COSTUMES BÍBLICOS: Nomes e Títulos do Espírito Santo

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

Nomes e Títulos do Espírito Santo

Quais são os nomes e títulos do Espírito Santo e o que eles nos dizem sobre a Sua pessoa?

A. Ele é o Espírito de Deus (1Co 3.16).
C.I.Scofield faz uma importante distinção: 
O templo aqui é a Igreja, o Corpo de Cristo, distinto do templo em 6.19, que é o corpo físico do cristão. (Bíblia de Estudo Scofield.p.1235)
Em outras palavras, a Bíblia diz que o Espírito Santo habita no meio do Corpo de Cristo reunido na igreja ao mesmo tempo em que habita individualmente em cada cristão! Não é o máximo!!
B. Ele é o Espírito de Cristo (Rm 8.9).
Em termos teológicos, Ele é o Espírito de Cristo, ou seja, o Espírito bendito prometido pelo Salvador no cenáculo pouco antes da Sua crucificação (Jo 14.16) e novamente no monte das Oliveiras pouco antes da Sua ascensão (At 1.8).
C. Ele é o Espírito eterno (Hb 9.14).
Alguém, certa vez, disse: "Sua vida é uma ponte que liga a entrada à saída. Portanto, use-a para percorrer o caminho, e não para construir sobre ela". Em outras palavras, os cristãos devem viver como peregrinos, e não como assentadores (veja Hb 11.13; 1Pe 2.11)!
D. Ele é o Espírito da verdade (Jo 16.13).
O inimigo mortal de toda a verdade é qualquer inverdade. A primeira mentira da história, dita pelo próprio Satanás, trouxe o pecado e a morte sobre toda a raça humana (Gn 3.4). Séculos mais tarde, Jesus referiu-se a isso enquanto falava a um grupo de fariseus iníquos (Jo 8.44).
Paulo admoesta todos os cristãos a abandonarem esse terrível pecado (Ef 4.25). Portanto, todo engano, falsidade, distorção ou desonestidade entristece o Espírito Santo, já que Ele é o Espírito da verdade.
E. Ele é o Espírito da graça (Hb 10.29).
Um dos ismos mais mortais que têm confrontado a Igreja ao longo da história é o legalismo. O legalismo pode ser rudemente definido como uma tentativa de (1) colocar o cristão novamente sob a opressão dos 613 mandamentos do Antigo Testamento, ou (2) nos tempos atuais, impor o próprio padrão humano às mulheres (por exemplo, a proibição do uso de calça comprida) e aos homens (cabelo curto). O legalismo foi firmemente condenado por Jesus (Mt 23) e Paulo (todo o livro de Gálatas). Eu particularmente, não uso calças compridas. Mas por decisão espontânea. 
Portanto, forçar minha lista pessoal de itens permitidos e proibidos sobre os outros entristece o Espírito Santo, já que Ele é o Espírito da graça.
F. Ele é o Espírito de glória (1Pe 4.14).
A filosofia deste mundo sempre defendeu que o homem deve "conquistar tudo o que puder, guardar tudo o que conquistar, sentar no topo do que guardar e envenenar o restante".
Portanto, a ganância terrena, o materialismo (a prática de conhecer o preço de tudo, mas de nada saber o valor) e doutrinas corruptas, como a teologia da saúde e da riqueza ou da prosperidade, entristecem o Espírito Santo, já que Ele é o Espírito da glória.
G. Ele é o Espírito da vida (Rm 8.10,11).
O Dr.Lewis Sperry Chafer diz que devemos focar nossa atenção na nova vida em vez de tentar escapar do que está morto:
Uma folha morta que talvez tenha se mantido presa ao galho em meio às tempestades violentas do inverno cairá, silenciosamente, no chão quando a nova seiva começar a fluir de dentro da árvore na primavera. A folha cai porque uma nova manifestação de vida começa a fazer pressão de dentro para fora. A folha morta não pode permanecer onde um novo rebento está brotando, assim como o mundanismo não pode permanecer onde as bênçãos do Espírito estão fluindo. Não somos chamados para pregar contra folhas mortas. Temos a mensagem da primeira imperecível. É o fluir da vida ilimitada de Deus de dentro para fora. (He That Is Spiritual. p. 69)
De todas as repreensões dadas pelo Salvador às sete igrejas em Apocalipse 2 e 3, talvez a mais triste tenha sido aquela dirigida aos cristãos reunidos em Sardes (Ap 3.1,2).
Portanto, qualquer apatia ou mornidão entristece o Espírito Santo, já que Ele é o Espírito da vida.
H. Ele é o Espírito da sabedoria e da revelação (1 Co 2.9,10; Ef 1.7).
Nos dias de Oseias, um profeta do Antigo Testamento, Israel havia se degenerado, atingindo um novo nível de pecado. Toda a sua cultura estava saturada de idolatria e imoralidade. Contudo, a transgressão que eventualmente levaria à sua destruição não foi nem idolatria nem a imoralidade, mas sim a ignorância (Os 4.6)!
Mais tarde, no tempo do Novo Testamento, os fariseus tiveram o mesmo problema (Mt 22.29).
Finalmente, os recipientes do livro de Hebreus sofriam do mesmo mal (Hb 5.11-14).
Portanto, negligenciar a leitura cuidadosa e devocional da Bíblia entristece o Espírito Santo, já que Ele é o Espírito da sabedoria e da revelação.
I. Ele é o Consolador (Jo 14.26).
C.I. Scofield explica a palavra consolador:
Ela vem do grego parakletos, que significa "alguém chamado para estar ao lado e ajudar", ou seja, um conselheiro. A mesma palavra é traduzida como Advogado em 1 João 2.1. Cristo é o Paracleto do cristão diante do Pai quando o cristão peca; o Espírito Santo Santo é o Paracleto que habita no cristão para ajudá-lo em sua ignorância e em suas fraquezas, fazendo intercessão por ele (Rm 8.26,27). (Bíblia de Estudo Scofield.p.1147)
J. Ele é o Espírito da promessa (At 1.4,5).
A promessa aqui é dada por Jesus e refere-se à vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes (At 2). Portanto, assim como o Pai , um dia, havia prometido enviar o Filho (Is 7.14; 9.6; Mq 5.2), o Filho também prometeu enviar o Espírito. Todos os cristãos no Novo Testamento podem concordar inteiramente com as últimas palavras de Josué a Israel no Antigo Testamento (Js 23.14).
K. Ele é o Espírito de adoção (Rm 8.15; Gl 4.6).
Isso quer dizer que o Espírito Santo confirma a filiação do cristão!
L. Ele é o Espírito de santidade (Rm 1.4).
Poderíamos dizer que a forma como uma pessoa entende a sordidez do pecado está diretamente ligada ao seu entendimento da santidade de Deus. Minimizar um é minimizar o outro. Ao contemplar a santidade de Deus, tanto o profeta Isaías como o apóstolo João caíram prostrados aos Seus pés como mortos, convencidos do seu próprio pecado e indignidade (Is 6.1-5; Ap 1.12-18).
Portanto, toda impureza e corrupção entristecem o Espírito de Deus, já que Ele é o Espírito de santidade.
M. Ele é o Espírito da fé (2Co 4.13).
Portanto, qualquer incredulidade, dúvida, temor ou preocupação da parte do cristão entristece o Espírito Santo, já que Ele é o Espírito da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...