COSTUMES BÍBLICOS: O Segredo do Livro de Ester


O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos nossos dias. Para decifrar esse enigma, é necessário antes de tudo conhecer a história do Livro de Ester.
É vital perceber que esse é o único livro da Bíblia onde não aparece o nome de Deus! Mas esse nome sim consta, porém de forma oculta. Ester se comunica com Deus e faz um pedido. Algo que irá acontecer 2500 anos após sua morte. Ela sabe de um fato que ocorrerá no Final dos Tempos e implora que Deus tenha piedade. Você irá conhecer nesse estudo, o maior segredo da história bíblica!!!!
Há uma profecia escondida na Bíblia e ela se cumpriu há poucos anos atrás e é uma profecia de 2.500 anos e está exatamente num dos livros pouco estudado; o Livro de Ester.

A História do Livro de Ester

O Livro de Ester começa contando sobre o rei Assuero (Achashverosh, em hebraico), o reinado da Persa. Ele era o maior rei daquela época. Ele foi a pessoa que herdou o reinado da Babilônia de Nabucodonosor. (Ester 1.1) O rei Assuero, no terceiro ano de reinado, faz um grande banquete de 180 dias (Ester 1.4), e nesse banquete, ele pede pra sua esposa, a rainha Vasti, vir pro banquete dos homens, os banquetes eram separados, mas ela tinha que vir, nua!E ela se recusou! O rei, nesse momento, manda matar a sua esposa. [esse relato não se encontra nos textos bíblicos. Só no Talmud] Depois, passada a ira e embriaguez do vinho, ele se arrepende do que faz. E agora ele vai buscar uma nova esposa, uma nova rainha. Eles, então, convocam, de todas as províncias do seu reinado, que eram 127, que lhe trouxesse as moças virgens mais belas e ele se apaixona por Ester (leia mais sobre Ester, AQUI). Como já sabemos, Ester foi instruída por seu tio Mordecai a não revelar sua origem, (Ester 2.10)
Assuero nomeia como seu ministro mais importante, Hamã.
Hamã era descendente de Agague, o amalequita, (Ester 3.1) Ele pertencia ao povo de Amaleque! Aquele povo que Deus fala que há que apagar a memória deles da face de toda Terra! (leia sobre Amaleque, AQUI) Hamã odeia tanto o povo judeu, um ódio sem razão, como um amalequita. Ele convence o rei a fazer um decreto que será permitido matar todos os judeus do reinado de Assuero, que na prática, era todos os judeus do mundo. E o rei Achashverosh, aceita.(Ester 3.7)
Nesse momento, Ester entende o que aconteceu. Que não foi sem propósito que ela se tornou rainha. A única que tem força, naquele momento, de revogar o decreto de morte de seu próprio povo. Ela convoca um jejum, leia em Ester 4.3 o relato.
Depois do término do jejum ( de 3 dias), ela vai à presença do rei Assuero. Como já sabemos, ela temia por sua vida, pois fazia mais de 1 mês que o rei tinha solicitado a presença dela e por não ter certeza se seria aceita por ele. Ela o convidou e Hamã também para um banquete. E nesse banquete ela revela o que está por trás do decreto e o desenrolar de tudo, já sabemos. Hamã implora por sua vida à rainha Ester e quando o rei Assuero volta do jardim ele vê a Hamã na cama da rainha!! O rei enfurecido manda matar Hamã e um dos conselheiros do rei, avisa-o que Hamã tinha construído uma força na sua casa de 25 metros para matar a Mordecai. Como também já sabemos, o rei manda enforcar Hamã na forca que ele tinha feito. E não somente Hamã, mas, seus 10 filhos com ele. 

O estranho pedido de Ester

E assim a rainha fez mais um pedido.
Quando o rei Assuero lhe perguntou se havia mais algo que ela desejava, leia em Ester 9.13, ela disse: "AMANHA" sejam mortos, enforcados,  os dez filhos de Hamã. E o rei aceita isso. E é aqui que vemos algo estranho; difícil de entender. Os filhos de Hamã já tinham sido mortos pelas forças reais, pelo exército do rei. Então, porque Ester está pedindo "AMANHA" para que eles sejam enforcados? Existe aqui uma profecia escondida. É algo impressionante! Qual é a profecia:

Etimologia de Ester

O livro de Ester é o único livro da Bíblia onde o nome de Deus não aparece. Ele está oculto. Como ele está oculto? 
O nome Ester no Hebraico Bíblico significa "Oculto". Então podemos ler como nome de Ester, o livro de Ester, podemos entender também é o Livro do Oculto. Onde a verdadeira história está oculta.
Onde está oculto o nome de Deus, no livro de Ester?
Quando está escrito "o rei Assuero" é claro que se está falando, do rei Assuero. Mas os sábios rabinos, ensinam que, quando está escrito somente "o Rei", é Deus.
Ester falou com "o Rei" pra matar "Amanha", os dez filhos de Hamã enforcados. Exatamente dessa forma Ester pediu pro "Rei". Fascinante não?

