COSTUMES BÍBLICOS: LEVÍTICO - Caminho da Santidade


LEVÍTICO - Caminho da Santidade

Santidade e pureza são os principais temas do livro de Levítico, que era o guia de adoração tanto para os sacerdotes como para os homens comuns de Israel. Ele descreve a maneira como as pessoas precisavam aproximar-se do Deus Santo, como os sacerdotes deveriam auxiliar nesse processo e como todos deveriam demonstrar santidade pessoal.
"A santidade caracteriza o próprio Deus e tudo o que pertence a Ele [...]. A santidade é intrínseca ao caráter de Deus".(Gordon Wenham) Portanto, Ele ordena: "Sejam santos, porque eu sou santo" (Lv 11.44,45; 19.2; 20.26). Leia mais sobre Santidade, na visão do Original Hebraico Bíblico,  AQUI
Deus é retratado como o Ser santo que está sempre presente na vida cotidiana do Seu povo. Talvez, seja isso o que faz com que muitas pessoas fujam do livro de Levítico. Como alguém conseguiria viver de acordo com o padrão de santidade exigido por Deus? Contudo, é evidente que a santidade é um estado de graça para o qual os verdadeiros cristãos são chamados e capacitados por Deus. Para os cristãos do Antigo Testamento, isso significava ter fé nos mandamentos, rituais e sacrifícios divinos. A expiação pelo sangue de sacrifícios de animais era necessária porque sem derramamento de sangue não há remissão (Hb 9.22). A palavra "sangue" aparece 88 vezes em Levítico, lembrando o povo da gravidade do pecado e apontando para o sacrifício final de Cristo (At 20.28; Rm 5.9; Ap 7.14).

FOTO: Mikvá (banheira judaica de ritual para purificação) em Masada. 
O propósito do livro de Levítico é ensinar o povo de Israel a andar em santidade prática com Deus, necessária por sua posição de nação eleita (Êx 4.22,23), redimida (Êx 12), regenerada (Êx 14.31) e santa. Um povo em posição espiritual tão elevada precisava saber de que maneira a conduta diária deveria estar de acordo com sua condição. Eles precisavam aprender sobre santificação prática a fim de que cumprissem as obrigações da aliança mosaica e, assim, obedecessem à ordem de ser um reino sacerdotal (Êx 19.5,6). O descumprimento dessa ordem fez com que os profetas acusassem o povo de Israel e com que este, por sua vez, perdesse a glória do Senhor (Ez 8--11).
O livro de Levítico retoma de onde Êxodo parou. Deus revelou o conteúdo de Levítico a Moisés depois da renovação da aliança mosaica (Êx 32--34) e após vir habitar no tabernáculo (Êx 40.34-38). Uma vez que os acontecimentos do livro ocorreram após a chegada ao Sinai e antes da partida dali, nenhum movimento geográfico é descrito no livro de Levítico. Todos os acontecimentos indicados ocorreram enquanto a nação estava acampada no Sinai. Levítico foi escrito no Sinai inicialmente para a geração que vivenciou o êxodo.
O título hebraico do livro é Wayyiqra', "e Ele chamou", derivado da primeira palavra do texto. Os judeus intitularam o livro de "A lei dos sacerdotes" e "A lei das ofertas", conforme o tema. A LXX intitulou-o de Leuitikon, que significa "aquilo que diz respeito aos levitas", da mesma forma que o título em língua inglesa. Levítico é um livro sobre as ofertas sacerdotais e as festas religiosas do povo judeu. (Veja mais sobre as festas, aqui: AS GRANDES FESTAS RELIGIOSAS, e sobre as leis, aqui: A LEI DE DEUS)
A Estela de Hamurabi, (foto ao lado) contendo o famoso código de Hamurabi (cerca de 1700 a.C.). veja mais aqui: O CÓDIGO DE HAMURABI
A mensagem de Levítico é que a nação poderia ter uma santificação progressiva e, assim, diferenciar-se das nações vizinhas graças ao acesso diário a Deus por meio de sacrifícios (cap. 1--10) e obediência (cap. 11--27). Dessa forma, o livro dá grande ênfase à santidade [hb. qodesh], termo empregado 87 vezes em Levítico. O texto também ressalta a santificação. A palavra santificar é encontrada 17 vezes. E Levítico ainda enfatiza o sacrifício e a adoração. Essa ênfase pode ser observada nas ordenanças das diversas festas, que ditam quando e em que circunstâncias a nação deveria apresentar-se diante do Senhor para adorá-Lo (Lv 23).
Destaque do hebraico 
Santo. Em hebraico,קדשׂ (qodesh). O substantivo exerce, muitas vezes, função de adjetivo com sentido de "santo", "sagrado", "consagrado" ou "santificado". Ele aparece 92 vezes em Levítico para referir-se àquilo que é dedicado ao Senhor no âmbito das coisas sagradas. Ele também pode designar um "lugar sagrado" ou santuário (Lv 16.16). Ao ocorrer duas vezes seguidas, ele é empregado como superlativo: lugar santíssimo [ARC] ou Santo dos Santos [ARA] (Êx 26.34). O emprego no singular indica santidade (Êx 15.11), e o plural pode significar coisas sagradas (Lv 5.15). A santidade é associada à glória de Deus e exige respeito, o qual inclui restrições, uma vez que Deus é Santo e separado do pecado. Portanto, coisas sagradas e pessoas santas são separadas e consagradas para os propósitos de Deus. 

