COSTUMES BÍBLICOS: JESUS e a Lei


JESUS e a Lei

Jesus rejeitou a Lei?

Não.

Veja: Mt 5.17; Jo 14.10; 14.21; Rm 7.12; Gn 26.5; Ex 31.18 
Alguns cristãos acreditam equivocadamente que, no Sermão do Monte, Jesus rejeitou a lei judaica dando preferência a sua nova lei do amor. Mas as críticas de Jesus não foram dirigidas contra as leis, mas contra a maneira em que os rabinos as interpretavam. ("Vocês ouviram o que foi dito" era a frase rabínica tradicional para introduzir sua interpretação). Ele estava revelando a motivação interna por trás dos mandamentos, que os intérpretes não conseguiram detectar e valorizar.
A verdadeira intenção de Jesus
Você sabe o que Ele realmente quis dizer?
Durante o breve período em que Jesus ministrou publicamente para os judeus da Galileia, Ele disse muitas coisas que não foram fáceis de ouvir. Seus ensinamentos éticos eram difíceis de aceitar. Sua visão do Reino dos Céus era revolucionária. Mas, através de tudo isso, Sua devoção à Torá permaneceu firme. Para tranquilizar os Seus ouvintes a respeito disso, Ele proferiu um pensamento muito famoso e mal-entendido.

Jesus e a menor letra

O que é?
 

Qual foi a intenção de Jesus?

Jesus era judeu e pregava para um público judeu. Embora Ele fosse amado por muitos, alguns de Seus seguidores judeus estavam preocupados que Ele estivesse preconizando a erradicação da Torá e a criação de uma nova aliança em seu lugar. Essa nunca foi a intenção Dele. No Sermão da Montanha, Jesus assegurou aos Seus discípulos que, apesar do conteúdo revolucionário de alguns de Seus ensinamentos, Ele não tinha nenhuma intenção de "abolir a lei ou os profetas".

Nem um iota

Jesus disse que "de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra" (Mateus 5:18). O texto original em grego do Evangelho de Mateus diz "nem um iota". A letra grega iota é derivada da letra hebraica yod. Seu nome se originou na palavra hebraica yad (יד), que significa "mão", porque tem a forma de um dedo mindinho. Yod é tão pequena que os antigos escribas às vezes a deixavam de fora das palavras para economizar espaço.

Veja o estado de espírito hebraico

O público de Jesus falava hebraico e teria compreendido de imediato a Sua colocação: a yod é a menor (e aparentemente mais trivial) letra no alfabeto hebraico. Assim, "não desaparecerá da Lei a menor yod" significa "nem mesmo o menor detalhe será eliminado da Torá".

UM INSIGHT SOBRE O SACRIFÍCIO DE CRISTO E O SÁBADO:

Em relação ao Sábado e a Morte de Cristo: Se desejarmos, realmente, entender a missão e paixão de Nosso Senhor Jesus[Yeshua], vamos observar que todas as Suas atividades, tanto nas sinagogas, como no Templo, se dava exatamente nos Sábados.[observem Lc 13.10-17] Veremos com clareza à Luz do Espírito Santo, que o Senhor estava exatamente colocando o Sábado em seu devido lugar. E não, o excluindo dos Dez Mandamentos como muitos pensam. O Senhor mostra-nos que, no Sábado, devemos adorar a Deus e ajudar o próximo! Era isto que o Senhor fazia! Quanto à Sua morte, Seu sacrifício, extinguiu o sacrifício de animais, mas a Lei Moral..(os Dez Mandamentos) permanece valendo eternamente. [ainda é pecado roubar..mentir..desonrar os pais, adulterar..assassinar...] Após alguns séculos, Israel tornou, o Sábado, o centro de sua existência, a marca de sua aliança com Deus, "um memorial da obra da criação". (Lv 24.8; etc...)[leia um pouco mais O SEXTO DIA] Mas, não vamos aqui forçar ninguém, a compreender o verdadeiro objetivo e sentido do sacrifício de Cristo. Mesmo porque, acho, que a maioria, deve saber! Principalmente, líderes de comunidades, amém!? Mas, temos o dever, de auxiliar a todos na divulgação da Verdade do Altíssimo! Graciosa paz à todos!