Escritos de Rolos por Escribas

Saiba que o Livro de Ester é escrito em Pergaminhos por um escriba com pena, com aquela tinta especial como um rolo da Bíblia. O rolo da Bíblia tem o tamanho das fontes que o escriba escreve.
Há uma tradição que diz que existem letras que são escritas maiores do que as outras normais, e algumas outras letras que estão escritas menores. Por exemplo a palavra Bereshit (בְּרֵאשִׁית), a primeira palavra da Bíblia, "No Começo Deus criou os Céus e a Terra..." em hebraico se chama Bereshit. Esse Bet "בְּ" ele está grande. Ou, por exemplo, no famoso versículo "Shemá Israel"- "שמע ישראל" - "Ouça Israel" o Ain "ע" da palavra "שמע" está grande. Veja abaixo:
[Shemá Yisrael Ado-nai Elohênu Ado-nai Echad - Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é Um. (Dt 6.4) E a palavra "אֶחָד" que "Deus é Um", a letra Dalet, conforme imagem acima, ela está grande. Forma a palavra "עד" "Testemunha"- Há uma testemunha que há um só Deus.
Também tem letras pequenas. Por exemplo, na primeira palavra do Levíticos, "em hebraico: וַיִּקְרָא, "Vaicrá" - "Chamado por Deus"), veja abaixo, o Alef de Vaicrá - וַיִּקְרָא, está pequenininho.
Em todos os rolos de Torá, todos os rolos de Bíblia escritos por escribas, têm todas essas letras, que estão maiores ou menores. A maior parte está na mesma fonte, no mesmo tamanho.

Código do Livro de Ester

No livro de Ester nós também temos letras pequenas e grandes. Todas elas se encontram nos nomes dos filhos de Hamã. Veja abaixo:
Parsandata (פרשנדתא) primeiro filho
Dalfom ou Dalfão (דלפון) o segundo
Aspata (אספתא) terceiro filho
Porata (פורתא) o quarto filho
Adali (אדליא) o quinto
Aridata (ארידתא) o sexto
Parmasta (פרמשתא) o sétimo
Arisai (אריסי) o oitavo
Aridai (ארידי) o nono
Vaizata (ויזתא) o décimo
O nome do primeiro filho "PARSHANDATHA", observe a imagem ao lado, o Taf, "ת" circulado, foi escrito em tamanho pequeno e tem o valor numérico a 400.
Outro filho de Hamã chamado "PARMASHTA"  o Shin "ש", circulado, também escrito em tamanho pequeno e tem valor numérico de 300.
E no final, o nome do décimo filho, "VAIZATA", a gente tem um Vav "ו" que está grande e vale 6, e também um Zain "ז" que está pequeno e que vale 7.
Em resumo, temos,  um Taf, um Shin, e um Zain que estão pequenos e um Vav que está grande.
ו ת ש ז
O que significa essas letras pequenas e uma letra grande?

Calendário Judaico

Você sabe que no judaísmo, quando os judeus falam em qual ano estão, são utilizadas as letras, logo, eles estão no ano de Taf, Shim, Pe e Bet que significa no valor numérico 782, mas na verdade, eles estão em 5782, o que significa o sexto milênio, e dentro do sexto milênio,  estão no ano de 782. 
Um estudioso pesquisador judeu, percebeu que, como a letra Vav, que vale 6, a tratou como milênio porque ela é a única letra que está grande, e se vale 6, então, é o sexto milênio, é o ano de 5.000 e pegou Taf, Shin e Zain dá 707 então 5707. [nossa! complexo, não? Mas vamos avante. Com persistência conseguiremos entender!;)] Continuando; Fazendo a correspondência de 5707 com o calendário gregoriano, sai o ano de 1946. Veja mais do Calendário judaico, AQUI e AQUI.

