COSTUMES BÍBLICOS: I E II Tessalonicenses


I E II Tessalonicenses

I E II TESSALONICENSES
RESUMO
Paulo escreve à fiel e sofredora igreja de Tessalônica. Ele estava preocupado com eles, mas agora recebera boas notícias. Ele os instrui na vida cristã e faz correções quanto a várias questões relacionadas à volta de Jesus e ao juízo final.
A cidade de Tessalônica recebeu este nome de Cassandro, um dos generais de Alexandre, o Grande, em honra a sua esposa, que era meia-irmã de Alexandre, por volta de 315 d.C. Ela se tornou a capital da Macedônia em 148 a.C., e uma cidade livre em 42 a.C., quando pôde escolher seus próprios governantes (cf.Atos 17.6). Ela era uma cidade portuária na Via Egnácia, a principal estrada romana leste-oeste entre Roma e Ásia Menor. Ela tinha um porto no golfo de Salônica, na ponta nordeste do mar Egeu. Na época de Paulo, este era o principal porto marítimo da Macedônia. A população da Macedônia nos dias de Paulo era de aproximadamente 200 mil, composta principalmente de gregos. Era um importante centro comercial e uma próspera cidade. A idolatria era a prática religiosa comum do povo. Havia uma sinagoga judaica na cidade, e a população de judeus era consideravelmente grande e influente (cf.Atos 17.5,6). Havia também um amplo segmento romano na cidade, com uma forte devoção a adoração ao imperador (cf.Atos 17.7 - Veja também: O CULTO AO IMPERADOR E O APOCALIPSE).

A igreja

A igreja foi fundada por volta de 50 d.C., depois que Paulo (com Silas e Timóteo) deixou Filipos, durante a segunda viagem missionária. Veja At 17.1-9. Segundo esse relato, Paulo não ficou muito tempo em Tessalônica: pregou por três sábados consecutivos na sinagoga e depois ficou um curto período de tempo na casa de Jasão. Logo os judeus provocaram um tumulto, porque Paulo estava conseguindo converter algumas das pessoas interessados no judaísmo. Jasão e outros cristãos foram arrastados perante os magistrados e soltos mediante pagamento de fiança. Por motivos de segurança, a jovem igreja pediu para os missionários partirem. Mas a perseguição continuou, alimentada por judeus e outras pessoas.

As Epístolas

De Tessalônica, Paulo e seus companheiros foram a Beréia. Depois, Paulo prosseguiu viagem, sozinho, para Atenas. Parece que Timóteo se juntou a ele em Atenas (1 Ts 3.1-2), mas logo foi enviado de volta a Tessalônica, para obter notícias. Paulo queria muito saber o que havia acontecido com o pequeno grupo de cristãos. Ele Já estava em Corinto quando Timóteo retornou com boas notícias.
A primeira epístola de Paulo aos tessalonicenses foi escrita nesse momento. Ela reflete o alívio e a alegria do apóstolo. Paulo responde perguntas que haviam surgido, e repete seu ensinamento sobre questões nas quais a igreja não tinha clareza. Paulo queria que a carta fosse a todos os cristãos (5.27), alguns dos quais não seriam capazes de ler pessoalmente. É possível que a carta foi circulada entre várias igrejas nas casas.
A segunda epístola foi escrita alguns meses depois da primeira. Nela, Paulo reforça o ensino da primeira e esclarece dúvidas, principalmente sobre o retorno de Cristo. Essas duas epístolas são as mais antigas cartas de Paulo que chegaram até nós (com a possível exceção de Gálatas) e são, provavelmente, os mais antigos textos doo NT. Elas foram escritas apenas 20 anos após a crucificação de Jesus.

