COSTUMES BÍBLICOS: A vida pública de Jesus

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

A vida pública de Jesus

Em que época poderíamos situar o começo da vida pública de Jesus? Em Lucas 3.1, somos informados de que João Batista começou a pregar no ano quinze do império de Tibério César. Sendo assim, de acordo com Lucas e com os outros três evangelistas, deve ter transcorrido um período muito curto, talvez de alguns meses apenas, entre o aparecimento do precursor e a manifestação do Messias. O próprio Lucas assinala que quando Jesus foi batizado começava a ser de quase trinta anos (Lc 3.23); logo depois deste episódio, o Mestre deu início à Sua pregação pública. Essas duas informações são muito vagas, já que, mesmo colocando-se de lado o fato de que não seja coisa muito segura calcular o período de tempo entre os dois ministérios, também não é possível determinar com certeza o que devemos entender por ano quinze do império de Tibério César.
Pode-se calcular esse ano quinze de dois modos distintos, que resultam em dois anos de diferença. Alguns contam os anos desse reinado desde a morte de Augusto, predecessor de Tibério (19 de agosto de 767 da fundação de Roma, ano quatorze da era cristã); de maneira que o décimo quinto ano deveria ser considerado a partir do dia 19 de agosto de 781 a 19 de agosto de 782 de Roma, ou seja, o ano 28 ou 29 da era cristã. Com esta conta, temos os cerca de 30 anos que Jesus tinha na época. Mas estimar a data do Seu nascimento entre o ano 751 e 752 seria inadmissível, pois o nascimento do Salvador ocorreu ainda no período em que Herodes, o Grande, vivia, por isto não pode ser depois do início do ano 750, quando ocorreu a morte desse monarca. (Veja mais aqui: A VIDA DE JESUS E O RECENSEAMENTO)
Para deixar bem clara esta grande dificuldade, a maior parte dos exegetas contemporâneos julga preferível tomar como ponto de partida dos anos do reinado de Tibério aquele em que Augusto o associou ao trono, o ano 765 de Roma (12 da era cristã). Assim, o ano décimo quinto de Tibério estaria entre 779 e 780 de Roma (26 ou 27 da era cristã), e Jesus teria os 30 anos, contados a partir do ano 749 ao ano 750. Por meio das inscrições e medalhas antigas, tem-se verificado que esta maneira de contar a duração dos reinados dos imperadores romanos era comum, pelo menos nas províncias do Oriente.
Outro dado cronológico que o quarto Evangelho fornece nos permite fixar nessa mesma época o começo da vida pública do Salvador, tomando ao pé da letra as palavras de Jesus: Derribai este Templo, e em três dias o levantarei (Jo 2.19), e o que os judeus lhe responderam: Em quarenta e seis anos, foi edificado este Templo, e tu o levantarás em três dias? (v.20).
Tratava-se do segundo Templo, erguido por Zorobabel. Este edifício foi construído sobre as ruínas do Templo erguido por Salomão (incendiado pelos caldeus depois da tomada de Jerusalém no ano 587 a.C.), após o cativeiro na Babilônia (Ed 3 e 4; Ag 2.1-10). (Veja mais aqui: O TEMPLO DE SALOMÃO E SUAS RECONSTRUÇÕES)
Restaurado e engrandecido por Herodes com magnificência no começo do ano 734 de Roma, este segundo Templo só foi concluído muito depois (sendo Alvino governador da Judeia, entre 62 e 64 d.C.), poucos anos antes de ser destruído pelos romanos (no ano 70 d.C.). Somando 46 a 734, obtém-se o ano 780 de Roma (27 da era cristã) para a primeira Páscoa na vida pública de Jesus.
OS VÁRIOS PERÍODOS DA VIDA PÚBLICA DE JESUS
Ajuda muito mais eficaz nos presta João, conforme já temos visto, com relação à ordem cronológica dos acontecimentos, pois ele procedeu de maneira muito minuciosa ao mencionar as festas religiosas que, dividindo o ministério de Jesus em várias partes, ajudam-nos a acertar e a deduzir a harmonia dos quatro relatos evangélicos. Essas festas são, pois, para um exegeta, um verdadeiro fio condutor ou, empregando outra metáfora, luzes sinalizadoras colocadas ao longo do caminho.
É natural que todo crente deseje seguir o Divino Mestre o mais de perto que puder, por entre os vários acontecimentos de Sua vida de Missionário, de Pregador do Evangelho e de Fundador da Igreja.
*DOIS DOS PONTOS CULMINANTES DA VIDA DE JESUS
*O BATISMO DE JESUS
(Entre Jesus [santíssimo, perfeitíssimo] e o batismo de arrependimento, existia uma oposição real e ainda patente com a tradição. Vamos refletir um pouco)
*A TENTAÇÃO DE JESUS
(Jesus não caiu em pecado, mas foi realmente tentado. Mas até nesse aspecto há uma grande diferença entre Ele e nós.)
A DERROTA DE SATANÁS 
(Desta vez, no entanto, Satanás deixa cair a máscara. "Adore-me"! Tal é a horrível proposta que o diabo se atreve a fazer a Jesus.)
A AGONIA DE CRISTO, O MESSIAS DE ISRAEL
CONTINUE LENDO ⇓   

3 comentários:

  1. Este tema é fascinante e precisamos conhecê-lo melhor para de fato entendermos a missão de salvação que Jesus veio trazer ao mundo, e como ela se desenvolve por meio de sua igreja, que tem 20 séculos de existência. É um milagre perene, como Ele disse: "Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos".

    ResponderExcluir
  2. Este tema é apaixonante e precisamos conhecê-lo melhor para entender a missão salvífica de Jesus, que continua sendo exercida por meio de sua igreja nestes 20 séculos de sua existência. Ele disse: Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo leitor Dirceu! Graciosa paz! Perfeitamente! O NOSSO SENHOR é Maravilhosamente Incrível e ETERNO! Que bom que gostou! Siga-nos para receber nossas atualizações!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Arcanjo Miguel e a disputa pelo corpo de Moisés

Miguel e o corpo de Moisés Uma passagem enigmática na carta de Judas diz: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e discutia ace...