COSTUMES BÍBLICOS: A Terra prometida

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

A Terra prometida

A Terra prometida
Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei, de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem, em ti serão benditas todas as famílias da terra )Gn 12.1-3)
O livro de Gênesis explica que Deus deu início a seu plano, chamando Abraão e pedindo que ele saísse de seu país (onde hoje fica o Iraque) e fosse morar numa nova terra (a região conhecida hoje como Israel/Palestina).
Numa "aliança", Deus se comprometeu a fazer quatro coisas:
• fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação (Gn 12.2); veja também "A aliança de Deus"
• dar-lhes a terra de Canaã "em possessão perpétua" (Gn 17.8);
• estabelecer um relacionamento especial com eles, para ser o Deus deles (Gn 17.7);
• e abençoar "todos os povos do mundo" (Gn 12.2-3).

Na continuação da história, o livro de Gênesis mostra como, um a um, foram sendo vencidos os obstáculos que poderiam impedir o cumprimento da promessa.
Uma fome naquela terra, por exemplo, obrigou Abraão a buscar abrigo temporário no Egito (Gn 12.10-20). Depois, uma briga entre as famílias de Abraão e de seu sobrinho Ló quase levou à conclusão de que as duas famílias não podiam morar lado a lado na mesma região (Gn 13.1-18).
Durante muito tempo, Abraão não possuía um palmo de chão naquela terra, até comprar uma área perto de Hebrom, onde foi sepultada Sara, sua mulher (Gn 23.1-20).
Mais tarde, outra fome obrigou Jacó e sua família a descer ao Egito, onde se encontraram com José. Mas Jacó estava decidido a manter laços familiares com aquela terra. Por isso, fez com que os filhos prometessem que o enterrariam na sepultura da família, em Israel (Gn 49.29-33).
E, na última cena do livro de Gênesis, vemos José, prestes a morrer, pedindo a seus irmãos que, sob juramento, prometessem que também ele seria sepultado na terra de seus pais (Gn 50.24-26).
No restante do AT, são desenvolvidos quatro temas principais relacionados com a terra:
A terra pertence a Deus, porque - diz Deus - "a terra é minha" (Lv 25.23).
A dádiva da terra é condicional. Se o povo sempre de novo ficasse longe do padrão moral que Deus havia estabelecido, perderia o direito de morar ali e seria expulso da terra (Dt 4.27).
Se, durante um tempo de exílio, o povo, arrependido, voltasse para Deus, poderia outra vez voltar à pátria (Dt 30.1-5).
Deus apresenta a promessa de que um dia a terra seria transformada , para fazer parte de "novos céus e nova terra" (Is 65.17-25).
Quando Moisés encontra Deus na sarça ardente, o Senhor lhe diz: “Desci para livrar [meu povo] das mãos dos egípcios e para tirá-los daquela terra para uma terra boa e ampla, e uma terra fluindo com leite e mel (הלב ודבשׁ; chalav u'devash ), para o lugar dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus” (Êxodo 3:8). Muitas vezes depois disso, Deus repete que os israelitas se dirigem para uma terra que mana leite e mel (cf. Êxodo 3:17; 13:5; 33:3; Lv 20:24). Você já se perguntou por que Deus descreve a Terra de Canaã como uma terra que mana “leite e mel”? Por que não uma terra como Havilá (ver Gênesis 2:11-12), que era abundante em “ouro” (זהב; zahav ), “bdélio” (בדלח; bedolach ) e “pedras de ônix” (אבן השׁהם; até mesmo ha' shoham )? Uma das principais razões pelas quais Deus direciona o povo para uma Terra que mana leite e mel é que a forma natural como esses recursos são produzidos reflete o desejo divino de vida abundante na Terra de Deus.
Muitos leitores ficam desanimados com a violência, registrada no Livro de Josué, quando os israelitas entram em Canaã e expulsam ou eliminam os habitantes anteriores. Os (relativamente poucos) casos de destruição em massa (por exemplo, Js 8.22; 10.30-40; 11.8-11; cf. Dt 20.16) podem fazer parecer que todo o objetivo da conquista de Canaã foi para os hebreus extrairem a vida da Terra. Contudo, há um outro lado da narrativa da conquista que celebra a vida, e uma “Terra que mana leite e mel” nos dá uma pista sobre qual é o objetivo final de Deus para a existência naquela Terra: leite e mel são dois recursos que não necessitam da morte para sua produção ; vacas, ovelhas e cabras dão leite sem a necessidade de morrer, e o trabalho vital das abelhas é proliferar mel.
Não só o leite e o mel não exigem a morte, mas estes produtos só são possíveis através de uma vida abundante e saudável; isto é, os animais que produzem leite devem ser devidamente cuidados e saudáveis ​​para continuarem a produzir leite, e tanto as abelhas como as flores que polinizam devem permanecer vivas para que o mel permaneça em estoque. Na verdade, a promessa bíblica de “leite” e “mel” anda de mãos dadas com a expressão de vida continuada: “Naquele dia, um homem manterá vivos ( יחיה; y'chayeh ) e uma vaca jovem e duas ovelhas, e por causa da abundância de leite (חלב; chalav ) que eles dão, ele comerá coalhada, pois todo aquele que ficar na terra comerá coalhada e mel (דבשׁ; devash )” (Is 7:21-22). O objectivo final de Deus para a Terra, bem como para os humanos e os animais, é a vida abundante . A própria missão messiânica de Yeshua se alinha com o tema bíblico da vida, para o qual aponta a Terra que flui com leite e mel. Jesus proclama: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância!” (João 10:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...