COSTUMES BÍBLICOS: Momentos Marcantes de Jacó

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

Momentos Marcantes de Jacó

Estes são os Momentos Marcantes da vida de Jacó:

  • A promessa - Gn 25.22,23
  • A primogenitura - Gn 25.29-34
  • A benção - Gn 27
  • O sonho - Gn 28.12-22
  • O casamento - Gn 29-30
  • O encontro com Deus - Gn 32.22-32

Retorno a Betel

Quando Jacó retorna ao lugar da promessa de Deus, esta seção da narrativa chega ao seu final. Este capítulo é uma conclusão, antes do início da história de José. Deuses estrangeiros foram eliminados. Deus reafirmou sua aliança. Raquel morreu perto de Belém (Efrata), ao dar à luz a Benjamim, o último dos 12 filhos de Jacó. A cortina se fecha sobre os dois irmãos, Esaú e Jacó, quando eles enterram seu pai idoso, no túmulo da família (Gn 35.29).

Jacó vive os últimos 17 anos de sua vida no Egito.
Ele pede a José que faça um juramento de que ele vai enterrá-lo na Terra Santa. Ele abençoa os dois filhos de José , Manassés e Efraim , elevando-os ao status de seus próprios filhos como progenitores de tribos dentro da nação de Israel.
O patriarca deseja revelar o final do dia para seus filhos, mas é impedido de fazê-lo.
Jacó abençoa seus filhos, atribuindo a cada um o seu papel como uma tribo, de Judá produzirá líderes, legisladores e reis ; sacerdotes virá de Levi, estudiosos de Issacar , marítimos de Zebulon ,
professores de Simeão , soldados de Gad , juízes de Dan , olivicultores de Asher , e assim,
Ruben é repreendido por " contaminar a cama do casamento de seu pai "; Simeão e Levi, pelo massacre de Siquém e o complô contra Jose. Naftali é concedido a rapidez de um cervo , Benjamin com a
ferocidade de um lobo, e José é abençoado com a beleza e a fertilidade.
Um grande cortejo fúnebre composto por descendentes de Jacó , ministros de Faraó, os principais cidadãos do Egito e da cavalaria egípcia acompanha Jaco em sua viagem final para a Terra Santa , onde ele está enterrado na Caverna Macpela em Hebrom .
Jose, também, morre no Egito, com a idade de 110 anos. Ele também orienta que seus ossos fossem levados para fora do Egito e enterrado na Terra Santa, mas isso viria a acontecer apenas com o êxodo dos israelitas do Egito.
Gênesis 47:28-50:26
A linhagem de Esaú
Mais uma vez, antes de começar um novo capítulo da história, o autor oferece uma atualização do outro ramo da família. Esaú/Edom, o Vermelho (por causa do caldo vermelho pelo qual trocou seu direito de primogenitura), deu seu nome à terra de Seir que tomara dos horeus (Gn 36; Dt 2.12; 2.22).
Edom O território de Esaú fica a leste do mar Morto, com o vale de Arabá e a região montanhosa de ambos os lados. A estrada real, importante rota comercial, passava pelo planalto oriental. Posteriormente houve inimizade entre Edom e Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O ESPÍRITO MENTIROSO? ENTENDA 1 REIS 22

Pode um Deus santo usar o engano? O relato do profeta Micaías e do rei Acabe, condenado à morte (1 Reis 22), nos confronta com essa questão...