COSTUMES BÍBLICOS: LEVÍTICO - Caminho da Santidade

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

LEVÍTICO - Caminho da Santidade

Santidade e pureza são os principais temas do livro de Levítico, que era o guia de adoração tanto para os sacerdotes como para os homens comuns de Israel. Ele descreve a maneira como as pessoas precisavam aproximar-se do Deus Santo, como os sacerdotes deveriam auxiliar nesse processo e como todos deveriam demonstrar santidade pessoal.
"A santidade caracteriza o próprio Deus e tudo o que pertence a Ele [...]. A santidade é intrínseca ao caráter de Deus".(Gordon Wenham) Portanto, Ele ordena: "Sejam santos, porque eu sou santo" (Lv 11.44,45; 19.2; 20.26). Leia mais sobre Santidade, na visão do Original Hebraico Bíblico,  AQUI
Deus é retratado como o Ser santo que está sempre presente na vida cotidiana do Seu povo. Talvez, seja isso o que faz com que muitas pessoas fujam do livro de Levítico. Como alguém conseguiria viver de acordo com o padrão de santidade exigido por Deus? Contudo, é evidente que a santidade é um estado de graça para o qual os verdadeiros cristãos são chamados e capacitados por Deus. Para os cristãos do Antigo Testamento, isso significava ter fé nos mandamentos, rituais e sacrifícios divinos. A expiação pelo sangue de sacrifícios de animais era necessária porque sem derramamento de sangue não há remissão (Hb 9.22). A palavra "sangue" aparece 88 vezes em Levítico, lembrando o povo da gravidade do pecado e apontando para o sacrifício final de Cristo (At 20.28; Rm 5.9; Ap 7.14).

FOTO: Mikvá (banheira judaica de ritual para purificação) em Masada. 
O propósito do livro de Levítico é ensinar o povo de Israel a andar em santidade prática com Deus, necessária por sua posição de nação eleita (Êx 4.22,23), redimida (Êx 12), regenerada (Êx 14.31) e santa. Um povo em posição espiritual tão elevada precisava saber de que maneira a conduta diária deveria estar de acordo com sua condição. Eles precisavam aprender sobre santificação prática a fim de que cumprissem as obrigações da aliança mosaica e, assim, obedecessem à ordem de ser um reino sacerdotal (Êx 19.5,6). O descumprimento dessa ordem fez com que os profetas acusassem o povo de Israel e com que este, por sua vez, perdesse a glória do Senhor (Ez 8--11).
O livro de Levítico retoma de onde Êxodo parou. Deus revelou o conteúdo de Levítico a Moisés depois da renovação da aliança mosaica (Êx 32--34) e após vir habitar no tabernáculo (Êx 40.34-38). Uma vez que os acontecimentos do livro ocorreram após a chegada ao Sinai e antes da partida dali, nenhum movimento geográfico é descrito no livro de Levítico. Todos os acontecimentos indicados ocorreram enquanto a nação estava acampada no Sinai. Levítico foi escrito no Sinai inicialmente para a geração que vivenciou o êxodo.
O título hebraico do livro é Wayyiqra', "e Ele chamou", derivado da primeira palavra do texto. Os judeus intitularam o livro de "A lei dos sacerdotes" e "A lei das ofertas", conforme o tema. A LXX intitulou-o de Leuitikon, que significa "aquilo que diz respeito aos levitas", da mesma forma que o título em língua inglesa. Levítico é um livro sobre as ofertas sacerdotais e as festas religiosas do povo judeu. (Veja mais sobre as festas, aqui: AS GRANDES FESTAS RELIGIOSAS, e sobre as leis, aqui: A LEI DE DEUS)
A Estela de Hamurabi, (foto ao lado) contendo o famoso código de Hamurabi (cerca de 1700 a.C.). veja mais aqui: O CÓDIGO DE HAMURABI
A mensagem de Levítico é que a nação poderia ter uma santificação progressiva e, assim, diferenciar-se das nações vizinhas graças ao acesso diário a Deus por meio de sacrifícios (cap. 1--10) e obediência (cap. 11--27). Dessa forma, o livro dá grande ênfase à santidade [hb. qodesh], termo empregado 87 vezes em Levítico. O texto também ressalta a santificação. A palavra santificar é encontrada 17 vezes. E Levítico ainda enfatiza o sacrifício e a adoração. Essa ênfase pode ser observada nas ordenanças das diversas festas, que ditam quando e em que circunstâncias a nação deveria apresentar-se diante do Senhor para adorá-Lo (Lv 23).
Destaque do hebraico 
Santo. Em hebraico,קדשׂ (qodesh). O substantivo exerce, muitas vezes, função de adjetivo com sentido de "santo", "sagrado", "consagrado" ou "santificado". Ele aparece 92 vezes em Levítico para referir-se àquilo que é dedicado ao Senhor no âmbito das coisas sagradas. Ele também pode designar um "lugar sagrado" ou santuário (Lv 16.16). Ao ocorrer duas vezes seguidas, ele é empregado como superlativo: lugar santíssimo [ARC] ou Santo dos Santos [ARA] (Êx 26.34). O emprego no singular indica santidade (Êx 15.11), e o plural pode significar coisas sagradas (Lv 5.15). A santidade é associada à glória de Deus e exige respeito, o qual inclui restrições, uma vez que Deus é Santo e separado do pecado. Portanto, coisas sagradas e pessoas santas são separadas e consagradas para os propósitos de Deus. 

