Costumes Bíblicos: Momentos Marcantes de Jacó

Momentos Marcantes de Jacó

Estes são os Momentos Marcantes da vida de Jacó: 

A promessa - Gn 25.22,23

A primogenitura - Gn 25.29-34

A benção - Gn 27

O sonho - Gn 28.12-22

O casamento - Gn 29-30

O encontro com Deus - Gn 32.22-32

Retorno a Betel 
Quando Jacó retorna ao lugar da promessa de Deus, esta seção da narrativa chega ao seu final. Este capítulo é uma conclusão, antes do início da história de José. Deuses estrangeiros foram eliminados. Deus reafirmou sua aliança. Raquel morreu perto de Belém (Efrata), ao dar à luz a Benjamim, o último dos 12 filhos de Jacó. A cortina se fecha sobre os dois irmãos, Esaú e Jacó, quando eles enterram seu pai idoso, no túmulo da família (Gn 35.29).


Jacó vive os últimos 17 anos de sua vida no Egito. 
Ele pede a José que faça um juramento de que ele vai enterrá-lo na Terra Santa. Ele abençoa os dois filhos de José , Manassés e Efraim , elevando-os ao status de seus próprios filhos como progenitores de tribos dentro da nação de Israel.
O patriarca deseja revelar o final do dia para seus filhos, mas é impedido de fazê-lo.
Jacó abençoa seus filhos, atribuindo a cada um o seu papel como uma tribo, de Judá produzirá líderes, legisladores e reis ; sacerdotes virá de Levi, estudiosos de Issacar , marítimos de Zebulon ,
professores de Simeão , soldados de Gad , juízes de Dan , olivicultores de Asher , e assim,
Ruben é repreendido por " contaminar a cama do casamento de seu pai "; Simeão e Levi, pelo massacre de Siquém e o complô contra Jose. Naftali é concedido a rapidez de um cervo , Benjamin com a
ferocidade de um lobo, e José é abençoado com a beleza e a fertilidade.
Um grande cortejo fúnebre composto por descendentes de Jacó , ministros de Faraó, os principais cidadãos do Egito e da cavalaria egípcia acompanha Jaco em sua viagem final para a Terra Santa , onde ele está enterrado na Caverna Macpela em Hebrom .
Jose, também, morre no Egito, com a idade de 110 anos. Ele também orienta que seus ossos fossem levados para fora do Egito e enterrado na Terra Santa, mas isso viria a acontecer apenas com o êxodo dos israelitas do Egito.
Gênesis 47:28-50:26

A linhagem de Esaú 
Mais uma vez, antes de começar um novo capítulo da história, o autor oferece uma atualização do outro ramo da família. Esaú/Edom, o Vermelho (por causa do caldo vermelho pelo qual trocou seu direito de primogenitura), deu seu nome à terra de Seir que tomara dos horeus (Gn 36; Dt 2.12; 2.22).

Edom O território de Esaú fica a leste do mar Morto, com o vale de Arabá e a região montanhosa de ambos os lados. A estrada real, importante rota comercial, passava pelo planalto oriental. Posteriormente houve inimizade entre Edom e Israel.

Abraão, Isaque, Jacó e as 12 tribos de Israel


DESTAQUE NO SITE

JESUS e a Lei

Jesus rejeitou a  Lei? Não. Veja: Mt 5.17; Jo 14.10; 14.21; Rm 7.12; Gn 26.5; Ex 31.18  Alguns cristãos acreditam equivocadament...

MAIS ACESSADOS