COSTUMES BÍBLICOS: A Lei no Novo Testamento


A Lei no Novo Testamento

A LEI NO NOVO TESTAMENTO
– A lei de Moisés foi dada aos filhos de Israel (Êx.19,3,6). Nós, cristãos gentios, não somos filhos da nação Israel. Mas devemos obedecer a Lei Moral [OS DEZ MANDAMENTOS]
– Jesus cumpriu a lei cerimonial. Tal cumprimento significa não apenas sua obediência, mas a satisfação das exigências da lei cerimonial através da obra de Cristo. 
Precisamos entender que os mandamentos da lei mosaica se dividem em vários tipos. Vamos, basicamente, dividi-los em mandamentos morais, civis e cerimoniais:
Os mandamentos morais dizem respeito ao tratamento para com o próximo: Não matarás; Não adulterarás; Não furtarás, etc. Tais ordenanças estão vinculadas à palavra amor. 
Os mandamentos civis são aqueles que regulamentavam a vida social do israelita. São regras diversas que se aplicam às relações da sociedade. Um bom exemplo é o regulamento da escravidão. 
Os mandamentos cerimoniais são aqueles que se referem estritamente às questões religiosas. São as ordenanças que descrevem os rituais judaicos. 
A classificação de um mandamento dentro desses tipos nem sempre é fácil. Algumas vezes, uma lei pode pertencer a dois desses grupos ao mesmo tempo, já que a questão religiosa está por trás de tudo. A sociedade israelita era essencialmente religiosa. O Estado e o sacerdócio nem sempre se encontravam separados. Contudo, tal proposta de classificação já serve para o nosso objetivo. 
A lei moral se resume no amor a Deus (Obedecendo Seus Mandamentos. Como todos os apóstolos o fizeram. Incluindo, Maria e todos os cristãos primitivos) e ao próximo, como é dito em Gálatas 5.14 “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Todos os princípios morais permanecem válidos no Novo Testamento. Hoje, não matamos o próximo, mas não por causa da lei de Moisés e sim por causa da lei de Cristo (Gálatas 6.2) “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” à qual os gálatas deviam obedecer. A lei de Cristo é a *lei do amor a Deus (Consiste em obedecer-Lhe em todos os Seus Mandamentos, assim como o fez Cristo, Nosso Mestre e Senhor) e ao próximo. 
As leis civis do povo de Israel não se aplicam a nós. Além dos motivos já expostos, nossas circunstâncias são bastante diferentes e temos nossas próprias leis civis para observar. O cristão deve obedecer as leis estabelecidas pelas autoridades humanas enquanto essas leis não estiverem ordenando transgressão da vontade de Deus (Rm.13.1) “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas”.
As leis cerimoniais judaicas foram abolidas por Cristo na cruz (o significado de cada uma delas se cumpriu em Cristo). Por esse motivo, mesmo os judeus que se convertem hoje ao cristianismo estão dispensados da lei cerimonial judaica. Por isso, não fazemos sacrifícios de animais, não celebramos as festas judaicas, etc. (Lembrando que o SÁBADO é um Mandamento da Lei Moral e não cerimonial. Quando o Sábado foi estabelecido, não havia nação na terra (Gn 2.2-3)[Veja AQUI uma explicação hebraica sobre o assunto do Sétimo dia].(*)
Se alguém quiser observar algum costume judaico, isso não constituirá problema, desde que a pessoa não veja nisso uma condição para a salvação e nem prometa através destas coisas tornar alguém mais espiritual. (Rm 14.-8)

