COSTUMES BÍBLICOS: Significado dos detalhes do Santuário


Significado dos detalhes do Santuário

O que cada detalhe desse Santuário significava?

Primeiramente, o Santuário tinha três portas.
1ª Porta: da rua para o Pátio.
2ª Porta: do Pátio para o Lugar Santo.
3ª Porta: do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo.
Os judeus costumavam *chamar essas portas pelos seguintes nomes [*essas informações é de cunho hebraico que dar respaldo de que no santuário as 3 portas com as indicações que Yeshua é: Caminho, Verdade e Vida na representatividade de HaShem que é o Pai, o nome dessa tradição hebraica é: Nothizaderah que significa=tradição orgânica do judaísmo do Mashyach, nessa literatura tem alguns textos literário que confirma as evidências de Yeshua ben-Yossef. (*Informação concedida pelo grupo de estudos Os Discipulos de Yeshua Hamashia,Fim dos Tempos "Baruch Haba B'Shem" - Profecias Yeshua)
  • a) da rua para o Pátio: O Caminho
  • b) do Pátio para o Lugar Santo: Verdade
  • c) do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo: Vida
Então, era comum falar: Caminho, Verdade e Vida.
Quando Jesus Cristo estava aqui na terra, Ele usou essas palavras referindo-se a Ele mesmo. (Jo 14.6). Veja, Jesus disse: Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida. Ou seja, Eu sou a porta. (Jo 10.7-9). Confirmando aí que as três portas do Santuário se aplicavam a Jesus.
Nas ilustrações ainda, veja:

No Pátio

  1. O Altar de Sacrifício (Lv 1.9), era símbolo de Cristo, do sacrifício de Cristo (Ef 5.2).
  2. Pia ou Bacia (Êx 30.18), era símbolo do Espírito Santo (Jo 7.37-39), era símbolo da Bíblia - a Palavra de Deus (Ef 5.26) e era símbolo do Batismo (Jo 3.5).

No Lugar Santo

  1. A messa com 12 pães, simbolizando as 12 tribos de Israel. (Êx 25.30). E o pão sem fermento, simbolizava Jesus - o Pão da Vida (Jo 6.48), lembrando que não tinha fermento porque o fermento era símbolo do pecado. E como Jesus nunca pecou, o pão tinha que ser sem fermento.
  2. Castiçal (Menorah) com 7 lâmpadas (Êx 40.24), simbolizava as 7 igrejas do Apocalipse (Ap 1.20).
  3. Luz do Santuário que ficava acesa de dia e de noite, representava Jesus - A Luz do mundo (Jo 8.12).
  4. Altar de Incenso (Êx 40.26), representava a oração dos santos, o culto a Deus (Ap 5.3).

Lugar Santíssimo

  1. Arca da Aliança (Êx 26.33) sobre o Propiciatório, era visível a Presença de Deus
Qual o significado dos objetos da Arca da Aliança?
  1. O Maná
  2. A Vara de Arão
  3. As Tábuas da Lei
A HISTÓRIA DA 
ARCA DA ALIANÇA
O Maná: representava o cuidado de Deus, que Deus proverá. Deus cuida de nós e provê o necessário pra você e eu vivermos.
A Vara de Arão: significava que Deus está no controle. É Deus quem dirige a Sua Igreja, o Seu povo e a nossa vida. É Deus que está no controle de tudo, até da sua vida.
As Tábuas da Lei: representava o amor e a justiça de Deus ou o Juízo Final.
Você percebeu?
O cordeirinho simbolizava Jesus
O sacerdote simbolizava Jesus
As três portas simbolizavam Jesus
O sacrifício era o sacrifício de Jesus.
Por isso veja o que aconteceu quando Jesus morreu na cruz, já que tudo representava Jesus, já que tudo era símbolo de Jesus.
O que aconteceu quando Jesus morreu na cruz?
Primeiro vamos a Isaías 53 pra você ter a certeza de que tudo que tinha no Santuário, simbolizava Nosso Senhor Jesus Cristo.
Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Isaías 53:3-7
João Batista o reconheceu como o Cordeiro de Deus. (Jo 1.36).
Todo o ritual do Santuário apontava pra Jesus.
Assim como o pecador confessava os seus pecados e transferia sua culpa para o cordeiro e o cordeirinho morria, assim também Jesus levou sobre Si as nossas culpas, nossos pecados, todos os pecados Jesus levou sobre Si, e infelizmente, Jesus teve que morrer. Mas felizmente que Ele morreu, porque se Ele não morresse, nós não seríamos salvos. E levou sobre Si os nossos pecados, como o cordeirinho no Antigo Testamento também simbolizava isto.
Antes do calvário somente o sumo sacerdote podia entrar no Santo dos Santos do templo (que representava a presença de Deus) e foi separado dos povos por uma cortina muito grossa. A primeira coisa que aconteceu imediatamente após Jesus entregar o espírito, era que essa mesma cortina foi rasgada em dois, de alto a baixo declarando que todas as pessoas devem ter acesso constante ao Pai e na Sala do Trono por meio de Jesus Cristo. Vamos finalizar este estudo analisando o texto:
E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
Mateus 27:50,51
Ou seja, quando Jesus morreu na cruz, todo aquele ritual do Santuário acabou. Todo aquele sistema de sacrifício de cordeiros do passado, perderam o valor quando Cristo morreu na cruz.
Hoje, Jesus está ressuscitado, no Céu a direita de Deus, no Lugar Santíssimo do Santuário intercedendo por nós.
O que Deus espera de mim e de você?
Vejamos:
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Apocalipse 3:20
Lembra?
No Santuário tinha 3 portas. Jesus é a porta, Ele abriu a porta da salvação pra você quando morreu na cruz. Hoje só falta você abrir a porta do seu coração.
Como está o seu coração?
Está fechado ou aberto?