Uma lista de "nãos"? 

Algumas pessoas também criticam os Dez Mandamentos por serem negativos. Mas eles seguem uma afirmação positiva: "Eu sou o SENHOR, o teu Deus..." Aqueles que testemunharam a libertação que Deus operou e que vivem sob a soberania de Deus, devem demonstrar isto através de um comportamento distinto. Os Dez Mandamentos, portanto, começaram como a constituição de Deus para o povo que Ele tirou do Egito. Não se tratava de coisas genéricas, mas de ordens específicas para situações específicas: adoração, trabalho, vida familiar, casamento, respeito pela vida e propriedade, justiça elementar e o âmbito pessoal da vontade. Para todas as áreas da vida humana Deus tinha um mandamento que era explícito e inevitável. Cristo não o destruiu: antes, o cumpriu e ampliou. E Ele mesmo, ordenou a Sua Igreja para guardar a Palavra de Deus. Isto, inclui, TODA Palavra. (Lc 11.28; Ap 1.3...)

Considere Mateus 5:1-48

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Uma curiosidade referente aos Dez Mandamentos:

"Você já observou com atenção os Dez Mandamentos??? Eles primeiramente referem-se a DEUS, em segundo as pessoas e terceiro as coisas. ESSA É A ORDEM!!!"

CONSIDERE ISTO:
AS PRIORIDADES JUDAICAS DE CRISTO JESUS[YESHUA] DO HEBRAICO BÍBLICO SOB A CATEGORIA: ORAÇÃO HEBRAICA(*)

Jesus disse que “o Filho do Homem é Senhor do sábado ” (Mat. 12: 1-14; Marcos 2: 23-3: 6; Lucas 6: 1-11; Deuteronômio 23:25). Mas nós entendemos mal Seu ponto inteiramente? Por favor, deixe-nos explicar.
Num sábado, um grupo de discípulos famintos caminhava por um campo da Judéia, colhendo grãos para comer (grãos de cereais são a melhor fonte de energia do mundo). Os judeus farisaicos, no entanto, interpretaram essa ação como uma forma de colheita, uma tarefa proibida no sábado.
Jesus respondeu que o próprio Rei Davi comia os pães da proposição no Templo de Deus - comida que era proibida para não sacerdotes. Ele ainda lembrou aos fariseus que, "No sábado, os sacerdotes no templo profanam (tratam algo 'santo' como 'comum') o dia e ainda assim são inocentes."
Em outras palavras, o fato de Davi comer os pães da proposição do Templo provou que as necessidades dos filhos de Deus (humanidade) são mais altas do que as ordenanças do templo de Israel. Da mesma forma, os sacerdotes que faziam coisas proibidas no sábado, mostraram que as atividades do Templo eram mais altas do que o próprio sábado.
Em outras palavras, se a ordenança do Templo está acima do sábado, e o sofrimento dos filhos do homem (humanidade) está acima da ordenança do Templo, então isso deve logicamente seguir que a necessidade humana está acima do sábado!
Ao dizer isso, “o Filho do Homem é o Senhor do sábado”, Rabi Jesus não estava anulando a proibição clara da Torá quanto à colheita no dia de sábado. Pelo contrário, Ele procurou defender a autoridade final da Palavra de Deus (Torá) argumentando que as necessidades da humanidade eram ainda mais altas do que a ordenança do templo ou o sábado!
(*Por Dr. Eli Lizorkin-Eyzenberg e Jared Seltzer/Israel Bible Center-Editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Os Crentes Gentios Permanecem para sempre Distintos do Povo de Israel!

Os antigos comentaristas crentes posteriores ao Novo Testamento tendiam a ver os membros da igreja multinacional como um “novo” ou “verdadei...