COSTUMES BÍBLICOS: A APARIÇÃO DO ANJO E O SUOR DE SANGUE


A APARIÇÃO DO ANJO E O SUOR DE SANGUE

A APARIÇÃO DO ANJO E O SUOR DE SANGUE
Lucas é o único evangelista que se refere a dois episódios extraordinários, um de ordem sobrenatural, e outro de ordem natural, que parecem ter sido a conclusão da agonia do Getsêmani: a aparição do anjo, que foi consolar Jesus, e o suor de sangue, indício extremo da violência do combate. Lemos: E apareceu-Lhe um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão (Lc 22.43,44).
A aparição do anjo foi um fato externo que os três apóstolos mais próximos do Salvador puderam comprovar por si mesmos. A expressão usada pelo evangelista - apareceu-Lhe (no original grego, foi visto) - indica que foi uma visão direta. Os anjos, de certo modo, haviam proclamado a presença de Cristo na terra. Anunciaram o seu nascimento aos pastores, assistiram-no depois da tentação, e logo seriam testemunhas de Sua ressurreição e ascensão. Não era natural que os encontrássemos ao lado de Jesus na hora de Sua terrível agonia, para confortá-Lo e encorajá-Lo?
A segunda informação, muito própria de um médico, causa impressão maior. Sob o domínio do medo e da ansiedade da luta espiritual, as palpitações do coração do Mestre tornaram-se tão rápidas e intensas e a circulação sanguínea de tal maneira se acelerou que produziram um verdadeiro suor de sangue, que lhe cobriu todo o corpo e correu em grandes gotas até o chão. Os apóstolos ainda puderam ver os sinais no rosto do Salvador quando Ele voltou a unir-se com eles.
Outros talvez tenham visto as marcas que ficaram no lugar em que o Salvador esteve ajoelhado. Muitos fatos, comprovados cientificamente, demonstram a possibilidade do suor de sangue em condições semelhantes àquelas pelas quais passou o Senhor.
Espinhos/deserto da Palestina.
 Os soldados romanos 

usaram  espinhos 
semelhantes a esses para
tecer a coroa de Jesus.
Depois de recobrar o pleno domínio de si mesmo, o Salvador voltou pela última vez ao lugar em que se encontravam os discípulos. E, como alguém que já não precisava mais de socorro humano, disse-lhes: Dormi, agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem será entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26.45).
Sob a vigilância afetuosa de seu Mestre, os discípulos voltaram, pois, a dormir. Passado um tempo, ao ouvir os passos da multidão que vinha prendê-Lo, despertou-os, dizendo: Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamos; eis que está perto o que me trai (Mc 14.41,42). Jesus havia recuperado toda a Sua serenidade e o Seu ânimo, e saiu ao encontro de seus carrascos.

LEIA MAIS:

A AGONIA DE CRISTO

2 comentários:

  1. Belo artigo no qual nos faz aprofundarmos mais no ato perfeito de Amor de Jesus por nós. Bendito seja Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro que nos salva e que reina por todo o sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigado pelo comentário abençoador. Volte sempre. Bons estudos. Graciosa paz ao amado Lima Júnior. Sim, Bendito seja Deus e Nosso SENHOR Jesus[Yeshua]O Cristo de Deus.

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Os Crentes Gentios Permanecem para sempre Distintos do Povo de Israel!

Os antigos comentaristas crentes posteriores ao Novo Testamento tendiam a ver os membros da igreja multinacional como um “novo” ou “verdadei...