36 comentários:

  1. MUITO BOM MATERIAL. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se para entrar no Santo dos Santos tem que dar oferta?

    ResponderExcluir
  3. Olá! A entrada no Santo dos Santos era feita apenas pelo Sumo Sacerdote uma vez a cada ano. No Dia da Expiação, ele oferecia sacrifícios por seus pecados e pela impureza de todo o povo (Lv 16) Não sei se isto corresponde a sua pergunta. mas a simples entrada no Lugar Santíssimo, não era dada nenhuma oferta. Se desejar, leia este artigo aqui mesmo dentro do site neste link: https://www.costumesbiblicos.com/2018/05/sacerdocio-no-antigo-testamento.html . Ok? Fique a vontade se houver dúvidas ou curiosidades. Paz!

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei muito interessante, porém gostaria que me apontasse algum livro ou link que dá suporte a esta afirmação referente as portas.
    Obrigado,
    Francisco J. P. Navarro

    favor enviar para:
    franciscojpnavarro@gmail.com

    ou postar resposta para que outros leitores também possam ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Francisco, graciosa paz. Nosso estudo teve como texto base, as Escrituras Sagradas nos Livros do Pentateuco entre Êxodo, Levítico, Números 3.25,26 [outra porta]também no Novo Testamento em Hebreus 9.3[uma porta]..etc.. ou seja, foi um conjunto de pesquisa e áudios. E como o irmão leu acima..para cada lugar desses, havia uma entrada protegida por um véu..essas entradas são descritas por "porta". Também no Evangelho de João 10.7,9 o Próprio Senhor disse ser "a porta"..e também em outro texto Jo 14.6 Ele afirma ser O Caminho, A Verdade e A Vida..pra se chegar a Deus. Ou seja, o Lugar Santíssimo. Como o irmão vê acima, tinha que se passar por essas três entradas. Foi horas à fio para montarmos este estudo. Mas como o amado necessita de mais afirmação para nos delegar confiança, consideramos vosso pedido e buscamos na web, outro link externo, não pertencente ao nosso Ministério. Mandaremos para o irmão, no email que nos informou. Tendo em vista, nossa política de privacidade de não postar links fora da plataforma. Ok? Verifique sua caixa de entrada ou caixa de lixo dos emails. Obrigado por comentar.Paz Volte sempre.

      Excluir
    2. esta tudo em conformidade

      Excluir
    3. Caminho-Verdade-Vida

      Excluir
  5. Muito bom o estudo gostei muito desse conteúdo

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amados, grande estudo esse, muito interessante mesmo.

    Acredito que a dúvida do nosso amigo Francisco seja a mesma que possuo.

    Nessa postagem, lemos que:

    "Os judeus costumavam chamar essas portas pelos seguintes nomes:
    a) da rua para o Pátio: O Caminho
    b) do Pátio para o Lugar Santo: Verdade
    c) do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo: Vida"

    Já localizei essa mesma informação em outros sites, mas nem um deles pode me referenciar uma fonte desse costume dos judeus, como um livro ou algo do tipo.

    Se os amados a tiverem, gostaria muito de a conhecer, para poder me aprofundar no assunto.