1 Tessalonicenses

1Ts 1.1: Saudações introdutórias
A epístola é de Paulo. Mas ele escreve juntamente com Silvano (= Silas, veja At 15.40) e Timóteo, seus companheiros de trabalho em Tessalônica e, agora, em Corinto. Essa coautoria transparece no uso de "nós", algo que distingue 1 (e 2) Tessalonicenses das outras epístolas de Paulo.
1Ts 1.2-10: Fé, amor -- e esperança
A reação do povo de Tessalônica à mensagem do evangelho, e tudo que acontecera desde então, era motivo de gratidão a Deus. Aquele pequeno grupo de cristãos suportou a perseguição. Eles foram privados de seus mestres cedo demais. No entanto, permaneceram firmes. Além disso, em poucos meses se tornaram exemplo de fé inabalável para o resto da Grécia (7), propagando as boas novas por meio de palavras e modo de vida.
Verdadeiro (9) O Deus que é fiel e que cumpre as suas promessas.
Vs. 9-10 Breve síntese do evangelho de Paulo. Ele lhes ensinou sobre a natureza de Deus; sobre Jesus, seu Filho, que morreu para resgatá-los do juízo; e sobre sua ressurreição. A promessa do retorno de Cristo é particularmente preciosa para todos os que sofrem, e estas epístolas estão repletas dessa promessa.
1Ts 2.1-16: Paulo evoca sua permanência em Tessalônica
É evidente que os inimigos de Paulo procuraram difamá-lo. O apóstolo se defende, lembrando aos cristãos o que realmente aconteceu quando estava com eles. Ele não viera como charlatão itinerante, espalhando idéias dúbias com a intenção de enganar (3). E não estava atrás de dinheiro, de forma alguma (5). Ele viera para  dar, não obter (8), disposto a enfrentar mais problemas ainda, enquanto ainda se recuperava dos maus tratos sofridos em Filipos (2; veja At 16.22-24). Ele não dependia deles para seu sustento (9; embora os filipenses ajudassem a sustentá-lo: veja Fp 4.16). As convenções do sistema de clientelismo teriam feito de Paulo um devedor para com eles, tornando necessário que ele fizesse o que eles ordenassem. Obviamente Paulo queria evitar isso, e -talvez ainda mais- queria evitar a odiosidade dos pregadores itinerantes que diziam qualquer coisa para arrumar dinheiro.

Pouco restou da antiga cidade de Tessalônica. Hoje, conhecida como Thessaloniki, é a segunda maior cidade da Grécia. Nos tempos romanos, a Via Egnatia, pela qual Paulo viajou, passava só o Arco de Galério, retratado aqui. A rua ainda é chamada pelo seu nome antigo.
O Arco de Galério e a Rotunda de Galério são monumentos próximos da cidade de Tessalônica, na região da Macedônia Central, no norte da Grécia. Wikipédia
Endereço: Thessaloniki, Grécia


















