COSTUMES BÍBLICOS: A Bíblia e as Pessoas


A Bíblia e as Pessoas


Nosso sucesso ou fracasso na vida cristã
depende da qualidade de conhecimento bíblico que
armazenamos em nossa mente, com regularidade,
e de nossa obediência às suas verdades.

A BÍBLIA FOI ESCRITA PARA PESSOAS COMUNS 
Infelizmente, a maioria dos cristãos pensam que nunca conseguirão entender a Bíblia. Acreditam que ela foi escrita para teólogos ou pastores, e tudo que eles têm a fazer é escutar aos ensinos e palestras dos "entendidos na Bíblia", ou ler livros a respeito dela; mas passam pouco tempo estudando a Bíblia eles mesmos. E a parte triste de tudo isso é que a Bíblia não foi escrita para teólogos; foi escrita para pessoas como nós. Por exemplo, o Senhor disse, através do apóstolo João: "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados... porque conheceis o Pai." (1Jo 2.12, 14.) Portanto, está claro que os "filhinhos", ou crentes novos, podem entender a Bíblia. Isto significa que você, leitor, poderá compreender a Bíblia. Talvez nem todos sejam capazes de se aprofundar nas verdades bíblicas da mesma maneira que os teólogos, e haverá muitas coisas que não iremos compreender, mas a verdade é que muito maior é o número de instruções bíblicas que podemos entender, que as que não podemos.
Depois que nos convencemos de que podemos estudar a Palavra de Deus por nós mesmos, a nossa vida espiritual toma uma nova dimensão. Já vi crentes novos e também crentes mais antigos que nunca haviam ficado muito empolgados com sua experiência cristã, serem reavivados logo que se entregaram ao estudo da Bíblia sozinhos. É certo que uma pessoa pode ir para o céu sabendo pouco mais que João 3.16, ou Romanos 10.9, 10, pois esse maravilhoso dom de Deus, que é a salvação, é tão gratuito, que tudo que precisamos fazer é recebê-lo pela fé(Jo 1.12). Mas se desejarmos ser crentes felizes e vitoriosos, teremos que nos alimentar regularmente da Palavra de Deus, e isso requer aplicação de nossa parte. Quanto mais nos dedicarmos a isso, tanto mais rápido e melhor cresceremos na vida espiritual. E descobriremos depois que vale muito a pena o preço que temos que pagar.
Jesus enunciou a fórmula do sucesso pessoal, quando afirmou: "Ora, se sabeis estas cousas, bem-aventurados sois se as praticardes" (Jo 13.17). A felicidade, portanto, resulta de se conhecer a vontade de Deus revelada na Bíblia, e obedecê-la. O problema de muitos crentes é que não se aplicam ao estudo dos princípios bíblicos, e por isso não sabem o que Deus espera deles. Não é de se admirar que não recebam todas as bençãos da vida cristã.
Com dedicação, persistência, determinação, foco, empenho e organização, a pessoa interessada em estudar a Bíblia, não precisará mais que 15 minutos diários para atingir os seguintes objetivos:
  1. Ler a Bíblia toda.
  2. Ler os livros principais várias vezes.
  3. Gravar os princípios básicos mais importantes, as promessas de Deus e suas ordenanças.
  4. Estudar os principais capítulos.
  5. Aprender os versículos-chave.
  6. Adquirir um conhecimento prático da Bíblia.
  7. Formar o hábito permanente de estudar a Bíblia, o que enriquecerá toda sua vida.
Ninguém quer ser fraco, quer seja física ou espiritualmente. Os "jovens" de 1 João 2.14 já não eram mais "filhinhos"; eram fortes, porque a Palavra de Deus permanecia neles e eles haviam vencido o maligno. Isto significa que haviam se alimentado da Palavra de Deus, e não estavam mais sendo constantemente derrotados pelo pecado e pelas tentações. Existe somente um modo para se crescer e fortalecer espiritualmente - ler e estudar a Palavra de Deus.
O que a leitura diária da Bíblia fará por uma pessoa? 
  • Ela nos tornará crentes mais fortes
  • Ela nos dará certeza de salvação
  • Ela nos dará confiança e poder na oração
  • Nos dará a purificação dos pecados
  • Ela nos dará alegria
  • Produzirá paz
  • Ela nos orientará nas decisões da vida
  • Ela nos capacitará a testemunhar de nossa fé
  • Será uma garantia de sucesso 
Infelizmente, muitos cristãos crêem que estão "ocupados demais" para revigorarem a mente cada dia, na Palavra de Deus. O que não percebem é que, a longo prazo, um momento devocional diário não lhes custa nada, pois o restante do dia será mais proveitoso, do que nos dias em que negligenciam a leitura bíblica. Um brilhante neuro-cirurgião de Atlanta, nos Estados Unidos, declara: "Os momentos mais importantes de meu dia são os primeiros trinta minutos, logo depois que acordo, e por isso passo vinte deles lendo e estudando a Palavra de Deus. Isto enriquece o restante do dia." Experimente isto; você irá gostar.
Veja mais acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...