Costumes Bíblicos: Obadias

Obadias

Logo Design by FlamingText.com
Maldição de Edom
Obadias ("servo de Jeová") é o menor livro do Antigo Testamento. Seu curto cabeçalho não fornece detalhes a respeito do profeta ou da época de seu ministério. A tradição judaica associava-o ao Obadias que serviu na corte do rei Acabe (1Rs 18.1-16), mas isso parece ser improvável.
Resumo
Uma profecia contra Edom
Deste profeta, não se sabe nada além do nome, que significa "servo de Deus". Sua profecia diz respeito à queda de Edom (para outras profecias contra Edom, veja Is 34.5-15; Jr 49.7-22; Ez 25.12-14; 35.1-15; Am 1.11-12).
Edom ocupava a região montanhosa a sudeste do mar Morto. A capital, Sela (agora Petra), ficava num planalto acima de um desfiladeiro rochoso, e o acesso se dava através de uma estreita fenda (cerca de 4 m de largura). Era praticamente inexpugnável. De lugares fortificados nas montanhas como esse, os edomitas lançavam seus ataques contra a Palestina. Como descendentes de Esaú, eram parentes dos israelitas, mas jamais houve um bom relacionamento entre os dois povos. O ultraje final _ e o motivo da profecia de Obadias _ foi a invasão de Judá patrocinada pelos edomitas, enquanto Jerusalém estavam sendo saqueada pelos babilônios em 587 a.C.
Obadias denuncia o orgulho de Edom (3). Os edomitas consideravam suas fortalezas invencíveis, mas eles seriam totalmente destruídos (8-10).
No século 5 a.C., os árabes tomaram Edom, e, no século 3, a região foi conquistada pelos nabateus (que construíram a cidade de Pedra, na atual Jordânia). Alguns edomitas se instalaram no sul de Judá. Herodes o Grande, rei dos judeus na época do nascimento de Jesus, era descendente deles. Após o ano 70 d.C., os edomitas desapareceram completamente da história. 
Em contraste com o Edom despojado, Israel voltaria a possuir uma grande extensão de terra, que incluiria inclusive o antigo território edomita (17-21).
Sela
Obadias anunciou juízo sobre Edom.
Na foto pode-se vê a fortaleza de "Sela" (Umm al Biyara, que significa "cisternas"), antiga capital de Edom
»Temã (9) Importante cidade de Edom, pátria de Elifaz, amigo de Jó. O monte Esaú (ARA) é o monte Seir.
»V.19 "Neguebe": o deserto do sul; "planície": a Sefelá, ou região de colinas que fica junto à planície costeira ocidental; "Efraim e Samaria": o reino do Norte, Israel; "Gileade": a leste do Jordão.
»V.20 "Sarepta" (1Rs 17.9; Lc 4.26) ficava entre Tiro e Sidom, na Fenícia (hoje Sarafand, no Líbano); "Sefarade" pode ser Sardes, na região onde hoje fica a Turquia.

DESTAQUE NO SITE

JESUS e a Lei

Jesus rejeitou a  Lei? Não. Veja: Mt 5.17; Jo 14.10; 14.21; Rm 7.12; Gn 26.5; Ex 31.18  Alguns cristãos acreditam equivocadament...

MAIS ACESSADOS