Vs. 15-16 Paulo fala como um profeta do AT. Em nenhuma outra passagem Paulo é tão duro para com o seu povo.
1 Ts 2.17--3.13: "Sentimos muitas saudades de vocês!"
Paulo está tão próximo de seus convertidos quanto um pai de seus filhos. Apesar da distância, eles estavam em seu coração e seus pensamentos. Saber que eles estavam sofrendo era algo que o deixava muito aflito. A felicidade de Paulo -- até mesmo sua vida -- depende da continuação e do progresso deles na fé. Por isso, ele deseja vê-los e espera receber notícias. Estava até disposto a enfrentar Atenas sozinho, se isto significasse receber notícias deles. Assim, as notícias trazidas por Timóteo encheram o apóstolo de alegria e lhe deram novo ânimo. Seu único pensamento era vê-los novamente (11).
Satanás nos barrou o caminho (2.18) É do interesse do inimigo manter o missionário distante de seus convertidos.
Predissemos... (3.4) Os cristãos do primeiro século sabiam desde o início que podiam esperar problemas e sofrimento.
1Ts 4.1-12: Vivendo para Deus
Vs. 1-8: Vida sexual. Os padrões de conduta sexual seguidos pelos pagãos não correspondiam aos padrões de cristãos e judeus, mas exerciam uma forte influência sobre os recém convidados. No entanto, importava que tivessem autocontrole. Nessa matéria, cristãos não devem ofender ou prejudicar os outros.
Vs. 9-10: Amor cristão. Mesmo onde o amor já existe, sempre há espaço para mais.
Vs. 11-12: Trabalho. Entre os gregos, a classe dos nobres menosprezava o trabalho manual (embora artesãos se orgulhassem de seu trabalho). Havia também pessoas desocupadas e preguiçosas na igreja, bem felizes por viverem às custas de outros cristãos generosos. O próprio Paulo fazia trabalho manual, renunciando a posição social e identificando-se com os trabalhadores. E ele incentiva os tessalonicenses a fazerem o mesmo. A expectativa do retorno de Jesus era uma grande tentação no sentido de ficar longe da chatice do trabalho diário (veja também 2Ts 3.11-12).
Ninguém ofenda nem defraude a seu irmão (6, ARA) O mesmo princípio vale para solteiros e casados: a promiscuidade sexual priva a outra pessoa daquilo que por direito lhe pertence.
1Ts 4.13--5.11: A vinda do Senhor Jesus
Dois problemas surgiram a partir do ensinamento de Paulo sobre o assunto:
  • Alguns haviam morrido durante o tempo entre a partida de Paulo e a composição dessa epístola. Esses cristãos sairão perdendo (13-18)? De jeito nenhum, diz Paulo. Eles serão ressuscitados primeiro quando Cristo vier. E mortos e vivos, juntos, tomarão parte do triunfo do Senhor e desfrutarão de sua presença.
  • Quando o Senhor virá (5.1-11)? Ninguém sabe. Mas ele virá repentina e inesperadamente, e precisamos estar prontos. Por causa da promessa do arrebatamento, os que creem não sofrerão a ira do Dia do Senhor. Enquanto isso, eles podem sofrer a ira dos homens e de satanás.
Os que dormem (4.13,14) Essa é uma metáfora judaica, usada por Jesus e outros judeus que acreditavam na ressurreição dos mortos. Paulo está dizendo que a morte não é mais definitiva do que o sono: pela ressurreição, acordaremos revigorados e renovados. Ele não está ensinando a idéia de um "sono da alma" após a morte. 
A couraça (5.8) Fé, amor e a certeza da salvação futura são as defesas do cristão contra qualquer ataque. Confira Ef 6.14-20.
1Ts 5.12-22: Instruções finais
O tempo, ou o espaço, estava se esgotando. Mas Paulo conseguiu comprimir 17 instruções de ordem prática, bem típicas dele, nesses poucos versículos.Portanto, nestes últimos dias é necessário estarem vigilantes para que não sejam encontrados no mesmo estupor em que os incrédulos estão vivendo. Enquanto esperam e vigiam, eles devem edificar uns aos outros, respeitar os anciãos, e permanecer inculpados perante Deus e o mundo (5.12-22).
1Ts 5.23-28: Conclusão
A oração de Paulo é abrangente: ele intercede pela pessoa toda, em todos os aspectos ("espírito, alma, corpo"). Autoridade (a ordem severa de ler a carta a toda a igreja) e humildade andam juntas. O apóstolo, que nunca deixaria de orar por seus leitores, sabia o quanto precisava das orações deles. Paulo encerra com uma oração pela completa santificação deles com a garantia de que Deus fará que se cumpra. Ele pede oração para si, saúda os irmãos e os abençoa.
Ósculo santo/beijo de irmão (26) Veja 2Co 13.12. Esse era o costume familiar: as práticas da família se tornaram as práticas da igreja, que se reunia como família e nos lares.


