Costumes Bíblicos: ANJOS DE DESTRUIÇÃO-Será que há algum desses em sua VIDA?! DESCUBRA





ANJOS DE DESTRUIÇÃO-Será que há algum desses em sua VIDA?! DESCUBRA

ANJOS são criaturas criadas por Deus para realizar determinadas missões. A Bíblia inclusive cita o nome de alguns ANJOS, como Gabriel e Michael. A maioria de nós, conhece os anjos bons. Mas Deus criou também ANJOS DE DESTRUIÇÃO, com suas missões específicas. É importante ressaltar que eles não são independentes ou rebelados. São emissários de Deus, como os anjos bons. O que são exatamente os ANJOS DE DESTRUIÇÃO? Existem exemplos na Bíblia sobre eles? Quais são as suas missões?

FONTES BÍBLICAS (JUDAÍSMO)

Você já viu na Bíblia sobre anjos criados por Deus, que são Anjos de Destruição? Quais as suas missões e como eles são criados?
Veja alguns exemplo na Bíblia:
No Livro do Deuteronômio, o último Livro do Pentateuco; já pro final dele, aparece uma profecia divina que fala se o povo de Israel sair do caminho que Deus lhe está ordenando, irão vir determinadas pragas. Dentre essas pragas, está escrito assim:
Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo e de peste amarga: e entre eles enviarei dentes de feras, com ardente peçonha de serpentes do pó. (Dt 32:24)
Pessoas que vão está magras de tanta fome. Aqui está um grande segredo.
Na foto: [מְזֵ֥י-mə·zê רָעָ֛ב-rā·‘āḇ : Exaustos-Famintos]
Na tradução em português está assim: Exaustos serão de fome, comidos de carbúnculo e de peste amarga.. foi traduzido רָעָ֛ב-rā·‘āḇ "fome" que está correto, mas, "comidos de carbúnculos e de peste amarga" foi traduzido como enfermidades. Veja:
Texto Original Hebraico: 
מְזֵ֥י רָעָ֛ב וּלְחֻ֥מֵי רֶ֖שֶׁף וְקֶ֣טֶב מְרִירִ֑י וְשֶׁן־ בְּהֵמוֹת֙ אֲשַׁלַּח־ בָּ֔ם עִם־ חֲמַ֖ת זֹחֲלֵ֥י עָפָֽר׃
Então: וּלְחֻ֥מֵי-ū·lə·ḥu·mê רֶ֖שֶׁף-re·šep̄; Pessoa que vão está magras de tanta fome.
Preste atenção nas palavras hebraicas  "וְקֶ֣טֶב מְרִירִ֑י" רֶ֖שֶׁף"
São traduzidas como enfermidades. Como mencionei acima, (comidos de carbúnculos e de peste amarga) essa tradução não está correta. Por que esses são nomes de anjos que estarão lutando contra a pessoa que está fazendo o mau. A palavra לְחֻ֥מֵי-ū·lə·ḥu·mê significa quem está batalhando contra essas pessoas que estão com fome por causa dos seus pecados. E aqui temos explicitamente nomes de anjos de destruição. Como podemos ver no livro de Jó, essa mesma expressão. Em Jó 5.7 está escrito (texto original hebraico: כִּֽי־ אָ֭דָם לְעָמָ֣ל יוּלָּ֑ד וּבְנֵי־ רֶ֝֗שֶׁף יַגְבִּ֥יהוּ עֽוּף:
Mas o homem nasce para o trabalho e a segunda parte do versículo fala que: os filhos Reshef voarão-tradução correta.
Mas o homem nasce para o trabalho, como as faíscas das brasas se levantam para voar. - tradução errada.
A tradução em português, não traduz como espécies de doenças. Até porque, não faria o menor sentido. Porque se está falando "filhos de reshef" - tradução correta.
Fica claro que, o que estamos tratando aqui no livro de Jó é a comparação que existe entre o ser humano que necessita de se esforçar para se sustentar, essa é parte da missão dele (humano) nesse mundo. Enquanto existem anjos, nesse caso, anjos de destruição, eles tem uma existência completamente isolada, diferente. Essa ideia que eles estão voando; que eles não estão nesses mundos inferiores passando por esses mesmos problemas. Estamos vendo aqui, a primeira alusão, clara, explicita, pra quem conhece o Hebraico Bíblico, de anjos de destruição.