O julgamento de Nuremberg

Esse ano de 1946, aconteceu o julgamento de Nuremberg. Foi um julgamento que as Nações Unidas fizeram depois da segunda guerra mundial, contra os soldados, generais, líderes alemãs que fizeram o holocausto. Foram julgados em Nuremberg os 23 maiores criminosos de guerra que foram aprisionados naquela época. Alguns se suicidaram antes, alguns fugiram, como é a história Adolf Eichmann; mas foram aprisionados 23. Desses 23, 11 foram condenados à morte. A gente está no ano de 1946 que é exatamente o ano que a gente ver no Livro de Ester, nas letras pequenas e na letra grande, explicado acima. Ester pede pro Rei, que nesse episódio, relatado no Talmud, se trata de Deus; para enforcar AMANHÃ; a gente sabe que amanhã pode ser daqui à 24 horas; mas amanhã significa também NO FUTURO: "Como será o amanhã?"  Mas a gente já percebeu que aqui, a rainha Ester está falando do futuro. Ela pede pro Rei, que amanhã, enforquem os 10 filhos de Hamã que queriam destruir o povo judeu. Vemos que, 11 principais criminosos de guerra foram condenados à morte por forca! Exatamente como Ester pede ao Rei. 
Na véspera do julgamento, um deles tinha um veneno no dente, e ele se suicida e sobra somente 10!
Uma curiosidade da transmissão da Torah Oral: Hamã também tinha uma filha e ela também comente suicídio. Quando ela vê que todos os planos de seu pai de matar os judeus, estão dando errado, ela se joga do castelo onde ela vivia com seu pai, mãe e irmãos, e se mata. Na somatória, Hamã tinha 11 filhos; um comete suicídio. Em Nuremberg, 11, são os principais criminosos de guerra, 1 comete suicídio, 10 ficam.

Festa de Purim de 1946

Veja agora algo que é simplesmente divino:
Na hora da morte desses criminosos de guerra, um deles chamado Julius Streicher, pesquise nos jornais da época, ele é levado ao cadafalso para ser enforcadoe lá perguntam: "qual seu nome?" ele responde: "vocês sabem muito bem qual é meu nome"  e falam: "responda o seu nome !" então ele fala: Julius Streicher. Nesse momento, ele faz uma saudação daquela Alemanha que a gente conhece; e as suas últimas palavras, etá no jornal da época. Ele fala: "Esta é a Festa de Purim do ano de 1946" e assim ele morre. Ninguém entendeu nada. Porque não estava na Festa de Purim. Na verdade, foi em outubro o que aconteceu, e estava no meio da Festa dos Tabernáculos-a Festa das Cabanas. Que a Bíblia fala e não tem nada a ver com a Festa de Purim. A Festa de Purim, usualmente, cai no mês de março no calendário gregoriano. E então porque ele fala isso? 
Nesse momento, os sábios judeus fazem uma conta de porque esse homem falou isso? E eles veem que Ester a 2.500 anos atrás, ela pede para o Rei, para Deus, que exatamente 10 descendentes de Hamã, sejam enforcados! Não se tinha entendido no Livro de Ester, porque ela pede pro rei Assuero para enforcar os filhos de Hamã, que já estão mortos!! Mas, se lermos com atenção a Bíblia, ela está pedindo para AMANHÃ que eles sejam enforcados. Não hoje. Se ela quisesse os filhos de Hamã original, que enforque eles hoje mesmo! Mas, ela está pedindo, AMANHÃ, no FUTURO, 10 filhos, e ela fala até a forma da morte! E seria coincidência que acontece exatamente o número que ela pede, a forma da morte que eles têm que morrer e o próprio Livro de Ester, aparece o ano mas de uma forma profética. Com essas letras pequenas e essa letra grande que formam exatamente o ano de 1946 [5707]. Nessa época, as pessoas que eram condenadas à morte, não era mais forca. Forca era uma coisa muito antiga. As pessoas usavam cadeira elétrica ou injeção com veneno. Esse tipo de morte. Por isso, veio o pedido que não seja forca. E as pessoas pensaram em adiar o julgamento. Mas não foi adiado o julgamento que teria caído depois da data que a rainha Ester pediu ao Rei; e seria de outra forma que não foi o que ela pediu.
Ester viveu a 2.500 anos atrás e a sua profecia acontece exatamente como ela fala. E um dos maiores criminosos de guerra, faz questão que toda a humanidade saiba que esta é a Festa de Purim de 1946. A Festa que os judeus recordam o Livro de Ester.
(Fonte da informação: Vídeo-aula do Rabino Rony-Academia de Moisés-Montagem do texto: Por Costumes Bíblicos)
 

3 comentários:

  1. O Rabino Dor Leor disse que filhos de Haman se tornaram rabinos posteriormente e que está no Talmud. Fiquei com essa dúvida agora.

    ResponderExcluir
  2. Não deixa de ser curioso a informação do rabino. Mas as Escrituras é bem clara, sim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Escritos afirmam categoricamente que todos os filhos de Hamam foram enforcados. Todos os dez nome por nome é relatado. Até mesmo na profecia oculta de Ester conforme texto acima. A menos que o rabino tenha encontrado algum descendente. O que é realmente duvidoso. Tambem não creio muito em, que, se restou algum filho, tenha se tornado rabinos, pois eram inimigos horrendo dos judeus!

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...