COSTUMES BÍBLICOS: Os Dez Mandamentos


Os Dez Mandamentos

OS DEZ MANDAMENTOS
Os israelitas acampados no monte Sinai (Êx 19.1--Nm 10.10).
No dia 15 de junho do ano 1.445 a.C., os israelitas chegaram ao monte Sinai. Eles ficariam ali por 11 meses e cinco dias (Nm 10.11). Três grandes acontecimentos ocorreram durante esse tempo.. Os mandamentos da Lei (exigências da amizade com Deus); a corrupção do bezerro dourado (arruinamento dessa amizade) e a construção do tabernáculo (restauração da mesma amizade).



Agora, devemos fazer uma introdução aos acontecimentos e uma observação sobre esses três eventos.
A. Uma introdução à ação no monte Sinai.
Os israelitas chegaram ao monte Sinai e receberam a notícia de que Deus se encontraria com eles em três dias. Todos deveriam limpar suas vestes e preparar o coração (Êx 19.9,10).
Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. Êxodo 20:1-19
Dt : veja também Êx 19.16-20.21, notas em Êx 20 e "Um estilo de vida: os Dez Mandamentos".
Há algumas pequenas alterações interessantes aqui. À lei do sábado Moisés acrescentou "para que o teu servo e a tua serva descansem como tu" (5.14), e "lembrarás que foste escravo no Egito..." (5.15) (Em Êx 20, o sábado se baseia no descanso de Deus após a criação.)
Marcos 2:27
“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”
Comentário – o sábado foi separado para ser um dia especial, distinto dos demais em benefício do homem. Este dia foi estabelecido para garantir uma conexão completa com o Criador, para descanso, bênção e incentivo ao relacionamento.
No mandamento que trata da honra devida a pai e mãe, após "para que se prolonguem os teus dias", Moisés acrescenta "e para que te vá bem". E no último mandamento, Dt 5.21 coloca a mulher em primeiro lugar, separando-a dos bens listados a seguir.
Dt 6: o grande mandamento e instruções para ensinar as futuras gerações. Jesus disse que toda a lei podia ser resumida nas palavras do v. 5 e Lv 19.18 (veja Mt 22.37-40).
Dt 7-11: Moisés conclamou o povo à fé e à obediência. Neste momento Moisés passou do passado para o presente e o futuro. Israel logo estaria entre as nações pagãs e provaria a glória inebriante da vitória (cap. 7). A prosperidade traria uma melhora inédita no padrão de vida.
Haveria muito mais a desfrutar (cap. 8). E todas estas coisas trazem consigo alguns riscos: o ris co de perder a identidade como povo de Deus; o risco de um falso orgulho (cap. 9); o risco de pensar que tudo que se tem é fruto de esforço próprio; o risco de esquecer-se de Deus.
Se permitissem, todavia, a lembrança do passado os manteria no trilho certo também em dias futuros. Assim, Moisés exorta: "Lembrem-se"; "não esqueçam". Lembrem-se do Egito (7.18). Lembrem-se dos anos no deserto (8.2). Deus estava expulsando as nações por causa da perversidade delas e não por causa da justiça de Israel (9.4), pois Israel tinha que se lembrar também das suas próprias falhas (9.7). Lembrem-se do amor de Deus, seu poder, sua providência, sua lei, seus juízos. Permitam que a lembrança disso os mantenha humildes, fiéis, obedientes (caps. 10-11).
•Amarrem...repitam...escrevam (6.9;11.18-20) 
As pessoas comuns não possuíam uma cópia da lei; logo, ela devia ser ensinada oralmente , e partes importantes anotadas onde estivessem bem visíveis. Toda a lei deveria, também, ser escrita em pedras caiadas que seriam colocadas em lugares públicos (veja 27.1-10; Js 8.32).
Os judeus ortodoxos literalmente atam no braço direito e na testa cópias miniaturizadas de versículos de Êxodo e Deuteronômio que são colocadas em pequenas caixas chamadas tefilim ("filactérios"). Filactérios datados do período do NT, descobertos pela arqueologia, eram bem menores que os atuais. Os judeus também afixam pequenos cilindros contendo versículos bíblicos nas ombreiras das portas de suas casas.
B. Uma observação da ação no monte Sinai.
Havia três seções básicas na Lei Mosaica.
  1. O código moral. Essa seção é comumente conhecida como "os Dez Mandamentos" (Êx 20.3-17; Dt 5.7-21). (Já descrita logo acima no início da página!)
  2. O código espiritual. Essa seção lidava com os ritos sagrados, todos eles sendo prenúncios de Cristo e da salvação (veja Hb 10.1). Ele incluía as festas e oferendas levíticas etc. (Êx 35--40; Lv).
  3. O código social. Essa seção lidava com os julgamentos e com as leis divinas do novo assentamento de Deus para a nação israelita. Incluía regras de alimentação, saneamento, quarentenas, conservação do solo, taxação de impostos, serviço militar, casamento, divórcio etc.
C. A corrupção do bezerro de ouro (Êx 32).
a) Durante os dias finais dos primeiros 40 dias de encontro com Deus, no topo do monte Sinai, os israelitas vacilantes do vale pediram a Arão que lhes fizesse um deus. (costume do Egito)
b) Arão concordou e, ao empregar os brincos de ouro encontrados no meio do povo, construiu um ídolo de ouro na forma de bezerro.
c) Depois do "culto de adoração", as pessoas fizeram uma celebração excessiva, na qual se permitiram imoralidades sexuais. O verbo traduzido por folgar, em Êxodo 32.6, significa "acariciar sexualmente" (veja Gn 26.8, que descreve uma situação similar).
d) Deus informou Moisés de tudo o que estava acontecendo e lhe declarou Sua  intenção de destruir todo o grupo. Moisés tremeu e começou um respeitoso "debate com o Todo-Poderoso". Ele suplicou ao Senhor que desviasse Sua fúria por duas razões:
1) Os inimigos de Deus (Êx 32.12)
2) Os amigos de Deus (Êx 32.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...