COSTUMES BÍBLICOS: A cidade de Roma


A cidade de Roma

A CIDADE DE ROMA
Roma fica junto ao rio Tigre, e se beneficia dos "sete montes" sobre os quais foi construída.
Algumas das estruturas mais antigas de Roma foram descobertas no monte Palatino. Antes do tempo dos imperadores, a cidade era relativamente pequena.
Aparentemente, Augusto (o primeiro Imperador) foi responsável por transformá-la numa cidade de mármore. Sem dúvida, quando se lê a respeito das realizações de Augusto, fica claro que ele transformou Roma numa capital digna do período dos romanos.
A cidade em si era enorme. Estimativas de seu tamanho podem ser obtidas a partir do número de donativos distribuídos durante o governo de Augusto: em 5 a.C. foram contemplados 320.000 membros da plebe urbana. Se forem adicionados a este números os escravos, as mulheres e as crianças, ficará claro que a cidade tinha, possivelmente, mais de um milhão de habitantes.
O coração administrativo de Roma era o fórum. Era ali que o Senado se reunia na Cúria. Numa posição mais elevada em relação ao fórum ficava um enorme templo dedicado a Júlio Céssar, que passara a ser considerado um deus.
Na verdade, havia dois outros fóruns no primeiro século d.C. (até Trajano acrescentar outro complexo).
O primeiro era um fórum iniciado por Júlio César e terminado por Augusto. Ele incluía um templo de Vênus Genetriz, a divindade de quem César acreditava que descendia a sua família.
Ao lado ficava o fórum de Augusto, dominado pelo grande templo de Marte o Vingador, que foi consagrado antes da batalha de Filipos, travada entre Augusto e Marco Antônio de um lado, e Brutus e Cássio, assassinos de César, de outro.
Para se ter uma idéia da quantidade de prédios religiosos que havia em Roma, basta lembrar que Augusto afirmou que num único ano, em 28 a.C., ele restaurou 82 templos! Um Altar da Paz, ricamente decorado, celebrava a paz, uma das grandes dádivas que o Imperador havia deixado para Roma e o Império.
O palácio do Imperador ficava no monte Palatino, acima do fórum romano. Nesse local ficava a casa de Augusto, que foi gradualmente ampliada num complexo maior no tempo de Domiciano.
Augusto permitiu que uma parte de suas propriedades fosse usada para a construção de um importante templo a Apolo; autores contemporâneos afirmaram que o Imperador se havia tornado um vizinho dos deuses.
Outros imperadores tiveram planos igualmente grandiosos. O biógrafo imperial Suetônio dá conta de que Gaio (Calígula) supostamente transformou o templo de Castor e Pólux, no fórum romano, numa entrada para o seu palácio, que ficava numa ladeira, logo atrás. Nero construiu um enorme complexo na área próxima ao futuro Coliseu. Conhecido como Casa Dourada, continha várias salas de jantar, uma estátua colossal de Nero, banhos e parques.
Esta era a cidade que Paulo pôde, finalmente, visitar. Chegou lá como prisioneiro. Anteriormente, ele escrevera uma longa carta aos cristãos da capital, muitos dos quais ele conhecia. Ali ele passaria dois anos sob custódia, depois de apelar a César para que julgasse o caso dele. Sua liberdade era limitada, mas isso não o impediu de escrever e fazer planos. Nem impedia que pessoas fossem até ele para aprender mais sobre Jesus e a nova vida que ele tem a dar.
É provável que Paulo tenha sido morto em Roma. Segundo a tradição, em Roma o apóstolo Pedro foi crucificado.
O insano Calígula (Gaio), que sucedeu o Imperador Tibério em 37 d.C., foi assassinado em 41 d.C. Depois dele veio Cláudio.



Em 69 d.C., Roma teve quatro Imperadores. Por fim as tropas optaram por Vespasiano. Foi seu filho Tito quem destruiu Jerusalém em 70 d.C. Vespasiano governou até 79 d.C. e morreu dois meses antes do Vesúvio explodir, soterrando Pompéia.

















exércitos romanos
Os exércitos de Roma não só conquistaram o Império como também mantinham a ordem em todas as suas partes.
O fórum da Roma antiga.
No centro fica o templo
de Castor e Pólux: à esquerda,
o templo de Vesta; ao fundo,
o arco da vitória do Imperador
Tito e o Coliseu. 
À direita fica o monte Palatino.









Um comentário:

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...