COSTUMES BÍBLICOS: Deus e o Universo


Deus e o Universo

Deus e o Universo 
Embora nem todos os cristãos concordem quanto ao mecanismo da criação, a posição da Bíblia sobre o relacionamento entre Deus e o universo é clara, em princípio.

Um só Criador

Deus é o único Criador do universo. Seja qual for o mecanismo usado ou o período de tempo que se tem em vista, a Bíblia enfatiza que tudo no universo deve sua existência à vontade soberana de Deus (veja, p.ex., Gn 1.1; Jo 1.3; Cl 1.16).
Portanto, a Bíblia desafia o "cientismo", isto é, a crença de que a ciência tem a única explicação sobre a origem do universo. A ciência pode descrever como Deus o fez, mas não responde por que o universo existe.
A Bíblia questiona todas as formas de adoração da natureza, seja no animismo ou em alguns ramos da Nova Era, ao enfatizar a distinção entre Deus e a criação.
Também nos desafia em termos de preocupação pelo meio ambiente. O mundo não existe para ser usado da forma que bem entendemos, mas é a criação de Deus que nos foi entregue para que dela cuidemos.

Ordem

Deus é a fonte da ordem no universo. É Deus quem mantém o universo em existência, e a sua fidelidade é o fundamento daquilo que achamos de leis da ciência (Cl 1.17). Isto, na verdade, forneceu uma base para a ciência moderna e hoje permite que se considere a ciência uma atividade cristã legítima. A ciência revela a ordem do universo ou, como disse Keple, a ciência pensa os pensamentos de Deus depois que ele já os pensou.
(*)Entre a vida arbórea no Éden estava “a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2: 9). Ao ler a frase "bem e mal", pode-se pensar em termos de moralidade - em outras palavras, "certo e errado". No entanto, o termo traduzido como “bom” ( טוב ; tov ) em Gênesis 1-3 nunca tem a ver com bondade moral ou retidão ética; em vez disso, “bom” se refere a funcionalidade, qualidade e organização. Portanto, em vez de descrever "bem e mal" morais, o sentido do hebraico está mais próximo de "a árvore do conhecimento da ordem e da desordem".
Na criação, as Escrituras afirmam: “Deus viu que a luz era boa ( טוב ; tov ) e Deus separou a luz das trevas” (1: 4). “Luz” ( אור ; 'ou ) não pode ser moralmente bom ou mau; é “bom” como um contraponto às trevas - sua bondade é baseada em sua função organizacional (cf. 1:10, 12, 18, 21, 25, 31). Deus também faz brotar árvores que são "boas ( טוב ; tov ) para alimento" (2: 9; cf. 3: 6), e a terra de Havilá tem ouro "bom" (2:12) - tanto a comida como ouro são “bons” na medida em que Deus os construiu para a mais alta qualidade ou função. Finalmente, Deus cria a mulher como uma contraparte igual porque “não é bom ( טוב ; tov ) que o humano esteja só” (2:18); em vez de fazer um julgamento de valor moral, Deus vê a mulher como um “equilíbrio relacional” e a cria para alcançar a igualdade e o equilíbrio de gênero humano.
Com base nos dados linguísticos em Gênesis 1-3, seria impreciso pensar em "bom" ( טוב ; tov ) como o mesmo que "direito" ou "justiça" em inglês - para o qual a palavra hebraica צדק ( tsedeq ) significaria ser mais apropriado. No Éden, "bom" significa "ordenado". Em vez de entender “a árvore do conhecimento do bem e do mal” como o nexo da moralidade, o leitor israelita original a teria visto como o local simbólico das capacidades criativas de Deus, onde os humanos acessam a capacidade de trazer ordem ao caos. Quando Adão e Eva transgridem o mandamento de Deuse comer da árvore, eles tentam obter o entendimento organizacional de Deus sem recorrer ao relacionamento com o Senhor. O evento Eden adverte contra os seres humanos que encontram sua função e criatividade em si mesmos ; Gênesis encoraja as pessoas a descobrirem seu propósito, não por meio da árvore, mas por meio da Divindade. (*Por Dr. Nicholas J. Schaser-Israel Bible Center-Conheça os cursos do Hebraico Bíblico)

