COSTUMES BÍBLICOS: Como ler a Bíblia


Como ler a Bíblia

Como Ler a Bíblia
Se queremos estudar a Bíblia, temos que formar  o hábito de ler longas passagens das Escrituras. Para se ser "aprovado, como obreiro" diante de Deus (2Tm 2.15), o estudo bíblico é essencial. Mas a base desse estudo deve ser a leitura. Mas já aprendi que a pessoa que não adquiriu o hábito de ler regularmente a Bíblia, nunca cultivará o de estudá-la. Na verdade, geralmente, a prática constante da leitura das Escrituras é que leva a pessoa a se tornar um estudioso desse Livro. Até agora não encontrei alguém que apreciasse o estudo bíblico, que não houvesse antes aprendido a cultivar o hábito de ler as Escrituras com regularidade.
A paz não é automática. Ela vem inundar
o nosso coração quando enchemos a mente
com as promessas, os princípios e os exemplos
da fidelidade de Deus, como são ensinados em sua Palavra
Para tirarmos o máximo proveito da leitura, consideremos com atenção as seguintes observações:
1- Ler diariamente  
A leitura diária da Bíblia é para a vida espiritual aquilo que a alimentação diária é para a vida física.
2- Marcar a duração do tempo   
Sinceramente, se o leitor deseja realmente fazer o esforço perante Deus, e quer mesmo obter um conhecimento prático da Palavra, é melhor marcar 15 minutos diários, no mínimo.
Se pararmos para examinar a questão, veremos que, na verdade, quinze minutos não é muito tempo. A maioria das pessoas passam mais tempo que isso lendo jornais ou assistindo o noticiário da TV, ou passa estes minutos em telefonemas desnecessários. Além disso, empregamos mais tempo que isso em nossas três refeições diárias, para alimentar o corpo.
3- Marcar um lugar definido   
Quando escolhemos um lugar definido para fazermos a leitura, isso ajuda nossa concentração e persistência. De preferência à uma mesa, pois isso auxilia na concentração.Outra vantagem é que elimina outras distrações visuais. Quanto menos objetos houver na mesa, além da Bíblia, melhor será. Fazer a leitura regularmente nesse "lugar tranquilo" ajuda a criar o clima devocional.
4- Ler com um lápis na mão   
O melhor modo de sintonizar o pensamento e colocá-lo numa atitude de atenção é pegar um lápis e preparar-se para receber uma mensagem de Deus. Isto nos torna mais alertas, e cria em nós um senso de expectativa de que Deus vai nos comunicar alguma coisa que precisamos saber. Outra vantagem é que auxilia na memorização. "O aprendizado não se completa, sem que haja a repetição escrita." Sempre que descobrimos uma lição nova no texto que lemos, devemos anotá-la. Isso não somente é uma forma de registrar o fato para uma possível revisão no futuro, como também ajuda a gravar o pensamento mais firmemente no cérebro.
5- Ler a Bíblia devocionalmente  
A Bíblia é um livro vivo, escrito  por um Deus de amor, dirigido a seus filhos e é "proveitosa" (prática).
A melhor maneira de se ler a Palavra de Deus devocionalmente é, em oração, pedir ao Senhor alguma mensagem para o dia. Muitas vezes, ele nos dá um pensamento que vem de encontro à necessidade de nosso coração. Às vezes, Ele nos dá uma benção que necessitaremos mais tarde, no decorrer do dia. Em qualquer dos casos, é bastante útil anotar a mensagem recebida. Entretanto, será bom examinarmos com atenção o pensamento recebido para ver se é verdadeiro. A Bíblia foi escrita em parágrafos, e não em versos. A divisão em versículos só aconteceu 1500 anos após as Escrituras haverem sido completadas. Nunca devemos retirar um verso de seu contexto, para formularmos uma mensagem especial para o dia. É perigoso retirá-los de seu contexto. Sabemos que o Espírito Santo  é o autor da Bíblia, e como é Ele quem nos transmite a mensagem divina, pela inspiração, na hora que lemos, Ele nunca nos levará a aplicar uma passagem de sua Palavra que seja contrária à sua vontade ou que esteja em conflito com seu significado original. 
A leitura devocional proporciona
a cada crente a inspiração espiritual 
de que precisa para o viver diário,
a qual deverá estar sempre
baseada na verdade revelada na
Bíblia.
Veja sobre o diário espiritual e faça o seu!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...