A JUMENTA DE BALAÃO

Um caso mais famoso, é sobre o jumento de Bilah (Balaão).
A Bíblia conta pra gente algo fantástico que acontece; Balaão odiava o povo de Israel e ele foi contratado para amaldiçoá-los. Ele pergunta para Deus se ele pode fazer isso. No começo, Deus diz pra ele não fazer.
Mas ele insiste e Deus deu o livre arbítrio para ele. Então ele segue caminho contra o povo.
Ele monta na sua  jumenta e quando ele está no caminho, a jumenta vê o anjo se assusta e não se mexe mais. Então Balão bate na jumenta.
E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o Anjo do Senhor pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus moços com ele. (Nm 22.22)
E mais uma vez..
Viu, pois, a jumenta o Anjo do Senhor que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho e foi-se pelo campo; então, Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho. (Nm 22:23)
E de novo..
Vendo, pois, a jumenta o Anjo do Senhor , apertou-se contra a parede e apertou contra a parede o pé de Balaão; pelo que tornou a espancá-la. (Nm 22:25) A jumenta estava com muito medo. Se fosse um anjo bom, será que ela estaria com tanto medo assim?!
E chegou o momento em que não tinha pra onde correr..
Então, o Anjo do Senhor passou mais adiante e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
E, vendo a jumenta o Anjo do Senhor , deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. (Nm 22:26,27)
E Balaão continua espancando o seu animal e nesse momento, Deus faz um milagre. ELE (Deus), faz a jumenta falar. "Por que você está me batendo?"... Nesse momento, é revelado para Balaão o Anjo que a jumenta estava vendo. 
O Anjo diz para Balaão: Você está querendo fazer algo errado e o seu animal foi capaz de me ver e você, não. Balaão, nesse momento, pergunta se deve voltar, mas o anjo falou que, não. Você seguirá, mas você verá o que vai acontecer com você.
Então vemos aqui, a presença de um anjo que deixa a jumenta assustada, a ponto de ela ficar paralisada.
Deus abriu os olhos do animal de uma forma milagrosa, pra que ele pudesse ver esse anjo, o que Balaão não conseguiu. Mas isso fez ele (animal) ficar assustado e com medo. E aqui estamos vendo e aprendendo umas das características de anjos de destruição.

O Maior Anjo de Destruição

Qual o maior anjo de destruição?
Vemos isso também no Livro de Jó. No capítulo 1 está descrito:
E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor , veio também Satanás (SATAN no Hebraico) entre eles. (Jó 1:6) - "filhos de Deus", são, na verdade, categorias de anjos. E o Satan veio junto com esses anjos.
O Satan veio com uma missão. O que ele vai fazer? Veja:
E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, e reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal. (Jó 1:8)
Então Satan fala pra Deus dizendo que "Deus você está dizendo que Jó é uma pessoa temente a Deus, extremamente pura..deixa eu testá-lo. Deixa eu fazer provas sobre ele e vamos ver se ele vai continuar fiel a você".
No Hebraico Bíblico, a palavra "Satan" (הַשָּׂטָ֖ן - haś·śā·ṭān) significa adversário, alguém que se opõe - também tem a ver com a palavra lê-satan que significa tentar fazer desviar do caminho. O Satan, que é um dos anjos de destruição, ele vem com uma missão que Deus dá pra ele. Por que o Satan e todos os anjos de destruição, são criaturas que Deus criou no sexto dia. Por que no sexto dia? Isso tem a ver com a missão deles. No sexto dia quem também foi criado; Adão e Evah (o ser humano - no Hebraico Bíblico: ADAM) O ser humano que é a parte mais importante da criação, é quem pode realmente louvar a Deus, se aproximar dEle, cumprir os preceitos e é dotado de livre arbítrio. Ele é criado à Semelhança Divina. Então, ele (o humano) vai ter testes, provas. Muitas vezes quem vai fazer essas provas são anjos que estão esperando a pessoa pecar.
Aqui estamos aprendendo e entendendo que, um desses anjos, no caso de Jó, explícito na Bíblia, foi o Satan. Ele tem o objetivo de retirar Jó do caminho. Veja que essa mesma expressão aparece com a jumenta de Balaão. Em Hebraico Bíblico, aparece que o anjo veio "desviá-lo" do caminho. "SATANÁS" "DESVIO". Provavelmente o anjo que foi enviado por Deus no episódio de Balaão, também foi o Satan. Interessante a gente ver, diferente do que nós vimos em Deuteronômio [acima].

