COSTUMES BÍBLICOS: A Criação


A Criação


A CRIAÇÃO
Na assembleia da eternidade passada, a decisão divina foi tomada.
E, até hoje, os anjos e os mortais tendem a se sobressaltar maravilhados ao ponderar sobre as implicações desse plano forjado insondavelmente. No tempo certo, o Filho de Deus, isento de pecados,visitaria um planeta amaldiçoado e derramaria Seu sangue por seus habitantes pecadores. Algo mais inesperado e imerecido poderia ser imaginado?
Mas muitas coisas devem primeiro acontecer e preparar essa jornada gloriosa dos céus para a terra. A começar, o homem e seu universo deveriam ser criados. Então, dentre muitas nações, uma em particular seria escolhida para servir de canal com Deus. Por fim, todos os eventos, lugares e personalidades que desempenhassem um papel nessa linda história deveriam ser cuidadosa e apuradamente registrados.
Na agenda divina, 30 autores humanos foram chamados para descrever detalhadamente essa história soberana. Moisés foi o primeiro, e Malaquias, o último escritor. Contudo, Deus não tinha pressa alguma para completar Seu maravilhoso manuscrito. Mil anos transpirariam entre o primeiro e o último dos livros do Antigo Testamento. Em seguida, mais 400 anos passariam antes do começo do Novo Testamento.

O estágio da criação

Há 1.189 capítulos na Palavra de Deus. Sem dúvida, os mais importantes entre todos são os 11 primeiros, pois eles servem efetivamente como uma fundação vigorosa sobre a qual estão assentados firmemente os 1.178 capítulos restantes. Se compreendemos corretamente a história divina apresentada nesses capítulos iniciais, então nos aparece uma imagem clara e concisa da origem, do propósito e do futuro de todas as coisas.
Não é possível insistir exageradamente sobre a necessidade de aceitar esses primeiros capítulos de modo literal, factual, real e histórico, caso se deva conhecer o passado e agradar a Deus adequadamente! Note as seguintes palavras de Jesus e do evangelista aos Hebreus:
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
João 3:12
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente [...]Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
Hebreus 11:3,6
Quatro eventos estupendos transpiram durante esse estágio fundante. Todos eles deixam o pensamento maravilhado. Os três últimos alteram radical e eternamente o curso da história: 
  • A origem de todas as coisas. 
  • A queda do homem. 
  • O dilúvio universal. 
  • A torre de Babel.
Podemos sentir-nos confusos e deprimidos ao final desse estágio. Como uma história iniciada com tanta majestade se encerraria com tamanha idolatria em Babel?
Mas esse é apenas o primeiro estágio da história. Devemos continuar lendo em busca de respostas.
Gênesis é o livro dos começos. Ele conta a história do início da raça humana em geral e do início da raça hebraica em particular. A Bíblia hebraica intitula esse livro de bere'shith ("no princípio"), conforme a primeira palavra do texto hebraico. As páginas de Gênesis introduzem os conceitos básicos da mensagem bíblica. Deus é apresentado como um ser pessoal absoluto que se importa com Sua criação e com a luta humana no mundo caído.
Gênesis ofereceu a Israel uma explicação sobre seu lugar na história do mundo. Ali, Moisés explica como o plano original de Deus para a criação foi arruinado pelo pecado e como Israel foi separado para o propósito especial de mediar as bênçãos redentoras de Deus ao mundo. Como história divina do mundo, Gênesis abrange mais tempo do que qualquer outro livro bíblico.
Esse livro também enfatiza a importância da aliança abraâmica, que deu a Israel o direito à terra (Gn 12.1-3; 15.18-21). Uma vez que, em breve, teria de tomar a terra lutando contra os cananeus, Israel tinha necessidade de compreender que a vontade de Deus para a nação era que ela os exterminasse (Gn 9.25; 15.16). Sendo assim, o livro tinha por objetivo fazer com que a geração de Moisés confiasse em Deus ao entender melhor sua herança passada, seu propósito presente e seu destino futuro enquanto aguardava a entrada na Terra Prometida.

