Costumes Bíblicos: O maior teste de todos

Aprenda Hebraico Online

O maior teste de todos


Por fim, Abraão enfrentou o teste mais duro para a sua fé quando Deus pediu que ele sacrificasse o seu filho, uma ordem que acatou, ciente de que Deus proveria para si o cordeiro para o holocausto (Gn 22.8; veja Hb 11.17-19). Sacrifício de seres humanos era algo raro no mundo bíblico, de sorte que o pedido de Deus deve ter soado muito importante aos ouvidos de Abraão.
Segundo uma tradição posterior, Salomão construiu o Templo no mesmo local onde Isaque foi amarrado. O fato de isso não ser mencionado pode ser indício de que o Gênesis é um relato mais antigo, enfatizando simplesmente que Deus provê.
Quando Isaque tinha idade para casar e gerar um filho, a quem seria repassada a promessa da terra, Abraão, convencido de que Deus o guiaria, mandou seu servo de volta para Harã com a tarefa de encontrar uma noiva entre os seus familiares. Esta história é contada de forma magnífica em Gn 24.
Uma família de poucas pessoas seria presa fácil dos inimigos. Mas Abraão era um homem rico e tinha um grupo de homens encarregados de sua segurança. Assim, teve como resgatar seu sobrinho Ló, quando este foi levado embora por inimigos, além de auxiliar outra pessoas da região que tinham sofrido o mesmo ataque. Neste caso foi positivo o relacionamento de Abraão com os chefes dos cananeus. Todavia, houve momentos em que, por motivos de segurança pessoal (Gn 12 e Gn 20), ele criou situações constrangedoras, fazendo com que Sara, sua mulher, se passasse por irmã (era, na verdade, sua meia-irmã).
Na história de Sodoma e Gomorra (Gn 18-19), Abraão se mostrou compassivo para com os seus vizinhos, por mais que deus já os tivesse condenado por causa de seus pecados. Em seu famoso diálogo com Deus, ele estabeleceu o princípio de que Deus não destruiria a cidade, se nela fossem encontrados dez justos, infelizmente, nem dez foram encontrados e as cidades e seus habitantes foram destruídos.
Um personagem histórico? 
A partir da Bíblia, podemos situar Abraão por volta do ano de 2000 a.C. Como seria de esperar, não há nenhuma referência a ele em relatos extra-bíblicos. O estilo de vida do patriarca e os nomes dos membros de sua família refletem bem a cultura dos pastores semi-nômades que os eruditos modernos chamam de amoritas(e que eram encontrados em todo o  Oriente Próximo no período que vai de 2000 a 1600 a.C.). Embora alguns episódios da vida de Abraão (como recorrer a uma escrava para ser mãe substituta) pudessem ter ocorrido mais adiante na história dos israelitas, o quadro geral se encaixa melhor no tempo dos amoritas.
A maneira como Deus é apresentado e a maneira como ele se relaciona com Abraão têm importância vital, desafiando os leitores a terem a mesma fé que teve Abraão. Amém!
A história de Abraão é contada em Gênesis, desde 11.26 até 25.11. Veja também Jo 8.33-59; Rm 4; Hb 11.8-19.
MOMENTOS MARCANTES
O chamado de Deus - Gn 12.1-5
A aliança - Gn 15
A oração por Sodoma - Gn 18
O nascimento de Isaque - Gn 21
O "sacrifício" de Isaque - Gn 22
Os últimos dias de Abraão - Gn 25.1-11 
Os filhos de Quetura são os ancestrais de vários povos do norte da Arábia. Todos foram sustentados por Abraão. Mas Isaque continuou sendo o único herdeiro de seu pai, e, com a morte de Abraão, as posses e promessas tornaram-se suas: Deus abençoou Isaque.
Um breve relato sobre a história de Isaque Gn 25.19 - 26.35 
Mais uma vez a linhagem continua pela ação direta de Deus. Esaú e Jacó nascem depois de vinte anos de espera. Nunca houve gêmeos com personalidades tão diferentes.
A história no cap.26 se assemelha a incidentes na vida de Abraão, porém é distinta de relatos anteriores. A fome faz com que Isaque se retire do Neguebe, mas ele vai para Gerar, ao Norte, e não para o Egito, no Sul. Ele adota com Rebeca o mesmo artifício que seu pai usara (mas verdadeiramente) com Sara: mas Rebeca não é tirada dele. Como a maioria de nós, Isaque vacila entre a fé e o medo, precisando sempre ser tranquilizado por Deus: "Não tema, porque estou com você."
Abimeleque propõe a paz com honra, mas na casa do patriarca há motivo para amargura. Ao casar-se com Judite, filha de um heteu, Esaú fez outra escolha errada.
Leia a história completa de ISAQUE ⇐ click

DESTAQUE NO SITE

Como o Novo Testamento chegou até nós

Foto:O mais antigo saltério cóptico completo. A história de como o Novo Testamento foi escrito, copiado e traduzido é um tópico importa...

MAIS ACESSADOS