O que São os Anjos de Destruição e quais são esses anjos-Duas categoria de Anjos de Destruição

Existem dois tipos de anjos de destruição.
Existem aqueles anjos que são criados diretamente por Deus; E por incrível que pareça, existem anjos de destruição criados pelo ser humano!
Anjos criados por humanos:
Quando a humanidade, um grupo de pessoas está pecando, e Deus resolve alguma coisa com essas pessoas, por exemplo, na geração do dilúvio,Deus designou um anjo que vai ser o Seu emissário para trazer o dilúvio pro planeta terra. Vai ter um anjo que vai ser responsável pela destruição de Sodoma.
Deus utiliza nesse mundo, emissários. Às vezes os emissários são espirituais como anjos, para fazerem coisas, que para gente, são positivas ou de destruição. E às vezes, Ele utiliza seres humanos. Por exemplo, Moisés e Arão foram aqueles que a mando de Deus, fizeram as pragas do Egito. Então, eles eram simplesmente emissários da vontade Divina. A diferença entre os emissários como Moisés e Arão e os anjos, é que os anjos não têm vontade própria. Eles vão fazer a obra que Deus designou pra eles. Às vezes coisas muito positivas como nós vemos no livro de Daniel o anjo Miguel, e às vezes coisas negativas.
Existe outra categoria de anjos. Quando nós falamos desses anjos de destruição, na mesma medida, também existem anjos que o ser humano faz, que são bons anjos. Está escrito no Zohar, que preceito, cada boa ação que cada um de nós faz, cada vez que estudamos a Bíblia e buscamos nos aproximar de Deus, nós criamos anjos a cada vez que a gente faz um preceito. São anjos positivos que, segundo judaísmo, na hora do julgamento da nossa alma, estarão nos defendendo. Por outro lado, quando a pessoa comete pecados, ela cria anjos de destruição e com relação a esses anjos, existem vários tipos de anjos baseado em vários tipos de pecados.
Esses anjos tem dois aspectos diferente que é importante você entender. Existem anjos como nós vimos em Jó; que eles virão até o ser humano de uma forma que não se pode ver nem ouvir. É algo que o ser humano vai sentir na alma. E existe depois do ato de pecado, e a pessoa não estava obrigada a pecar. A missão da pessoa era vencer esse anjo que está tentando destruí-lo, fazê-lo pecar; mas se a pessoa acaba pecando, acaba cometendo a transgressão, então ele cria anjos que estão ligados a esse anjo que foi mandado pra ele, pra tentar seduzi-lo ao pecado.
Existem vários tipos de pecados. E pra cada tipo de pecado, o Zohar traz o nome do anjo responsável por tentar fazer o ser humano pecar.
ANJO DE DESTRUIÇÃO PATOT:
Patot em Hebraico Bíblico, significa Sedução. Aqui, esse tipo de anjo, vai tentar fazer o ser humano cometer adultério e prostituição. Seja ele mesmo se prostituir, ou fazer, o que a Bíblia chama, de relações que são chamadas de prostituição, de acordo com a Bíblia, não é só com o dinheiro. São as relações que são chamadas de ilícitas. Relações que estão, por exemplo, fora do casamento, relações intra familiares e assim por diante. Esse anjo vem até o ser humano e ele tenta seduzi-lo. Se o ser humano peca, ele cria anjos de destruição que vão acompanhá-lo na sua morte, que são, na verdade, designado por esse anjo Patot, no seu julgamento (ser humano) eles vão aparecer e vão falar: "sim! essa pessoa pecou!" E de acordo com o Zohar, ainda mais, eles acompanham a pessoa nesse mundo, as vezes aparecem nos seus sonhos com o objetivo de assustá-lo de acordo com o pecado que eles fizeram.
ANJO DE DESTRUIÇÃO SAFSERITA
Esse anjo, ele tem uma característica simplesmente assustadora!
Quando uma pessoa fica com muita raiva e, por exemplo, ela joga objetos, quebra coisas na sua casa por causa dessa raiva, espiritualmente, esse anjo que tentou seduzir a pessoa a ficar com raiva, se comportar de uma forma irracional, odiosa; ele (anjo) pega os objetos que o humano quebrou na sua raiva, espiritualmente a gente está falando, e ele fala: "Deus, foi isso o que essa pessoa que acabou de pecar, ofereceu pro meu santuário", ou seja, quase uma forma de idolatria que a pessoa não sabe o que ela está fazendo; mas quando a pessoa está com muita raiva, ela esquece que existe Deus e é como ele estivesse trabalhando pro anjo de destruição Safserita. A pessoa tem o livre arbítrio de vencer isso, na verdade, essa é nossa obrigação.