Criação (Gn 1--2)

Destaque do hebraico 
Criar. Hebraico ליצור (bara). A palavra hebraica bara', tanto na modalidade ativa quanto na passiva, sempre transmite a ideia de "criar". Com Deus na posição de sujeito, ela aparece 48 vezes na Bíblia hebraica, das quais 21 encontra-se em Gênesis. O sujeito desse verbo nunca é o homem. Ele sugere a criação de algo novo (Jr 31.22). Bara', termo empregado em Gênesis 1.1, expressa a criação inicial. Está escrito que Deus criou os seres do mar (Gn 1.21), os corpos celestes (Is 40.26), o vento (Am 4.13), o coração puro (Sl 51.10), as palavras de louvor (Is 57.19), os novos céus e a nova terra (Is 65.17). Somente Deus é aquele que cria, e Ele o faz como expressão de Sua própria vontade soberana.
Os dois primeiros capítulos de Gênesis descrevem a obra original de Deus: a criação. Desde o versículo inicial, Gênesis pressupõe a existência de Deus (Elohim) e o fato da criação. O conhecimento da criação original também ajudaria a nação a compreender como o pecado impactou negativamente o mundo maravilhoso que Deus havia criado. O conhecimento dos seis dias de trabalho de Deus, bem como de Seu dia de descanso, ajudaria Israel a entender a base da semana de trabalho (Êx 20.8-11) e do descanso sabático como símbolo da aliança mosaica. O fato de o homem ser o ápice da obra criativa de Deus evidencia-se em sua designação como aquele que carrega a imagem de Deus (Gn 1.26,27). O homem e a mulher receberam o cargo de administradores teocráticos, devendo governar a criação de Deus em Seu nome (Gn 1.28; 2.8-20). O gerenciamento humano da criação (Gn 2.15), bem como a presença da árvore da vida e da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.9,17), lembrariam o público de Moisés de que eles também tinham a responsabilidade de obedecer a fim de experimentar as bênçãos de Deus (Lv 26; Dt 28).

PAPÉIS E RELACIONAMENTOS ENTRE O PAI E A SUA CRIAÇÃO

Qual foi o papel do Pai na criação?
A analogia:
Pergunta: quem criou o universo? De acordo com Davi, o Pai criou todas as coisas (Sl 19.1). Contudo, João declara que o Filho fez isso (Jo 1.3,4).
Finalmente, em outras passagens, a Bíblia diz que o Espírito Santo realizou o ato inicial da criação. No que devemos acreditar? A resposta evidentemente é que todas as três Pessoas da Trindade tiveram um papel a cumprir. Observe a seguinte ilustração: um importante executivo decide construir uma casa espaçosa e cara. Então ele contrata um arquiteto para fazer o projeto necessário para a sua casa. O arquiteto, por sua vez, contrata um empreiteiro competente para seguir sua planta. Nesta ilustração, o executivo é o Pai, o arquiteto é o Filho e o empreiteiro é o Espírito Santo. Os seguintes versículos referem-se à obra deste Empreiteiro divino:

  • Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. (Sl 104.30)
  • Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça. (Jó 26.13)
  • O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. (Jó 33.4)
As atribuições:
Na criação, o Pai aparentemente se responsabilizou pessoalmente em quatro áreas: 
  • A vegetação (Sl 104.14,16; Mt 6.28-30). 
  • A vida animal (Sl 104.14,16-18,20,21,27; Mt 10.29). 
  • O clima (Sl 135.6,7; 147.8,16-18; 148.8). 
  • As estações (Gn 8.22; At 14.17). 

A DOUTRINA DA CRIAÇÃO PERPÉTUA (JUDAÍSMO)