    Agradeço a atenção
    Adriel Macedo
    i2081tb@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriel. Obrigado por comentar. Como se trata de uma tradição judaica, muitas vezes passada de boca em boca, como a Torá oral, torna-se um pouco complicado conseguirmos algum escrito mesmo que seja extra-bíblico. Mas, assim como informamos ao nosso amigo Francisco, solicitamos por imails..a alguns mestres rabinos alguma informação refente. Ok? É muito demorado. Vamos aguardar. Assim que recebermos qualquer dica, traremos aqui para os amados cavar mais fundo as Escrituras. Graciosa paz!

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigado;
      As Escrituras são maravilhosas, e o Antigo Testamento um tesouro sem igual; muitas pessoas ignoram a pérola que de fato é e o renegam a segundo plano.
      Fico feliz em encontrar um site que se dedique a esse tipo de estudo

      Paz,

      Aguardo o retorno de vocês.
      Meu e-mail é:
      i2081tb@gmail.com

      Excluir
    3. Realmente! As Escrituras é a maior bênção que o Eterno revelou à humanidade.Entregue a Moisés(Moshe) no Monte Sinai. Obrigado pelo comentário carinhoso. Sim. Dedicamos maior parte ao estudo e pesquisas sobre os primórdios das História do Antigo Testamento. Graciosa paz!

      Excluir
    4. Olá homem de Deus. Me mande também as referências sobre as portas, por favor.

      luan2019quimica@gmail.com

      Graça e paz.

      Excluir
    5. Olá amado leitor de nome anônimo! Se o amigo começar a ler o artigo desde o princípio, notará que no segundo parágrafo, já mencionamos as referências. Graciosa paz!

      Excluir
  7. Graça e paz.Parabéns pelo eximio estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciosa paz! Obrigado pelo carinho! Volte sempre. O Eterno te abençoe!

      Excluir
  8. Comecei a estudar o Assunto recentemente pois constitui a base de nossa fé!
    A minha questão é a seguinte :
    Que definição se dá a esse assunto e qual é a sua importância?
    Dianguenda Dias Pedro
    Whatsapp:+244941705963

    ResponderExcluir
  9. Toda a busca pelo Conhecimento das Escrituras Sagradas é importante! A Importância é de altíssima para se obter com clareza o quão ligado esteve o Ministério do Senhor com toda a Lei e seu significado. Se você mesmo mencionou que o assunto constitui a base de sua fé, não entendi sua pergunta sobre as definições e importância! Pra nós, toda a ESCRITURA É IMPORTANTE. TODA ELA! DO INÍCIO AO FIM! Graciosa paz!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, amado e querido irmão, esse estudo é uma benção, foi uma honra por ler. Contudo, gostaria de saber se a há algum documento ou link, para que eu podesse saber mais sobre esse costume hebraico, e ter um texto em mão para comprovar sua veracidade. Eu pretendo pregar sobre isso na igreja, e caso alguém pergunte por algum documento hebraico, quero tê-lo em mão.

    ResponderExcluir
  11. Meu amado irmão, poderia mostra-me algum documento ou link que comprove a veracidade do costume judaico?

    Se poderem mandar, eu agradeço.

    rangelpedromonteiro12@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Interessante. Quais são as fontes bibliográficas para a inferência de que as portas do tabernáculo se chamavam caminho, verdade e vida?

    ResponderExcluir
  13. Olá caro leitor Flavio Salcedo! Espero que esteja bem. Bom, no início do artigo, já damos as referências. Lembramos que essa é uma tradição judaica e até mesmo o Próprio SENHOR se referia a ELE quando falava as famosas frases. Ok? Talvez não vá encontrar o livro acima citado, na internet. Uma dica, procure-o numa livraria de produtos judaicos proximo a sua casa. Graciosa paz!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por esse estudo.

    ResponderExcluir
  15. 😭 meu que estudo maravilhoso! Tem alguma rede social? Para que eu possa te seguir? Muito profundo onde encontro mais como esses ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que bom que tenha gostado. Siga-nos aqui no site e também se desejar, siga-nos no Facebook, aqui: https://www.facebook.com/costumesbiblicos
      Também no lado direito da tela, nas colunas,desça até o final da página, tem várias outras opções de nos seguir. Ok? Grata pelo seu gosto.

      Excluir
  16. Amei,muito bom o estudo!!!