  • 1 "Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. 
  • 2 Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes;
  • 3 quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu.
  • 4 Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.
  • 5 Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.
  • 6 Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come e dá graças a Deus.
  • 7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si.
  • 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor ”.
Celebrar uma festa judaica na igreja como representação simbólica do período vetero-testamentário nada tem de mais, no entanto, colocar isso como obediência de mandamento é certamente abandonar a graça de Deus e voltar a Lei.
Já há gente se vestindo de pano de saco e banhando-se de cinzas para mostrar arrependimento. Em certos ambientes, para se aproximar do púlpito é preciso que os crentes tirem os calçados, pois estariam pisando em “lugar santo”. Com isso, a obra de Cristo estará sendo colocada em segundo plano, como algo incompleto e insuficiente, como fica claro em Gálatas 5.4-6 “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. 5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor”.
Além de tudo isso, é bom que citemos as palavras de Paulo: "..não estais debaixo da lei mas debaixo da graça.[*]" (Rm.6.14). [Não podemos desprezar a Lei de Deus (Dez Mandamentos) - A Lei nos levou a Graça por meio de Cristo Jesus]

"NÃO ESTÁ SOB A LEI" EM CORÍNTIOS[*NO HEBRAICO BÍBLICO SOBRE AS CARTAS DE PAULO O APÓSTOLO JUDEU)

(*)Os ensinamentos de Paulo sobre a Lei são freqüentemente mal compreendidos. Quando ele escreve sobre “não estar sob a lei”, seu significado preciso pode mudar com base no contexto de seus ensinamentos. Em 1 Coríntios, ele escreve: “Para os judeus eu me tornei judeu, a fim de ganhar judeus; para aqueles que estão sob a lei, como sob a lei, embora não sejam eu mesmo sob a lei, para que eu possa ganhar aqueles que estão sob a lei; para os que estão sem lei, como sem lei, embora não estejam sem a lei de Deus, mas sob a lei de Cristo, para que eu possa ganhar aqueles que estão sem lei ”(9: 20-21). Interpretações tradicionais desses versículos pintam Paulo como flexível na observância da Torá: vivendo uma vida judaica entre judeus, mas vivendo como gentio. Contudo,um olhar mais atento a essa passagem mostra que ser "judeu" e "estar sob a lei" pode não necessariamente marcar estilos de vida idênticos.
Pode ser que o apóstolo fale de diferentes níveis de adesão judaica em 1 Cor 9: 20-21, e que “sob a Lei” descreva a mais rigorosa prática judaica. As várias seitas do judaísmo nos dias de Paulo (fariseus, saduceus, essênios etc.) mostram que havia mais de uma visão da observância da Torá no primeiro século EC. Em nossa passagem, Paulo fala de sua postura em relação aos outros por causa do evangelismo. Primeiro, ele afirma: “Eu me tornei escravo de todos, para ganhar mais deles” (1 Cor 9:19), e depois ilustra: “para um judeu eu me tornei judeu ... para aqueles que estão sem lei, como sem lei. ” Esta é a advertência de Paulo de servir um ao outro e acomodar a diversidade por causa do evangelho.
Nesta prática, Paulo segue seu Messias, que comeu com coletores de impostos e pecadores (Lc 7:36, Mt 9:10), mas não endossou suas ações. Depois que Paulo diz aos coríntios que ofereçam tais acomodações aos crentes em Jesus e aos não crentes , ele conclui: “Sede imitadores de mim, assim como eu também sou de Cristo” (1 Cor 11: 1). Os leitores modernos tendem a harmonizar as cartas de Paulo em um sistema coeso, mas Saulo de Tarso não era um escritor sistemático. Cada carta foi criada para ser autônoma (veja meus artigos sobre “Não estão sob a lei” em Gálatas e Romanos ). Nesta passagem em particular, "Sob a lei" indica um estilo de vida judaico particularmente rigoroso que Paulo estava disposto a acomodar tanto quanto aqueles "sem a lei". (* Este texto é parte de um artigo de estudos do Hebraico Bíblico sobre as cartas do apóstolo Paulo aos coríntios, por Dr.Pinchas Shir no Israel Bible Center - Editado aqui no Costumes Bíblicos)

Um comentário:

  1. Maravilhoso esse conteúdo, bastante enriquecedor, parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...