COSTUMES BÍBLICOS: Bate-Seba e Davi

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

Bate-Seba e Davi

Davi peca com Bate-Seba
2 Samuel 11:1-27/2 Samuel 12:1-31
Seu pecado (2Sm 11.1-5).
Em vez de liderar as suas tropas, que, na época, estavam lutando contra os amonitas, Davi estava satisfazendo-se em Jerusalém. Leia mais sobre Davi e Bat Sheva, AQUI
Certa noite, sem conseguir dormir, ele foi fazer uma caminhada no topo do palácio. Olhando para a cidade, ele viu uma bela mulher tomando o seu banho da noite. Ao descobrir que seu nome era Bate-Seba, Davi mandou buscá-la, mesmo sabendo que ela era casada com Urias, um dos seus soldados.
Davi deitou-se com ela e logo descobriu que ela estava grávida.
Seu pecado de engano (2Sm 11.6-13).
Davi tirou Urias das linhas de frente para casa, esperando que ele dormisse com a sua esposa e concluísse depois que o filho que estava para nascer fosse dele.
Mas Urias recusou-se (talvez por perceber a verdade) a cooperar com o plano de engano do rei.
Quando Davi lhe perguntou porque ele não dormiu com Bate-Seba, Urias respondeu em palavras que talvez tenha sido um duro golpe para o rei (2Sm 11.11).
Seu pecado de assassinato (2Sm 11.14-27).
Percebendo que Urias não podia ser comprometido, Davi enviou-o de volta à guerra com uma carta selada, instruindo Joabe, comandante militar de Israel, a fazer com que ele fosse morto em batalha.
Davi logo recebeu a mensagem de que Urias foi morto em batalha.
Davi acabou casando-se com Bate-Seba, e seu filho, um menino, nasceu.
Davi, o sofredor (2Sm 11.27).
A repreensão do profeta 
Davi foi duramente repreendido pelo profeta Natã por seus terríveis pecados de adultério, engano e assassinato (2Sm 12.1-9).
A ilustração: Natã contou uma história de como um rico fazendeiro, com muitos rebanhos, tomou de um fazendeiro pobre o seu único cordeiro de estimação e serviu-o em um banquete.
A indignação: Davi, furioso, jurou que o rico seria forçado a devolver quatro vezes mais o que tomou do pobre fazendeiro e, então, dar a própria vida.
A identificação (2Sm 12.7,9).
O castigo do Senhor (2Sm 12.10-12,14).
A confissão do rei (Sl 51.1-4; veja também Sl 32.5).
A primeira reação de Davi à parábola de Natã foi a exigência de que o culpado primeiro pagasse o quádruplo ao fazendeiro pobre e depois fosse morto. Aparentemente, deus deu a Davi a própria sentença do rei. Embora não fosse morrer, Davi pagaria o quádruplo por seu pecado contra Urias. O monarca, de coração partido, agora humildemente se submetia à mão castigadora do Senhor.
Doença e morte (2Sm 12.15-25).
A partida do primeiro filho de Bate-Seba.
A luta de Davi (2Sm 12.15,16).
O testemunho de Davi. Ao saber, por seu servo, que seu filho morreu, o rei respondeu: (2Sm 12.22,23).
A chegada do segundo filho der Bate-Seba (2Sm 12.24).
Resumindo:
O exército de Davi guerreava os amonitas, mas naquela primavera o rei decidiu não acompanhar as tropas. Depois da sesta, quando o clima já era agradável, Davi estava passeando no terraço do palácio. Dali, podia olhar para baixo e ver o que se passava nas redondezas. Pois, no pátio interno de uma casa próxima ao palácio a deslumbrante Bate-Seba fazia o ritual mensal de purificação após a menstruação. Aquilo que aconteceu depois - adultério e assassinato - foi um divisor de águas na vida de Davi. Daquele momento em diante ele só colheria os frutos amargos do seu pecado. Embora tudo parecesse correr de acordo com o planejado (27), "o Senhor não gostou do que Davi tinha feito."
(É significativo que o Cronista não faz qualquer referência a esse episódio, em seu relato da vida de Davi.)
Joabe - Davi não havia feito nada contra Joabe pelo assassinato de Abner. Agora Joabe teria que provocar a morte de Urias por ordem do rei.
Urias, o heteu - Urias integrava a guarda pessoal de Davi. Estava longe de casa, participando da guerra promovida pelo rei.
O exército estava em guerra, vivendo em tendas, e a regra era que os homens se abstivessem de relações sexuais. Se Urias tivesse sido um homem menos escrupuloso, teria ido para casa dormir com Bate-Seba. Neste caso, o filho poderia ter sido considerado dele, e ele não teria sido morto. Mas é possível que ele já suspeitasse do ocorrido.

Um comentário:

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Arcanjo Miguel e a disputa pelo corpo de Moisés

Miguel e o corpo de Moisés Uma passagem enigmática na carta de Judas diz: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e discutia ace...