COSTUMES BÍBLICOS: O Santuário e Jesus Cristo

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

O Santuário e Jesus Cristo


O Tabernáculo de Moisés. Tabernáculo "tenda", "lugar de morada" ou "santuário". Era um lugar sagrado onde Deus escolheu para atender o seu povo, os israelitas, durante os 40 anos em que vagaram pelo deserto sob a liderança de Moisés. Era o lugar onde os líderes e as pessoas se reuniram para adorar e oferecer sacrifícios e obter perdão dos seus pecados.
Vamos começar com:
A restauração da Verdade!
  • Antes do pecado: o relacionamento de Deus com o homem era Face a face (Gn 2.15-17).
  • Após o pecado: o homem só ouvia a voz de Deus (Gn 3.10).
No tempo de Isaías o homem não ouvia a voz de Deus (Is 59.2)
Nos dias de hoje, lemos em Apocalipse 3.20 "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."(Ap 3.20)
Percebeu o afastamento?
O homem tinha comunhão plena com Deus. Mas o pecado o afastou, afastou...
Hoje não ouvimos a voz de Deus. Os seres humanos não conseguem mais ouvir a voz de Deus (Ap 3.20). E é por esta razão, baseado nisso que Deus pediu: "Me faça um santuário e eu habitarei no meio deles." E no capítulo 25 de Êxodo, Deus diz o tipo de material que deveria utilizar para fazer o Santuário. Ouro, prata, bronze, cores, fala também das metragens. Toda orientação Deus dá para que o Santuário pudesse ser feito.
Quem fez o Santuário foi Moisés.
Mas como?
Ele não tinha especialidade em construção. Não sabia fazer isto.
Então Deus lhe deu a visão do Santuário para ele fazer exatamente semelhante aquele.
Vejamos agora:
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.
Apocalipse 11:19
Viu. Deus mostrou e Moisés fez igual a visão.
Agora vejamos:
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
Hebreus 8:5
Como é este Santuário?
Vejamos alguns detalhes desse Santuário:
  1. Um Pátio
  2. Um Lugar Santo
  3. Um Lugar Santíssimo
A. No Pátio: Pia ou Bacia com água - Altar do Sacrifício.
B. No Lugar Santo: *Uma mesa com 12 pães chamados pães da preposição. Pães feitos da flor da farinha sem fermento. *Um castiçal (Menorah) com sete lâmpadas. Essas lâmpadas ficavam acesas de dia e de noite. E o que mantinha elas acesas era o azeite. *O Altar do Incenso próximo a divisão para o Lugar Santíssimo; mas ainda no Lugar Santo.
C. No Lugar Santíssimo: *Uma cortina enorme (Véu) esse Véu é que separava o Santo do Lugar Santíssimo. *Uma Arca. Um caixote feito de madeira revestido de ouro, e esta Arca, é conhecida na Bíblia como a Arca da Aliança ou Arca do Concerto. Dentro desta arca que estava no Lugar Santíssimo, tinha:
  • O Maná
  • A vara de Arão que floresceu
  • As duas Tábuas da Lei ou (Os Dez Mandamentos).
Sobre a Arca, tinha uma tampa chamada Propiciatório e sobre a tampa, havia dois anjos (Querubins) feitos de ouro, um curvado para o outro. E no meio desses dois anjos, sobre a tampa, Deus se manifestava uma vez ao ano. Essa manifestação era conhecida como Shekinah (Uma nuvem de fogo). Esse dia era conhecido como o Dia da Expiação, o Dia do Juízo, o Dia da Misericórdia. (Hb 9.1-7).
Lembrando que no Lugar Santo o Sacerdote entrava duas vezes ao dia e no Lugar Santíssimo, só o Sumo-Sacerdote entrava. Uma vez ao ano ele entrava.
O que tudo aquilo representava?
O Santuário do Antigo Testamento era como uma escola para ensinar para o povo o plano da salvação.
Antes de Cristo morrer na cruz, as pessoas não tinham essa referência que nós temos hoje. Para obter o perdão pelo sangue de Cristo. Então eles tinham o Santuário. E toda vez que cometia um pecado, eles deveriam pegar um cordeirinho levava-o para o Pátio do Santuário, se ajoelhava, colocava a mão sobre a cabeça do cordeiro, confessava os pecados a Deus, transferindo a sua culpa para o cordeiro e depois pegava um facão e cortava o pescoço do cordeirinho e aquele cordeirinho morria em seu lugar. E o sangue dele era usado ali no Santuário pelo sacerdote que então, com o seu polegar direito fazia as impressões digitais nas pontas do altar e o restante do sangue jogava no Véu, e derramava a base do altar. (Lv 4.27-30).

O Sumo Sacerdote entrar no Santo dos Santos no Yom Kippur
Assim o Santuário, funcionou durante muitos anos. Era uma tenda móvel (figura acima, no início) que eles montavam e desmontavam. Fizeram isso mais de 40 vezes. Aproximadamente 41 vezes. Montando e desmontado o Santuário.
E assim eles faziam o ritual do Santuário a cada dia, durante o ano todo. Quando completava 1 ano fazendo tudo isso, o Sumo-sacerdote entrava no Lugar Santíssimo para apresentar os pecados do ano todo a Deus. Deus se manifestava e pela Sua misericórdia, perdoava os pecados do povo e esse dia era o Dia da Purificação do Santuário - Dia da Expiação - Dia do Juízo. E aí eles faziam toda limpeza do Santuário. Trocavam as cortinas, tapetes, limpavam todo aquele sangue e no ano seguinte, começavam tudo de novo. E assim, sucessivelmente.
Não é incrível tudo isso?
É realmente impressionante.





O que cada detalhe desse Santuário significava?
Continue seu estudo 
Significado dos detalhes do Santuário ⇓


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...