NOME
REFERÊNCIA
ELEMENTOS
SIGNIFICADO
HOLOCAUSTO
Lv 1;6.8-13
Novilho,carneiro,bode,rola
Ou pombinho sem defeito.(Sempre animais machos,mas as espécies variavam de acordo com a condição econômica da pessoa)
Voluntário.Significa
Propiciação pelos pecados,entrega e devoção totais a Deus, e compromisso com Ele.
Oferta de cereal.Também chamada de oferta de manjares ou oferta de tributos
Lv 2;6.14-23
Grão,farinha ou pão(sempre sem fermento)feito com azeite e sal;ou incenso.
Voluntária.Significa agradecimento pelas primícias.
Oferta de comunhão.Também chamada de sacrifício pacífico,que inclui(1)oferta pacífica,(2)voto e (3) oferta voluntária
Lv 3;7.11-36;22.17-30;27
Qualquer animal sem defeito.(As espécies de animal variavam de acordo com a condição econômica da pessoa.)(1)Pode ser oferta de manjares.
Voluntário.Simboliza a comunhão com Deus.(1)Significa agradecimento por uma bênção específica;(2)oferece uma expressão ritualística de um voto; e (3)simboliza a gratidão geral(a ser feito para um ou dos três rituais religiosos exigidos).
Oferta pelo pecado
Lv 4.1—5.13;6.24-30;12.6-8
Animal macho ou fêmea sem defeito,como segue:novilho para o sumo sacerdote ou para a congregação;bode para o rei;cabra ou carneiro para as pessoas comuns;rola ou pombo para indivíduos de condição inferior;a décima parte de um efa de farinha para as pessoas muito pobres.
Obrigatório.Para aquele que pecou involuntariamente ou que estava imundo, a fim de obter purificação.
Oferta pela culpa
Lv 5.14—6.7;7.1-6;14.12-18
Carneiro ou cordeiro sem defeito.
Obrigatório.Para aquele que privou alguém de seus direitos ou profanou algo sagrado.Para leprosos,a fim de serem purificados.

Veja mais sobre sacrifícios, aqui:


IMPORTÂNCIA TEOLÓGICA
A Santidade de Deus é o tema teológico dominante de Levítico. O Senhor é retratado como um Deus Santo, pessoal e sempre presente que exige santidade daqueles que querem ter relacionamento de aliança com Ele. Pessoas, animais e até mesmo plantas devem ser santos perante o Senhor (Lv 11.44,45; 19.24), assim como os sacerdotes, os levitas e os utensílios do Tabernáculo (Lv 21.6; 29.36; 40.9). Anos mais tarde, o profeta Zacarias (Lv 14.20,21) previu uma época em que até mesmo as bacias e panelas de Jerusalém seriam consagradas ao SENHOR. A santidade caracterizará o futuro Reino do Messias (Is 66.20,21), e a Nova Jerusalém será a Cidade Santa (Ap 21.2). Os escritores do Novo Testamento aplicam o tema da santidade aos cristãos do Novo Testamento. Pedro cita a ordem de Levítico ao escrever: mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1.15,16). Paulo acrescenta: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12.1). O Novo Testamento baseia-se no princípio do Antigo Testamento de um sacrifício expiatório para erradicar os efeitos do pecado, da debilidade e da corrupção do homem. Somente a expiação sacrificial do Filho de Deus, que é sem pecado, é suficiente para purificar-nos do pecado e da injustiça (1Jo 1.7).

SACERDOTES DO ANTIGO TESTAMENTO (Ordem alfabética)
NOME REFERÊNCIA IDENTIFICAÇÃO
Arão Êxodo 28--29 Irmão mais velho de Moisés; primeiro sumo sacerdote de Israel
Abiatar 1 Samuel 22.20-23; 2 Samuel 20.25 Filho de Aimeleque que escapou dos assassinos em Nobe
Abiú Veja Nadabe e Abiú
Aimeleque 1 Samuel 21--22 Liderou uma comunidade sacerdotal em Nobe; morto por Saul em razão de favorecer Davi
Amarias 2 Crônicas 19.11 Sumo sacerdote durante o reinado de Josafá
Amazias Amós 7.10-17 Sacerdote perverso de Betel; confrontou o profeta Amós
Azarias 2 Crônicas 26.16-20 Sumo sacerdote que se opôs a Uzias quando o rei começou a agir como profeta
Eleazar e Itamar Levítico 10.6; Números 20.26 Filhos tementes de Arão; Eleazar: segundo sumo sacerdote de Israel
Eli 1 Samuel 1--4 Descendente de Itamar; levantou Samuel em Siló
Eliasibe Neemias 3.1; 13.4,5 Sumo sacerdote durante o reinado de Josias
Elisama e Jeorão 2 Crônicas 17.7-9 Ensinou sacerdotes durante o reinado de Josafá
Esdras Esdras 7--10; Neemias 8 Escriba, professor e sacerdote durante a reconstrução de Jerusalém
Hilquias 2 Reis 22--23 Sumo sacerdote durante o reinado de Josias
Hofni e Fineias 1 Samuel 2.12-36 Filhos maus de Eli
Itamar Veja Eleazar e Itamar
Jaaziel 2 Crônicas 20.14-17 Levita que garantiu a Josafá a libertação das mãos de um inimigo
Jeoada 2 Reis 11--12 Sumo sacerdote que salvou Joás da exterminação realizada pela rainha Atalia
Jeorão Veja Elisama e Jeorão
Josué Ageu 1.1,12; Zacarias 3 Primeiro sumo sacerdote depois do cativeiro babilônico
Nadabe e Abiú Levítico 10.1,2 Filhos maus de Arão
Pasur Jeremias 20.1-6 Falso sacerdote que perseguiu o profeta Jeremias
Fineias  (1) Números 25.7-13; (2) Veja Hofni e Fineias (1) Filho de Eleazar; terceiro sumo sacerdote de Israel, cujo zelo pela pureza na adoração eliminou uma praga
Selemias Neemias 13.13 Sacerdote durante a época de Neemias; encarregado de administrar celeiros
Urias 2 Reis 16.10-16 Sacerdote que construiu um altar pagão para o perverso rei Acaz
Zadoque 2 Samuel 15; 1 Reis 1 Sumo sacerdote durante o reinado de Davi e Salomão

2 comentários:

  1. Boa noite irmã Maria Digna Cavalcante. Que profundidade e clareza na apresentação deste estudo edificante. Deus a abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e bom dia irmã Carla Couto! Graciosa paz :) Obrigado por sua leitura e que bom que gostou!

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Arcanjo Miguel e a disputa pelo corpo de Moisés

Miguel e o corpo de Moisés Uma passagem enigmática na carta de Judas diz: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e discutia ace...