O que isso significa e o que isso significa para nós...
"No princípio, D'us criou os céus e a terra" ( Gênesis 1: 1) .
Um princípio básico do Judaísmo é que a totalidade da existência foi criado por D'us Yesh me-ayin , "algo do nada." Tudo - matéria e energia, espaço e tempo, até o próprio fenômeno "existência" - foi gerado a partir de um estado anterior de absoluto nada pelo Criador.
Esta não é apenas uma verdade factual - ela tem uma influência profunda em como percebemos a nós mesmos e a nossa existência. Isso significa que nada, exceto D'us, deve ser; que não existem axiomas, paradigmas, leis ou realidades que limitam a liberdade absoluta de D'us; que tudo o que é é apenas porque D'us o fez.
Além disso, a criação não é um ato único, após o qual o mundo existe por si só, como um carpinteiro que constrói um armário e se afasta dele. Em vez disso, D'us cria continuamente o mundo, forçando-o constantemente a sair de um estado inicial de absoluto nada para a existência e a vida. Se esse fluxo de vitalidade cessasse por um instante, D'us o proibisse, tudo voltaria ao nada absoluto. Como dizemos nas orações diárias, "Aquele que em Sua bondade renova a cada dia, constantemente, o primeiro ato da Criação". As grandes obras da filosofia judaica (como o Guia de Maimônides para os Perplexos , o Pardes Rimonim de Ramak , o Shaloh de R. Isaiah Horowitz e o R. Schneur Zalman de Liadi '.Tanya ) discute essa doutrina da "criação perpétua" e cita provas bíblicas, lógicas e filosóficas de que essa é realmente a natureza da existência.
A todo momento, o mundo é do jeito que é só porque D'us deseja ativamente criá-lo.
É claro que é uma ideia fascinante - pensar que nosso mundo, que parece tão sólido e contagioso para os nossos cinco sentidos, é realmente pulsando da existência para o nada e voltando a cada fração de tempo! Mas, além de estimular nossas mentes e inspirar nossa maravilha mística, isso faz alguma diferença real para nós em nossas vidas diárias? Quais são as implicações práticas da verdade de que D'us está criando o mundo de novo a cada momento?
Freqüentemente, ao viajar pela vida e enfrentar seus inúmeros desafios, vivenciamos momentos de desesperança e desespero. Nesses momentos, parecemos incapazes de ver algo de bom em nós mesmos ou em um ser humano próximo, nem de discernir qualquer propósito redentor no dilema ou na circunstância em que nos encontramos.
Mas a doutrina da criação perpétua significa que, em todo momento, o mundo é do jeito que é apenas porque D'us deseja ativamente criá-lo. Não pode haver situações "sem esperança", nem momentos "sem sentido", pois neste exato momento, com todas as circunstâncias que a acompanham, apenas agora foi criado um vazio absoluto por um Criador intencional que é a fonte última do bem.
(Por Yanki Tauber - Chabad.ogr - Editado por Costumes Bíblicos)

A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO - GÊNESIS 2 (HEBRAICO BÍBLICO)

Não há segredo de que existem dois relatos diferentes da criação nas Escrituras: em Gênesis, capítulo 1, e em Gênesis, capítulo 2
Gênesis 2: 4 é o versículo de abertura do segundo relato: começa a segunda "história do céu e da terra quando Deus criou a terra e o céu". Após esse versículo, o idioma e o tom mudam drasticamente, e algumas diferenças muito significativas emergem. A mudança mais importante diz respeito aos nomes de Deus: o primeiro relato refere-se ao Criador como "Deus" ou "Elohim" em hebraico, enquanto o segundo refere-se ao Criador como o "Senhor Deus" ou " YHWH Elohim ".
Essa diferença foi observada há muito tempo e tem sido o ponto de partida para a crítica bíblica, que tem visto nos usos de diferentes nomes divinos, pistas importantes para a autoria de tais passagens. Por causa dessa diferença, as duas histórias da Criação foram vistas como decorrentes de duas tradições diferentes: a primeira é geralmente atribuída à fonte P , a segunda à fonte J , embora essa divisão seja contestada por alguns estudiosos. J é a designação dada pelos críticos bíblicos ao autor que usou o nome divino יהוה YHWH, e acredita-se que tenha vivido no reino do sul algum tempo após a morte de Salomão. Segundo essa teoria, ele foi responsável pela maior parte do Gênesis; enquanto P é designado como autor do primeiro capítulo de Gênesis, o livro de Levítico e algumas outras seções da Torá.
Não acho que minha tarefa aqui seja dar as respostas. Todos sabemos que, no final das contas, essa é uma questão da minha fé e da sua - como lemos este livro e o que fazemos deste texto. Tenho minha própria opinião e posição e, é claro, você não precisa aceitá-la. No entanto, espero enriquecer sua leitura da Bíblia, apontando os detalhes e nuances que estão sendo negligenciados por causa da tradução e fornecendo alguns comentários judaicos relevantes (incluindo o meu). O que você faz com esses detalhes, nuances e percepções dependerá de onde você está e do que acredita.

