COSTUMES BÍBLICOS: JESUS e o dinheiro


JESUS e o dinheiro

Jesus e o dinheiro
Cerca de metade das parábolas de Jesus envolvem dinheiro de alguma forma. Isto reflete a importância do dinheiro e dos negócios para os ouvintes de Jesus. A Palestina, principalmente a baixa Galiléia, era uma importante rota comercial e também um importante centro produtor de alimentos e outros bens.

Exportação e importação

A Palestina exportava verduras, grãos, óleo de oliva, junco para fazer cordas, betume e asfalto do mar Morto, e bálsamo. A Palestina era praticamente a única fornecedora de bálsamo, que era usado para remédios e especiarias. O rendimento era tão importante que Herodes construiu grandes fortificações para proteger a rota do bálsamo. Outro importante produto de exportação era o peixe salgado, que também aparecia com frequência na mesa da população local.
As importações incluíam cerveja da Babilônia e do Egito, queijo da Bitínia, cavala da Espanha, vinhos e jumentos da Lídia, púrpura de Tiro, jóias, pergaminho e papiro do Egito.



Empresas familiares

A maioria das famílias na Galiléia ainda cultivava as suas próprias terras, e fazia pessoalmente a venda da produção.Muitas famílias se especializavam em determinados negócios.
Pescar, por exemplo, era um grande negócio, de forma que mesmo uma pequena firma como a da família de João e Tiago tinha os seus empregados (Mc 1.20).
Às vezes, uma aldeia produzia um único produto que era, então, distribuído numa área maior. As vilas de Kefer Hanania e Shikhin, onde se produzia cerâmica, abasteciam toda a região da Galiléia.

Moedas

Devido à grande variedade de moedas, os cambistas tinham um papel importante a desempenhar no cenário econômico da Palestina. No caso das grandes cidades, cada uma cunhava as suas próprias moedas, e as moedas de uma cidade não tinham exatamente o mesmo valor das moedas de outra cidade .
Na Palestina, a moeda padrão era o dinheiro ou as moedas cunhadas em Tiro. No Templo de Jerusalém só eram aceitos pagamentos em moeda tíria, provavelmente porque, numa comparação com outras moedas, as de Tiro tinham um percentual maior de metal precioso.

Impostos

Todos precisavam de moedas para comprar bens que não produziam e pagar impostos. Entre os impostos estavam o imposto imperial romano, impostos para a administração local e o imposto do Templo. Além disso, havia os dízimos religiosos que se destinavam aos pobres e à sinagoga, e um "segundo" dízimo que tinha que ser pago em Jerusalém durante as festas religiosas.
Uma das moedas mais comuns era o denário de prata, que era o salário pago ao trabalhador rural por um dia de trabalho, e que trazia uma efígie ou imagem de Tibério César (veja Mt 22.19-21).
Em seus ensinamentos, Jesus tratou de fazer advertências contra os perigos do dinheiro, mas ele não se recusou a fazer uso de moedas. Ele pagou o seu imposto do Templo (Mt 17.24-27) e incentivou o pagamento de impostos para autoridades seculares (Mt 22.19-22). E, no grupo de seus seguidores, o único cargo mencionado é o de tesoureiro (Jo 12.6).

QUANTO FEZ O DÍZIMO DE ABRAÃO?(*CURIOSIDADES HEBRAICAS)

O dízimo nos dias modernos é um tópico confuso para muitas pessoas. O dízimo na era dos patriarcas é um conceito teológico ainda mais obscuro. De acordo com os estatutos da Torá, a noção de dízimo (dando uma porcentagem da produção) é mais frequentemente associada ao trabalho sacerdotal no templo (por exemplo, Núm 18:24; Ne 10:39). Mas se o dízimo era destinado aos sacerdotes e ao templo, como e por que Abraão dizimava?
Temos apenas um exemplo quando Abraão deu “um décimo” (;ר; maaser ) de sua pilhagem de guerra a Melquisedeque (Gn 14:20; cf. Hb 7: 4). Alguns usam esse exemplo para mostrar que o dízimo precedeu a aliança do Sinai, mas note que o de Abraão não era um presente para Deus , mas para um rei terrestre e "um sacerdote do Deus Altíssimo" ( כֹהֵן לְאֵל עֶלְיוֹן ; cohein le-El Elyon ). Quem quer que fosse Melquisedeque, Abraão entendeu que ele era um sacerdote - alguém que serviu a Deus. A imagem de Melquisedeque está envolta em mistério, e o Messias Yeshua é chamado de sacerdote em sua ordem.(Hb 5: 6-10; cf. Sl 110: 4), o que é uma grande honra. Por que Abraão deu a ele um "décimo"? O patriarca fundador deu ao sacerdote esse presente para honrar o governante da terra porque Abraão estava peregrinando em seu território (ver Gên. 13:18).
Mas Abraão não dizimou apenas dez por cento, como a maioria das pessoas acredita. Abraão devolveu todos os "bens de Sodoma e Gomorra" (Gn 14:11), que ele retirou dos atacantes, a Bera, o governante de Sodoma (Gn 14: 21-24). Ele mantinha apenas as porções de seus aliados e o que seus soldados consumiam (Gn 14:24). Usar esta história para ensinar o dízimo nas igrejas é problemático, porque Abraão não apenas dizimou, ele realmente deu 100% dos bens e não ficou com nada . Este é um exemplo de dar “um décimo” (; ר ; maaser ) antes do Sinai. Mas essa interação entre Abraão e Melquisedeque não deve ser usada para apoiar a idéia de dízimo de 10%, como se essa porcentagem fosse um mandato bíblico. Dar é bíblico, mas o dízimo no Israel antigo foi muito além de 10%. (*Este texto é parte de um artigo publicado no Israel Bible Center por Dr. Pinchas Shir)

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE:
O QUE SIGNIFICA FAZER UM VOTO A DEUS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...