COSTUMES BÍBLICOS: I E II Timóteo


I E II Timóteo

I E II TIMÓTEO 

RESUMO 
I Timóteo: Uma epístola sobre liderança na igreja. Paulo adverte sobre os perigos ads falsas doutrinas, ensina Timóteo a escolher o tipo certo de líderes, e aconselha pessoalmente o companheiro mais jovem sobre suas funções de liderança.
IITimóteo: Conselhos pessoais, incentivo, advertências, instruções para que Timóteo siga o exemplo de Paulo como verdadeira e fiel testemunha de Jesus. 
As cartas de Paulo para Timóteo e Tito são coletivamente conhecidas como Epístolas Pastorais. Elas expressam o amor de Paulo pelas igrejas e seu conselho aos pastores. Paulo escreveu 1 Timóteo para encorajar Timóteo a viver o evangelho e lutar para defendê-lo (1.18,19). O apóstolo então dá instruções sobre a oração em público (2.1-7) e sobre o papel da mulher (2.8-15) e do homem (3.1-16) na igreja.
Timóteo era filho de um casamento misto: a mãe dele era judia, e o pai, grego. Morava em Listra, na província romana da Galácia (perto de Konya, na atual Turquia). Paulo chegou a Listra durante a sua primeira viagem missionária, e tudo indica que foi nessa ocasião que Timóteo foi convertido. Ele se destacou tanto como cristão que, quando Paulo retornou, decidiu levá-lo consigo em suas viagens. Os líderes da igreja local incumbiram-no formalmente dessa tarefa e lhe deram sua benção. E daí em diante ele se tornou o companheiro constante, leal, confiável e muito amado de Paulo.
Timóteo não era corajoso por natureza, e frequentemente adoecia. Ele precisava de muito incentivo. Mas a confiança de Paulo não foi em vão. Nas epístolas a diversas igrejas ele fala com afeição desse "filho na fé". Timóteo não só viajava com Paulo e aparece como co-remetente de várias de suas epístolas, mas muitas vezes ele fazia a vez de emissário de Paulo às igrejas. Bem no início, Paulo, ao seguir viagem, o deixou em Bereia, para consolidar e dar continuidade ao trabalho nesse local e em Tessalônica. Ele foi enviado a Corinto quando Paulo soube dos problemas daquela igreja - uma tarefa nada fácil. E quando Paulo lhe escreveu esta carta, ele estava em Éfeso, supervisionando as igrejas cristãs do local e envolvido na escolha e treinamento de líderes da igreja.
Relevos funerários de Palmira do século I ou II d.C. Essas esculturas são de um homem e de uma mulher de um túmulo. 
As epístolas
1 e 2Timóteo e Tito foram escritas mais para o final da vida de Paulo. Ele estava livre quando escreveu 1 Timóteo e Tito, e recentemente havia desenvolvido trabalho evangelístico na Grécia e na região onde hoje fica a Turquia. Isso não corresponde a nada que conhecemos a partir do relato de Atos, e leva a supor que Paulo foi solto da prisão (At 28), continuou a pregar por algum tempo, e depois foi preso novamente e levado a Roma para julgamento. Ao escrever 2Timóteo, ele estava na prisão, prestes a ser executado.
Nessas "epístolas pastorais" - título geral das três cartas, derivado do fato de se relacionarem com o pastoreio ou liderança na igreja - temos orientações de Paulo sobre a maneira como Timóteo e Tito deveriam lidar com diversos problemas que encontraram na supervisão das igrejas sob responsabilidade. Paulo descreve as qualidades a serem levadas em conta na escolha de líderes da igreja. Ele dá conselhos sobre conduta pessoal. E tendo em vista as doutrinas falsas e enganosas, ele os incentiva a se concentrarem nas questões básicas e não se desviarem do caminho. A melhor maneira de fazer frente a ideias falsas é ensinar a verdade.
A igreja antiga não tinha dúvida de que essas epístolas foram de fato escritas por Paulo aos dois homens mencionados. Muitos eruditos modernos questionam isso, alegando que elas diferem das outras cartas de Paulo quanto a linguagem e conteúdo, e que combatem heresias do século 2, e não do século 1. Outros sugerem que são obra de um autor posterior, que teria incorporado algum material escrito pelo apóstolo. Mas isso só aumenta os problemas, e talvez exista uma explicação mais simples.
Sabemos que Paulo muitas vezes usava um secretário. Se este recebeu bastante liberdade para redigir o texto, a argumentação baseada no vocabulário se torna pouco convincente (por mais que análise seja feita com auxílio de computador!). O vocabulário e o estilo dessas epístolas muitas vezes são parecidos com os de Lucas, e talvez ele as tenha escrito a pedido de Paulo. Em 2Tm 4.11, Paulo diz: "somente Lucas está comigo". O problema do conteúdo é que Paulo diz a Timóteo e Tito coisas que eles certamente já sabiam. A razão disso pode ser a seguinte: Paulo queria que essas instruções fossem lidas nas igrejas. A questão das heresias também é contestável. Não há nada nas cartas que se pode dizer com certeza que Paulo não poderia ter escrito.
CONTINUE ESTUDANDO. 
Os problemas em Éfeso; Paulo e Timóteo
Timóteo era um jovem que precisava exercer autoridade num grupo que incluía pessoas mais velhas do que ele. Paulo deu conselhos sábios para seu relacionamento com os membros da igreja, tanto homens quanto mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...