Dois lados de Deus

Muitas pessoas vêem o primeiro e o segundo relatos como contraditórios entre si e nem sequer estão conectados; eles os consideram representando duas versões completamente diferentes da história da criação, sugerindo assim que não havia um autor único dessa história - e não há um autor único deste livro! Pessoalmente, acho que há lugar para mais uma abordagem - ou talvez até para outras - para reconciliar os dois primeiros capítulos de Gênesis!
Antes de tudo, será que esses dois relatos refletem dois lados da natureza de Deus? Como mencionei anteriormente, temos nomes diferentes de Deus nos dois relatos. No capítulo 2, o Criador é referido como Senhor Deus (Adonai Elohim), enquanto no primeiro capítulo, o Criador é chamado Deus (Elohim). Elohim ((אלוהים - "Deus" ou "deuses") - é o termo genérico para Deus que encontramos na Bíblia. Ele pode ser usado como um substantivo plural se aplicado aos deuses de outras nações, ou um substantivo singular quando se refere a Deus de Israel Por outro lado, Adonai יהוה)) é o nome absolutamente único e pessoal do Deus de Israel - o nome mais freqüentemente usado na Bíblia [1] .
A tradição judaica interpreta os nomes Elohim e Adonai como reflexos dos dois lados da natureza de Deus: Elohim representando a qualidade da justiça; Adonai refletindo a qualidade da misericórdia. Por exemplo, em Gênesis 22 , é Elohim que ordena que Abraão sacrifique Isaque, mas foi o SENHOR Adonai (o anjo do Senhor) que parou a mão de Abraão no final. Midrash diz que o mundo foi originalmente criado por Deus como Elohim (Gênesis 1 ), mas depois ele é chamado Adonai Elohim (Gênesis 2 ) porque viu que, sem Sua misericórdia, Sua criação não sobreviveria.

Direções opostas

Existe outra abordagem ou explicação possível - uma explicação que é vista até mesmo no primeiro versículo do segundo relato: " Tal é a história do céu e da terra quando eles foram criados no dia em que o Senhor Deus criou a terra e o céu ". O segundo relato começa imediatamente com a terra e os que pertencem aqui - antes de tudo, um homem. Vamos ouvir os comentários de Rashi. Sua explicação para as diferenças entre Gênesis 1 e 2 - por que 2: 7-23 parece repetir a história já contada em 1: 26-27 - é que, primeiro, a Torá nos apresenta a imagem geral da história da criação, e depois nos mostra detalhes específicos da criação da humanidade, que, é claro, é a mais importante das criações.
Assim, o homem que vemos no segundo capítulo ainda é o mesmo Adão, mas agora a foto é tirada de um ângulo completamente diferente - um ponto de vista diferente. Não é por acaso que mesmo a ordem das palavras nos dois relatos é completamente oposta: enquanto o primeiro capítulo começa com o famoso " No princípio, Deus criou o céu e a terra " (1: 1), é dito no capítulo 2 : “ O Senhor Deus fez a terra e os céus” (2: 4). Vemos o mesmo vav aqui, ele conecta novamente o céu e a terra - mas os conecta em direções opostas. Em certo sentido, o capítulo 2 é como uma câmera lenta daqueles versículos do capítulo 1, onde Deus está lidando com o homem.

Natureza dupla do homem 

Portanto, no capítulo 2, vemos todo o processo em câmera lenta - e, graças a essa câmera lenta, pela primeira vez percebemos um fato que poderia ser facilmente esquecido na rápida mudança de episódios no capítulo 1: esse homem, a quem Deus declarou ser criado “ à Sua imagem e de acordo com Sua semelhança ”, não é algum tipo de ser angelical e espiritual, sem desejos ou preocupações carnais e ocupado com assuntos puramente espirituais. Não, ele é um homem muito material - uma criatura de carne e osso. Lembramos que durante toda a história da Criação, no primeiro relato, Deus continuou nos mostrando, através de diferentes sugestões - pelos nomes e combinações das letras - que essa criatura especial que Ele criou tinha uma natureza dupla. Agora, não é mais uma dica: as escrituras dizem claramente que Adão é"Formado ... do pó da terra" ! Acredito que esses dois relatos da criação de alguma forma refletem esses dois aspectos diferentes de Adão: sim, ele é criado à imagem de Deus - mas também é "formado ... do pó da terra" ! A partir de agora, essa incrível tensão entre o pó do solo em que somos formados e a imagem de Deus em que somos criados marcará todas as páginas deste livro - e todos os passos da vida humana.

[1] A pronúncia original provavelmente era Yahweh, mas como a tradição judaica permitia que o nome fosse dublado apenas pelo Sumo Sacerdote, tornou-se habitual, após a destruição do segundo templo, dizer a palavra Adonai (meu Senhor) ao ler יהוה

(Este texto é parte de um artigo publicado por Julia Blum no Israel Institute Of Biblical Studies - Editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Os Crentes Gentios Permanecem para sempre Distintos do Povo de Israel!

Os antigos comentaristas crentes posteriores ao Novo Testamento tendiam a ver os membros da igreja multinacional como um “novo” ou “verdadei...