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o estudo. Você pode falar qual é o seu ministério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) Obrigado pela leitura. Olha só o Costumes Bíblicos é uma Entidade independente e não somos patrocinados ou afiliados a nenhuma denominação ou movimento religioso específico ok? E quanto ao meu ministério, se sua pergunta for em relação a alguma denominação; eu não sou vinculada a nenhuma. Não sou judia, no entanto, abracei a Aliança do Senhor Deus e amo a SUA VERDADE, e sigo os ensinamentos por Rabinos,(ensinamentos Judaicos) embora sou sim, crente em Yeshua (Jesus Cristo) O reconhecendo como O MESSIAS de Israel nosso Salvador. Sou Missionária e Teóloga com formação
      e credenciada pelo Seminário Internacional Gospel. Então, meu ministério é independente desses tradicionais. A Doutrina Bíblica e as Leis da Sagrada Escritura é que eu sigo e são a base do meu ministério. Dado e confiado a mim pelo Senhor dos Exércitos de Israel, O Eterno Criador, por Quem minha alma espera e à Quem minha alma ama e louvarei para sempre ELE, por ter me escolhido para levar SUA mensagem às Nações! Graciosa paz :)

      Excluir
  18. Transmissão oral de uma tradição hebraica que não está vinculada a nenhuma referência bibliográfica, que não foi referenciada por nenhum Pai da igreja ou pesquisador a exemplo Flavio Josefo.
    fica difícil de validar! ainda que a aplicação pareça belíssima.
    seria possível encontrar algum documento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As questões do Maicon são pertinentes, sem fonte clara e confirmada sobre as informações da matéria, respaldado por escritores, e ou documentários, bíblicos e ou extra bíblicos(Flávio Josefo seria uma fonte de confirmação excelente, só exemplo.) fica difícil crer nessas informações como verdadeiras, mesmo que pareçam dignas de credibilidade, isto é, sem confirmação, é especulação...A intenção da irmã é excelente mas sem respaldo que garanta credibilidade.

      Excluir
    2. Bom, não escrevo usando minha "intenção" - Mas, estou aberta para receber comentários. Estou segura do que escrevo sob muita pesquisas e leituras. Mas confio em escritos judaicos e do hebraico bíblico. E me atenho também, ao que o Próprio Yeshua falou; Quando Ele citou "Verdade", "Caminha" e "Vida" Ele tinha em mente que Suas palavras e Seus ensinamentos, eram de fácil entendimento para Seus ouvintes, tendo em vista, que eram judeus e compreendiam isso. E em relação ao Templo, era a Pérola de suas vidas! Até o Senhor Jesus Cristo o admirava! Como citei no início do artigo, há documentos históricos do movimento judaico. Também não vou ficar aqui tentando persuadi-los a crer ou não. Existem inúmeros documentos de Flávio Josefo(Escritor judeu do primeiro século e de família sacerdotal) que descreve as maravilhas do Templo antes de sua destruição em seu livro "Guerra", e muitos relatos sobre a vida de Yeshua(Jesus); e há quem, também, duvide de seus escritos. Esse movimento judaico chamado Nothizaderah; em suas literaturas dá evidências desse relado de Yeshua. Quem sabe se, um de nós, consiga encontrar em uma livraria judaica antiga, uma dessas literaturas perdidas. Há sempre uma novidade!

      Excluir
  19. Olá Maicon :) a quê sua pergunta se refere? aos nomes citados no inicio do texto? "Caminho, Verdade, e Vida"? Se sim, detalhes dessa expressão muito usada por Yeshua em referencia a Ele mesmo, realmente não é muito fácil de encontrar não; há um livro, como citei acima, por um rabino messiânico do movimento chamado "Nothizaderah" que, por rabinos, na época, foi impedido de se multiplicar as edições. Esse documento citado nesse livro, não achamos pela internet, mas, se na sua cidade houver alguma livraria judaica, talvez você possa encontrar. Não garanto, mas... quem sabe você consiga! Ok? Confesso que não é fácil não Mas as citações são verdadeiras. Ou, me diga, por qual motivo e pensando em quê, Yeshua[Jesus] usou essa expressão? Há milhares de relatos, histórias verdadeiras e impressionantes que não foram escritas ou traduzidas e, ou inclusas no Cânon das Escrituras. Mas estão registradas nos livros das Histórias de Israel. Devemos cavar fundo e esticar as bases de nossas tendas e não limitar nossa visão ou impedi-la de ver a largueza e a beleza das histórias dos extras-bíblicos! Eles nos ajudam a entender melhor as Escrituras e o porque dos usos e expressões usadas por Jesus Cristo e pelos profetas e reis e sábios da Bíblia! Você concorda? Graciosa paz :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...