Costumes Bíblicos: SEGUNDO PERÍODO MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS

Israel Institute of Biblical Studies

SEGUNDO PERÍODO MINISTÉRIO PÚBLICO DE JESUS

O SEGUNDO PERÍODO
Assim que começa o segundo período, vemos Jesus - que até então tinha vivido como anônimo -. atrair imediatamente para si a atenção das multidões e despertar, na Galileia, uma profunda admiração, ao pregar o advento do Reino de Deus, multiplicando os milagres, percorrendo toda a região e demonstrando que, de fato, era o verdadeiro Messias.
Procedamos, porém, com ordem e citemos os fatos principais. Assim que saiu de Nazaré - esta cidade não era o centro ideal para o ministério do Salvador -, Jesus foi residir em Cafarnaum, nas povoadas margens do lago de Tiberíades. Antes, já havia realizado seu segundo milagre em Caná, curando o filho de um oficial de Herodes Antipas.
Em seguida, o Mestre realizou o milagre da pesca milagrosa, quando chamou definitivamente quatro discípulos: Pedro, André e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João. Finalmente, os evangelhos sinópticos, por meio dos quais podemos ter uma ideia completa da atividade do Salvador, descrevem, circunstancialmente, a jornada inteira da vida de Jesus (que cura um possesso na sinagoga de Cafarnaum, a sogra de Pedro e vários outros enfermos).
Esses diversos fatos compõe a primeira fase desse período que estamos estudando. A segunda começa com uma viagem de evangelização que Jesus, com Seus discípulos, iniciou pelas povoações da Galileia. Dessa viagem, os evangelistas nos conservaram somente um breve resumo.
Conforme Seu costume, eles se contentaram em citar alguns episódios isolados, dignos de particular citação, que ocorreram naquele tempo; entre eles, a cura de um leproso e de um paralítico, introduzido pelo teto da casa para perto de Jesus, e depois a convocação do publicano Levi (ou Mateus). Sobre esses acontecimentos ocorridos no período entre a prisão do precursor do Messias e a segunda Páscoa durante a vida pública de Jesus, o evangelista João não diz nada (mas os evangelhos sinópticos descrevem com vivo colorido).

DESTAQUE NO SITE

O CASAMENTO DO CORDEIRO

Quais são os fatos acerca do casamento do Cordeiro? A. As referências das Escrituras envolvidas. a) Esse casamento é descrito ...

MAIS ACESSADOS