus com relação ao reino do norte, cujo povo vivia cometendo fornicação e adultério espiritual contra Jeová. Deus, muitas vezes, compara Seu relacionamento com Israel a um casamento (veja Is 62.5; Jr 3.14; Os 2.19).
  • A razão ilustrativa: o próprio casamento de Oseias se tornaria um exemplo vivo e visível da sua mensagem para Israel.
  • A razão profética: Deus ordenaria que Oseias desse aos seus filhos nomes que descrevessem o futuro castigo e a eventual restauração de todo Israel. É possível que o ministério de Oseias tenha sido mais longo do que o de qualquer outro profeta.
Quem é um tipo do Pai no Novo Testamento?
A parábola do filho pródigo (Lc 15.20-24) não tem como objetivo ilustrar a salvação do pecador perdido, mas sim a restauração de um filho desobediente. Além disso, o principal indivíduo no relato não é o filho pródigo ou seu irmão mais velho e egoísta, mas sim o pai desses dois rapazes.
  • Ele amorosa e pacientemente aguarda o retorno do seu filho rebelde.
  • Ele corre para o filho, abraça-o e beija-o.
  • Ele põe no filho a melhor roupa da casa.
  • Ele coloca um anel no seu dedo e sandálias nos seus pés.
  • Ele ordena que um farto banquete seja preparado para celebrar o retorno do seu filho.
Portanto, podemos imediatamente atribuir as ações deste pai terreno ao Pai celestial na ocasião do arrependimento e do retorno de um dos seus filhos ou filhas lavados no sangue [do Cordeiro]!

Você vai gostar também de:

OS NOMES DE DEUS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...