2TESSALONICENSES
2Ts 1.1-2: Saudação inicial
2Ts 1.3-12: Elogios e incentivo
Vs. 3-4: Parece que os tessalonicenses protestaram contra o elogio rasgado que aparece na primeira epístola de Paulo (1Ts 1). Paulo responde que é mais do que justo que ele agradeça a Deus pela fé e pelo amor crescente deles, e também pela firmeza deles em meio à perseguição.
Vs. 5-12: Deus é justo e fará o que é certo. Portanto, é certo que aqueles que fazem o seu povo sofrer e rejeitam a verdade de Deus sofrerão, eles próprios, "destruição eterna" (separação permanente de Deus; o cristão, ao contrário, tem "vida eterna", presença contínua junto a Deus).
2Ts 2.1-12: O Dia virá
Esta passagem é uma das mais difíceis das epístolas de Paulo. (Até Pedro achava Paulo difícil de entender: 2Pe 3.16!) Ele fez alusão a ensinamentos que não nos foram transmitidos, Tanto assim que que boa parte do que estava claro aos primeiros leitores é, para nós, obscuro. É melhor, em alguns casos, admitir que não sabemos o significado do que fazer especulações.
Alguns dos cristãos tessalonicenses achavam que o Dia do Senhor já tinha chegado. Mas Paulo jamais havia dito (ou escrito, 2) isso. Antes daquele dia haverá, segundo ele, uma grande rebelião final contra Deus, liderada por um indivíduo totalmente oposto a ele. (Confira Ap 13; 1Jo 2.18-25). Naquele momento havia forças que restringiam ou detinham o mal, mas no final elas seriam retiradas. A vitória será possível somente através de Cristo, quando da sua vinda.
Homem da iniquidade/Perverso (3) Não Satanás em pessoa, mas o líder das forças que se opõem a Deus, que se apresenta como se fosse Deus. ("Filho da perdição" [ARA] é uma expressão hebraica que significa "aquele que está condenado à destruição".)

Aquele que agora o detém/não deixa que isso aconteça (7) Talvez Paulo personalize o princípio da lei e da autoridade que refreia o mal; ou talvez se refira a um ser angélico. Não sabemos com certeza.
Os que perecem (10) Porque não aceitaram o evangelho. Rejeitam a verdade que oferece salvação.
V. 11 Paulo vê Deus como aquele que tem, de fato, o controle último da situação. Por este motivo, ás vezes a Bíblia atribui o mal a Deus. Porém Deus quer que todos aceitem o seu convite para serem salvos.
2Ts 2.13 -- 3.5: Ação de graças e oração
Em nítido contraste com o assunto anterior, Paulo se volta aos tessalonicenses. Eles foram escolhidos e chamados por Deus, e aceitaram a verdade de bom grado. Eles compartilharão da glória do próprio Jesus.
Desde o princípio (2.13) Desde a eternidade (veja Ef 1.4).
As tradições (15, ARA) Não os costumes, mas a verdade sobre Jesus e seu ensino, fielmente transmitida pelos apóstolos. Esta é a mesma verdade que temos por escrito no NT.
Consolem (2.17, ARA) No sentido de encorajar, encher de ânimo (NTLH).
2Ts 3.6-15: "Não ficamos sem trabalhar"
Paulo enfatizou a necessidade do trabalho na sua primeira carta (1Ts 4.11). Mas parece que o entusiasmo diante de vinda de Cristo ajudou a piorar a situação. Assim, Paulo se dirige com palavras durante àqueles que ficavam à toa e viviam às custos dos outros. Eles não podiam justificar esse tipo de comportamento a partir do exemplo de Paulo.
2Ts 3.16-18: Conclusão
O presente é difícil, o futuro será pior (2.3-12). Mas apesar das circunstâncias, apesar das dificuldades, o cristão tem uma fonte inesgotável e infalível de paz.
No v. 17, Paulo tomou a pena da mão do secretário. Ele autenticou essa carta com a sua própria assinatura (veja 2.2), algo que costumava fazer em todas as suas cartas. 

2 comentários:

  1. UMA IGREJA JOVEM,MAS MADURA NO ESPIRITO,VENCEU AS LUTAS,AS PROVAS,AS PERSEGUIÇOES E A MORTE. ISTRUIDOS PELA PALAVRA DE DEUS! IGREJA DE TESSALONICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Obrigado por comentar. Volte sempre querido irmão - Pastor Edmundo.

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...