NOME
REFERÊNCIA
ELEMENTOS
SIGNIFICADO
HOLOCAUSTO
Lv 1;6.8-13
Novilho,carneiro,bode,rola
Ou pombinho sem defeito.(Sempre animais machos,mas as espécies variavam de acordo com a condição econômica da pessoa)
Voluntário.Significa
Propiciação pelos pecados,entrega e devoção totais a Deus, e compromisso com Ele.
Oferta de cereal.Também chamada de oferta de manjares ou oferta de tributos
Lv 2;6.14-23
Grão,farinha ou pão(sempre sem fermento)feito com azeite e sal;ou incenso.
Voluntária.Significa agradecimento pelas primícias.
Oferta de comunhão.Também chamada de sacrifício pacífico,que inclui(1)oferta pacífica,(2)voto e (3) oferta voluntária
Lv 3;7.11-36;22.17-30;27
Qualquer animal sem defeito.(As espécies de animal variavam de acordo com a condição econômica da pessoa.)(1)Pode ser oferta de manjares.
Voluntário.Simboliza a comunhão com Deus.(1)Significa agradecimento por uma bênção específica;(2)oferece uma expressão ritualística de um voto; e (3)simboliza a gratidão geral(a ser feito para um ou dos três rituais religiosos exigidos).
Oferta pelo pecado
Lv 4.1—5.13;6.24-30;12.6-8
Animal macho ou fêmea sem defeito,como segue:novilho para o sumo sacerdote ou para a congregação;bode para o rei;cabra ou carneiro para as pessoas comuns;rola ou pombo para indivíduos de condição inferior;a décima parte de um efa de farinha para as pessoas muito pobres.
Obrigatório.Para aquele que pecou involuntariamente ou que estava imundo, a fim de obter purificação.
Oferta pela culpa
Lv 5.14—6.7;7.1-6;14.12-18
Carneiro ou cordeiro sem defeito.
Obrigatório.Para aquele que privou alguém de seus direitos ou profanou algo sagrado.Para leprosos,a fim de serem purificados.

