COSTUMES BÍBLICOS: Ageu

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

Ageu

Reconstrução do Templo

O nome Ageu significa "festivo" e talvez que o profeta nasceu durante uma das festas de Israel. À luz da mensagem do livro, o nome também aponta para o restabelecimento do ciclo de festas de Israel após a reconstrução do Templo.
Ageu, assim como Zacarias, desafiou a comunidade pós-exílica a retomar a obra de reconstrução do Templo, e ele proferiu quatro mensagens diferentes em um período de 15 semanas, de agosto a dezembro de 520 a.C., no segundo ano do reinado de Dario na Pérsia.
Primeira mensagem - repreensão (Ag 1.1-15) 
Sexto mês, primeiro dia (29 de agosto) 
Segunda mensagem - encorajamento (Ag 2.1-9) 
Sétimo mês, vigésimo primeiro dia (17 de outubro) 
Terceira mensagem - declaração (Ag 2.10-19) 
Nono mês, vigésimo quarto dia (18 de dezembro) 
Quarta mensagem - reino (Ag 2.20-23) 
Nono mês, vigésimo quarto dia (18 de dezembro) 

Quando a profecia de Ageu foi cumprida? 

O principal problema da profecia de Ageu sobre o Templo é determinar como e quando ela foi ou será cumprida. A expressão daqui a pouco, empregada em Ageu 2.6, sugere que o Senhor cumpriria a profecia de abalar as nações no futuro próximo. Contudo, Israel nunca enfrentou, no período pós-exílico, algo parecido com o que fora prometido, a menos que o tremor refira-se simplesmente à mudança de política dos persas, que apoiaram a reconstrução do Templo em vez de oporem-se a ela. Essa profecia parece ter elementos próximos a serem cumpridos no futuro imediato e elementos distantes relacionados ao cumprimento final e completo no reino escatológico de Deus. O Senhor capacitaria a comunidade pós-exílica a completar a reconstrução do Templo porque ela temia a Deus e trabalhava, além do fato de os persas terem fornecido o dinheiro necessário. No entanto, essas bênçãos apenas prenunciavam a restauração final de Israel, quando o Senhor livraria a nação por completo de seus inimigos após o cumprimento dos tempo dos gentios. 
Os três últimos livros do AT--Ageu, Zacarias e Malaquias -- nos trazem para a época depois do exílio, quando os judeus foram repatriados: a época de Esdras e Neemias.
O pequeno livro de Ageu é uma das jóias do AT. Ele nunca perde a relevância, porque a sua preocupação básica é com prioridades.
Ageu transmitiu sua "palavra do Senhor" em 520 a.C.; Zacarias, em 520-518. Quando o primeiro grupo de exilados retornou a sua terra natal sob a liderança de Zorobabel (neto do rei Joaquim) em 538, eles, cheios de entusiasmo, deram início à reconstrução do Templo que fora destruído pelos babilônios em 587. Mas oposição e apatia logo levaram à interrupção dos trabalhos (Ed 4.4-5). Dezesseis anos se haviam passado desde que o imperador persa Ciro, através de um decreto, havia permitido o retorno do povo à sua terra. Foi então que Ageu e Zacarias começaram a agitar as coisas (Ed 5.1-2). Graças e eles, o Templo foi concluído até 516.
Por que era tão importante reconstruir o Templo? Por que a honra de Deus estava em jogo. Como Joyce Baldwim explica: "As nações tinham que saber sem sombra de dúvida que o Deus de Israel não deixara de existir quando os israelitas foram removidos do seu território". O Templo e a aliança estavam interligados (veja Ez 37.26) e "enquanto o Templo estivesse em ruínas não havia sinal externo da presença do Senhor com a comunidade restaurada". O Templo no monte Sião representava os propósitos imutáveis de Deus.
Quatro vezes Ageu se dirige ao povo com uma mensagem de Deus (1.2-15; 2.1-9; 2.10-19; 2.20-23). As mensagens foram datadas precisamente (veja notas abaixo) e foram todas dadas num período de 15 semanas.
Ag 1.2-15: A vida é dura, alimentos e vestuário são escassos, os preços estão subindo. Por quê? Por que o povo não sabia estabelecer prioridades. Estavam todos envolvidos com seus próprios assuntos egoístas. Deus era negligenciado. E assim as coisas pelas quais trabalhavam sempre lhes escapavam. Pois todas as boas coisas da vida são dadas ou retidas por Deus. As palavras de Ageu tocaram a consciência da nação. Em três semanas, a obra do Templo foi concluída
Ag 2.1-9: O fabuloso Templo de Salomão fora demolido 70 anos antes. Poucos dos atuais construtores o haviam visto, mas todos ouviram falar dele. A lembrança da glória daquele Templo não desaparecera. O novo Templo parecia insignificante em comparação com o anterior. Mas era preciso ter ânimo. Aquela construção era apenas uma prévia do esplendor e da glória do fim dos tempos, da era de paz e prosperidade de que todos os profetas previram.
Ag 2.10-19: O trabalho de reconstrução do Templo fora retomado, mas isto em si não tornaria os construtores "santos" (dedicados a Deus e dignos do seu serviço). O que é contagioso é a impureza, não a santidade (Ageu afirma isto baseado na lei ritual ou cerimonial). O fato de anteriormente terem se esquecido de Deus trouxera todo tipo de consequência desagradável. Mas no dia em que colocassem em primeiro lugar o que tinha prioridade, Deus abençoaria todos os aspectos da vida.
Ag 2.20-23: Mensagem para Zorobabel. Essas promessas messiânicas foram feitas a Zorobabel o herdeiro do trono de Davi, e não a Zorobabel como indivíduo. Ele estava na linhagem que leva de Davi a cristo. (Confira o uso de "Davi" em Jr 30.9, e veja notas em Zc 4.)
1.1 29 de agosto de 520 a.C. Dario o Grande governou o Império Persa de 522-486 a.C. Judá era uma província deste império.
1.15 21 de setembro de 520 a.C., pouco mais de três semanas após o apelo de Ageu.
2.1 17 de outubro de 520 a.C.
2.10,20 18 de dezembro de 520 a.C.
2.23 Zorobabel não recebeu o título de "rei", mas aparentemente a maldição sobre o rei Joaquim, registrada em Jr 22.24-30, estava sendo retirada.

Ruínas do antigo Templo 

Ageu e Zacarias incentivaram os ex-exilados a completar a reconstrução do Templo de Jerusalém. Foi Neemias quem organizou a reconstrução dos muros da cidade. 

3 comentários:

  1. aos 17 de abril de 2021, estejam todos bem firmes e convictos de vossa emunah. que o Eterno os abençoe grandemente , se cuidem , se protejam, preparem se, e busquem as instruçoes da Torah. shalom a todos com amor fraternal e ósculo santo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...