COSTUMES BÍBLICOS: ANO DO NASCIMENTO DE JESUS


ANO DO NASCIMENTO DE JESUS

Caverna/manjedoura onde Jesus nasceu.
Belém-Israel
Qual teria sido o ano do nascimento de Jesus Cristo?
Não é possível determinarmos hoje com certeza essa data, que há muito tempo é objeto de discussões e cálculos.
Antes de Dionísio, o Exíguo, que viveu em meados do século XI, era costume contar os anos eclesiásticos conforme a era de Diocleciano, chamada também Era dos Mártires. Mas Dionísio, o Exíguo, teve a feliz ideia de interpretar de um modo novo a célebre expressão de Paulo vindo a plenitude dos tempos (Gl 4.4) - quando Jesus, o centro da história, manifestou-se - e de considerar o nascimento do Salvador o divisor de águas entre a cronologia passada e a presente e a futura. Contudo, devido a cálculos defeituosos, o ponto de partida foi estimado com erro, pois Dionísio fixou o nascimento do Messias no ano 754 de Roma, ou seja, com um atraso de quatro anos.
Pelo menos sabemos, conforme nos diz os evangelhos, que Jesus nasceu na época do reinado de Herodes, o Grande, e que o momentâneo exílio da sagrada família no Egito terminou após a morte daquele monarca (Mt 2.19) (veja mais sobre a morte de Herodes, AQUI). Herodes, que havia subido ao trono no ano 714 de Roma, morreu no início do ano 750, entre o final de março e o começo de abril (conforme disse Josefo). Isto equivale a dizer que ele morreu no princípio do ano 4 da era cristã.
Tomada no sentido geral, esta data é inteiramente segura. Era, pois, evidente que Jesus não havia nascido nos primeiros dias de abril do ano 750 da fundação de Roma, porém três ou quatro anos antes desta data. Fica a opção entre os anos 747, 748 e 749 de Roma, que correspondem aos anos de 6, 5 e 4 da era cristã. Ser mais exato do que isto é quase impossível. (veja também: O RECENSEAMENTO)
Pastores com seus rebanhos
Portão de Damasco-
Jerusalém/Israel
Foto de há 120 anos
TERRA SANTA
É difícil precisar o dia em que Jesus nasceu. [Seu nascimento provavelmente ocorreu durante a Festa dos Tabernáculos (fim de março/início de abril em nosso calendário) em cumprimento à promessa de que Deus tabernacularia (habitaria) no meio de Seu povo. Além disso, havia pastores em vigília no campo, o que era comum nessa festividade comemorada no verão]. Logo, o Natal em 25 de dezembro [inverno em Israel] não está apoiado em cálculos cronológicos e não tem valor histórico algum. Tal data só foi adotada no quarto século pelos cristãos do Oriente e o restante do mundo. [Menos, é claro, pela editora deste site e seus descendentes. Em cumprimento à Palavra do Senhor através de Seu servo apóstolo Paulo que disse: Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Cl 2:8; 2.0; Gl 4.3;].

4 comentários:

  1. Muito bom! E quero que observem também. Quando Herodes manda matar as crianças ele as manda de dois anos a baixo,então se temos uma variação de 8,7 e 6 eu por conta desta informação fico com 6 anos ac do nascimento do mashia Yeshua.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua leitura e sugestão querido irmão Fábio ramos. Graciosa paz :)

    ResponderExcluir
  3. Segundo Lucas 1:26 Maria ficou grávida no sexto mês do calendario judaico.Entendendo que Lucas de referia a esse não ao gregoriano.
    Lucas 1:26 Maria fica grávida no mes de elul
    Lucas 1:39 visita Isabel que estava no sexto mês mês de ELUL-agosto a setembro (Lucas 1:36)
    Lucas 1:56 Maria deixa Isabel e retorna a sua casa no nono mes - KIEV
    Lucas 1:57 Isabel da a luz João Batista
    Partindo do mês de ELUL chega se aos noves meses de gravidez de maria no mes de SIVAN que é os meses de maio a junho do nosso calendario sendo esses meses de verão lá em Belém.
    Yeshua nasceu de maio a junho.
    Foi concebido em ELUL que significa busca tempo de arrependimento e nasceu em Sivam na festa das colheitas ou pentecostes na língua grega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua leitura e acréscimo com bom entendimento; como mencionei acima nos últimos parágrafos :) Graciosa paz!

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...