Veja mais sobre sacrifícios, aqui:


IMPORTÂNCIA TEOLÓGICA
A Santidade de Deus é o tema teológico dominante de Levítico. O Senhor é retratado como um Deus Santo, pessoal e sempre presente que exige santidade daqueles que querem ter relacionamento de aliança com Ele. Pessoas, animais e até mesmo plantas devem ser santos perante o Senhor (Lv 11.44,45; 19.24), assim como os sacerdotes, os levitas e os utensílios do Tabernáculo (Lv 21.6; 29.36; 40.9). Anos mais tarde, o profeta Zacarias (Lv 14.20,21) previu uma época em que até mesmo as bacias e panelas de Jerusalém seriam consagradas ao SENHOR. A santidade caracterizará o futuro Reino do Messias (Is 66.20,21), e a Nova Jerusalém será a Cidade Santa (Ap 21.2). Os escritores do Novo Testamento aplicam o tema da santidade aos cristãos do Novo Testamento. Pedro cita a ordem de Levítico ao escrever: mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (1Pe 1.15,16). Paulo acrescenta: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional (Rm 12.1). O Novo Testamento baseia-se no princípio do Antigo Testamento de um sacrifício expiatório para erradicar os efeitos do pecado, da debilidade e da corrupção do homem. Somente a expiação sacrificial do Filho de Deus, que é sem pecado, é suficiente para purificar-nos do pecado e da injustiça (1Jo 1.7).

SACERDOTES DO ANTIGO TESTAMENTO (Ordem alfabética)
NOME REFERÊNCIA IDENTIFICAÇÃO
Arão Êxodo 28--29 Irmão mais velho de Moisés; primeiro sumo sacerdote de Israel
Abiatar 1 Samuel 22.20-23; 2 Samuel 20.25 Filho de Aimeleque que escapou dos assassinos em Nobe
Abiú Veja Nadabe e Abiú
Aimeleque 1 Samuel 21--22 Liderou uma comunidade sacerdotal em Nobe; morto por Saul em razão de favorecer Davi
Amarias 2 Crônicas 19.11 Sumo sacerdote durante o reinado de Josafá
Amazias Amós 7.10-17 Sacerdote perverso de Betel; confrontou o profeta Amós
Azarias 2 Crônicas 26.16-20 Sumo sacerdote que se opôs a Uzias quando o rei começou a agir como profeta
Eleazar e Itamar Levítico 10.6; Números 20.26 Filhos tementes de Arão; Eleazar: segundo sumo sacerdote de Israel
Eli 1 Samuel 1--4 Descendente de Itamar; levantou Samuel em Siló
Eliasibe Neemias 3.1; 13.4,5 Sumo sacerdote durante o reinado de Josias
Elisama e Jeorão 2 Crônicas 17.7-9 Ensinou sacerdotes durante o reinado de Josafá
Esdras Esdras 7--10; Neemias 8 Escriba, professor e sacerdote durante a reconstrução de Jerusalém
Hilquias 2 Reis 22--23 Sumo sacerdote durante o reinado de Josias
Hofni e Fineias 1 Samuel 2.12-36 Filhos maus de Eli
Itamar Veja Eleazar e Itamar
Jaaziel 2 Crônicas 20.14-17 Levita que garantiu a Josafá a libertação das mãos de um inimigo
Jeoada 2 Reis 11--12 Sumo sacerdote que salvou Joás da exterminação realizada pela rainha Atalia
Jeorão Veja Elisama e Jeorão
Josué Ageu 1.1,12; Zacarias 3 Primeiro sumo sacerdote depois do cativeiro babilônico
Nadabe e Abiú Levítico 10.1,2 Filhos maus de Arão
Pasur Jeremias 20.1-6 Falso sacerdote que perseguiu o profeta Jeremias
Fineias  (1) Números 25.7-13; (2) Veja Hofni e Fineias (1) Filho de Eleazar; terceiro sumo sacerdote de Israel, cujo zelo pela pureza na adoração eliminou uma praga
Selemias Neemias 13.13 Sacerdote durante a época de Neemias; encarregado de administrar celeiros
Urias 2 Reis 16.10-16 Sacerdote que construiu um altar pagão para o perverso rei Acaz
Zadoque 2 Samuel 15; 1 Reis 1 Sumo sacerdote durante o reinado de Davi e Salomão

2 comentários:

  1. Boa noite irmã Maria Digna Cavalcante. Que profundidade e clareza na apresentação deste estudo edificante. Deus a abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém e bom dia irmã Carla Couto! Graciosa paz :) Obrigado por sua leitura e que bom que gostou!

      Excluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...