ANJO DE DESTRUIÇÃO ASTÍRIA
Esse anjo está ligado a pecados sexuais. Ele recolhe toda semente [sêmen masculinos e ou femininos] em vão que foi retirada por uma pessoa, porque ela fez isso de propósito porque ela esteve ligada a temas de pornografia e assim por diante.. e mais uma vez, ele (anjo) leva até Deus e diz: "aqui, você deu a força do amor, a força da vida e veja como essa pessoa destruiu o seu mundo.
ANJO DE DESTRUIÇÃO NEGAA TZARAAT
Esse anjo é ligado aos pecados da fala. Especialmente à maledicência; que é falar mal de outra pessoa mesmo quando é verdade. Esse anjo, o nome dele, aparece na Bíblia. É o nome da enfermidade da pessoa que cometia maledicência. Em Hebraico Negaa Tzaraat que seria a enfermidade da tzaraat que erroneamente as pessoas trazem como lepra. É uma doença espiritual que se chama tzaraat.
ANJO DE DESTRUIÇÃO EIVA
Eiva significa ÓDIO. É um ódio com ciúmes. Ele é o anjo que vem trazer pra pessoa, a inveja e a vontade de brigar com outras pessoas. Ao invés de resolver conflitos, problemas, questões ideológicas de uma forma educada e com calma; esse anjo é responsável por trazer briga, discussões, divergências entre as pessoas que são resolvidas de uma forma horrível. Você está percebendo que o nome do anjo está associado ao pecado que ele está ligado. Não se esqueça, a pessoa, quando ela peca, porque esse anjo veio testá-la, então ela acaba criando, é como se fossem filhos desse anjo de destruição da mesma categoria desse anjo.
A pessoa tem que parar e pensar, raciocinar e tomar cuidado antes de cometer qualquer pecado.
ANJO DE DESTRUIÇÃO SHODED
Shoded em Hebraico, significa "O LADRÃO". Então esse é o anjo que vai tentar fazer as pessoas enganarem as outras em causas monetárias, ou cometerem realmente, roubo. Mas também atos de violência ligados a assaltos, por exemplo, assassinatos. Então Shoded é o que põe na cabeça do ser humano, a ideia de que vale a pena roubar, vale a pena bater em outra pessoa, vale a pena cometer algum tipo de violência contra ela.
Vocês estão percebendo que esses pecados, são pecados que destrói a própria pessoa que está cometendo eles.
ANJO DE DESTRUIÇÃO SEM NOME
Existe um anjo de destruição que o nome dele não é tão revelado que leva as pessoas aos vícios. Especialmente, ao vício da bebida. De acordo com o Zorah, quando Noé sai da Arca, ele é confrontado, espiritualmente por esse anjo que fala: "você passou por algo tão difícil. Chegou a hora de você poder beber, 'afogar' suas mágoas"... e é isso que Noé faz. A gente vê isso também com Lot (Ló, sobrinho de Abraão) quando as filhas oferecem a ele bebida. É claro, que depois de ver todas as cidades de Sodoma e Gomorra destruídas, ele tinha que está em luto! Mas ele fica completamente bêbado e acaba pecando ainda mais por causa da bebedeira que ele fez.
Então falamos aqui sobre os anjos de destruição. Alguns anjos criados por Deus, outros criados pelo próprio ser humano. Precisamos lembrar que tudo isso é parte de uma criação Divina, que tem um objetivo específico. Só pra lembrar, explicamos acima, que esses anjos foram criados no sexto dia da Criação junto com o ser humano. O ser humano que tem livre arbítrio e pode ser mais forte do que todos esses anjos.
Como Deus falou para Caim: "Você pode dominar o seu mal extinto, essas seduções espirituais que vem até você" (Gn 4.7)...uma pena é que ele não escutou. Mas...que cada um de nós escute e possa vencer os ANJOS DE DESTRUIÇÃO.
(Fonte da informação: Aula do Hebraico Bíblico por Rabino Rony-Montagem do texto e frases em letras hebraicas, bem como, transliteração, pesquisadas e inseridas por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

DESTAQUE NO SITE

MULHERES DE FÉ - Apresentação

"Do lado de fora, as mulheres da Bíblia  parecem desempenhar apenas um papel de apoio  em um drama dominado pelos homens." Mulher...