Relacionamentos

Deus coloca os relacionamentos no centro do universo. Ao contrário das histórias babilônicas de criação, nas quais os seres humanos são criados apenas como escravos dos deuses, a Bíblia indica que o ápice da ordem criada é a oportunidade de homens e mulheres se relacionarem com o Deus Criador. Só eles foram criados à imagem de Deus, receberam intimidade de relacionamento e a responsabilidade da administração (Gn 1.26-28; 2.4-25; Sl 8.3-8).
O mundo não deve ser adorado como se fosse um organismo divino, nem abusado como se fosse uma máquina impessoal; deve ser usado para o bem, sob a responsabilidade pelo Criador que quer estar bem próximo dos seres humanos.

Adoração

O Deus do universo quer ser adorado. A Bíblia não
discute o relacionamento de Deus com o universo em termos puramente acadêmicos. Como Sl 8 e Sl 19 deixam claro, quando contemplamos o universo de Deus somos inspirados a adorar a admirar a originalidade, o cuidado e a beleza do Criador. 

Salvando o universo

Deus realiza a sua obra de salvação dentro do universo. O mesmo Deus que é maior que o universo, que cria e sustenta o universo em cada momento de sua existência, também age nele. A salvação foi realizada pela ação do Deus eterno em pontos determinados da história do universo, especialmente na vida, morte e ressurreição de Jesus (Cl 1.15-20). 

Transformando o universo

O propósito de Deus não se limita a este universo. Embora a Bíblia insista que a criação seja boa (Gn 1.31), também reconhece que, por causa da queda da humanidade, o universo não é como deveria ser. Isto representa um tema central que se cumprirá quando Deus criar um novo céu e uma nova terra, conforme descrição de Ap 21.1. A segunda vinda de Cristo significa uma transformação no próprio universo. 

Desfazendo a Criação com as Pragas do Egito(*)

De acordo com Êxodo, Deus envia dez pragas contra o Egito (ver Êxodo 7: 14-12: 32). Você já se perguntou por que o Senhor envia dez pragas? Por que não nove ... ou sete ... ou quatro? Para entender a razão de Deus para o envio de dez pragas, precisamos voltar até Gênesis 1 e a descrição bíblica da criação. Cada um dos atos criativos de Deus em Gênesis encontra sua contraparte negativa nas pragas, o que nos mostra que Deus ama Israel o suficiente para desfazer temporariamente a criação a fim de resgatar o povo escolhido da escravidão.
Antes da sétima praga (granizo), Deus diz a Faraó, “Para este fim eu te levantei, para mostrar o meu poder ( כח ; koach ), para que o meu nome seja anunciado em toda a terra” (Êx 09:16 ) A palavra hebraica para “poder” ( כח ) às vezes descreve o poder que Deus exerceu na criação : “A voz do Senhor está sobre as águas ( על-המים ; al-ha'mayim ) ... o Senhor acabou ( al ; על ) muitas águas ( מים ; mayim ). A voz do Senhor é poderosa ( כח ; koach) ”(Salmos 29: 3-4). A referência do salmista ao Senhor estar "sobre as águas" lembra o início da criação, quando o Espírito de Deus pairava "sobre a superfície das águas ( על-פני המים ; al-penei ha'mayim )" (Gn 1: 2 ) Mais, a referência à poderosa voz de Deus sobre as águas lembra a voz de Deus na criação: “ Deus disse ( ויאמר אלהים ; vayomer Elohim ), 'Haja luz e houve luz' (Gn 1: 4).
Assim, as palavras de Deus ao Faraó nos mostram por que deveria haver dez pragas: As dez pragas lembram as dez palavras que a poderosa voz de Deus proferiu na criação . Gênesis 1 usa a palavra hebraica ויאמר ( vayomer ; “E [Deus] disse ...”) um total de dez vezes (cf. Gn 1: 3, 6, 9, 11, 14, 20, 24, 26, 28-29) , de modo que para cada palavra poderosa e criativa que Deus profere para construir a terra em Gênesis 1, Deus profere uma palavra destrutiva contra o Egito em Êxodo . Deus está disposto a desfazer a criação sobre o Egito se isso significar que Faraó deixará o povo amado de Deus ir livre. (*Texto de Dr. Nicholas J. Schaser em Israel Bible Center)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...