COSTUMES BÍBLICOS: Introdução a 1 e 2Samuel


Introdução a 1 e 2Samuel

INTRODUÇÃO A 1 E 2 SAMUEL 

Na Bíblia hebraica, estes dois livros eram originalmente um volume só. Eles relatam a história de Israel do final do período dos juízes ao final do reinado de Davi, o segundo e maior rei de Israel. Isto corresponde a um período aproximadamente 100 anos (cerca de 1075-975 a.C.). esta é essencialmente uma história religiosa: a história de Deus e seu povo, ou, para ser exato, a história de Deus e dos líderes do povo. A fidelidade a Deus é vista como a chave do sucesso, e os problemas começam quando se desobedece a Deus.
Os dois livros se chamam pelo nome de Samuel, que não é necessariamente o autor, mas o personagem principal dos primeiros capítulos, o homem encarregado por Deus de ungir os primeiros reis de Israel. Foi ele quem ungiu primeiro Saul e depois Davi.

É possível que o autor (ou editores) se baseou em material escrito pelo próprio Samuel (1Sm 10.25) e pelos profetas que vieram depois dele (1Cr 29.29). Os poemas de Davi são citados em 2Sm 1.19-27;22.2-51; 23.2-7. Os livros de Samuel são cheios de drama e mostram que o autor era um grande contador de histórias. Devem ter sido escritos e compilados algum tempo após a divisão do reino (há várias referências ao reino separado de Judá, mas o povo ainda não estava no exílio: veja, por exemplo, 1Sm 27.6). Portanto, é provável que os livros assim como os conhecemos tenham sido escritos por volta de 900 a.C., e não antes disso. Há momentos em que parece haver certa duplicação, ou seja, vários relatos do mesmo acontecimento (p. ex., duas vezes a vida de Saul é poupada; as duas ocasiões em que Samuel anunciou que Deus havia rejeitado Saul). Também é possível que sejam acontecimentos diferentes, embora semelhantes, relatados para enfatizar certos temas, sendo a repetição usada como técnica literária.
O texto hebraico *(massorético) e o texto grego *(Septuaginta) nem sempre estão de acordo. Entre os rolos do mar Morto foi encontrado um manuscrito de parte de 1Samuel, e esse manuscrito é mil anos mais antigo que o texto massorético que conhecemos. O fato de esse texto encontrado junto ao mar Morto concordar, por vezes, com a tradução grega da Septuaginta e não com o texto hebraico tradicional (massorético) pode indicar que, em alguns pontos, o texto grego está mais próximo do original hebraico do que o texto massorético.
*Os massoretas ou massoréticos eram escribas judeus que se dedicaram a preservar e cuidar das escrituras que atualmente constituem o Antigo Testamento. Às vezes o termo também é usado para indicar comentadores hebraicos dos Textos Sagrados.
*Septuaginta é o nome da versão da Bíblia hebraica para o grego koiné, traduzida em etapas entre o terceiro e o primeiro século a.C. em Alexandria. 

1 SAMUEL - Relata a história do profeta Samuel

2 SAMUEL - Reinado de Davi (O reinado de Davi também é registrado em 1Cr 11--29).

Casa do profeta Samuel
 - Mizpá 
1Sm 1: A tristeza de Ana - Na Bíblia, quando Deus tem um propósito especial para uma pessoa, geralmente há algo especial relacionado ao nascimento dela. Ana não foi a única a sofrer por causa da infertilidade. Sara e Rebeca, no AT, e Isabel, no Novo, passaram pelo mesmo problema. Isaque, Jacó e João Batista, a exemplo de Samuel, nasceram como resposta de Deus a muitos anos de oração. Cada um teve um papel especial no grande plano de Deus. Quando Deus deu a Ana o filho que ela tanto queria, deu também a Israel o último e o maior de todos os juízes, o primeiro grande profeta após Moisés, e o homem que introduziria a monarquia em Israel.

E a Palavra estava com Samuel?(*)

João 1: 1 diz: “No princípio era o Verbo ( logos ; λόγος), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus .” A Palavra, diz João, existia “no princípio” e, eventualmente, “se fez carne e habitou entre nós” no Messias (1:14). No entanto, o escritor do Evangelho também observa que esta Palavra "no mundo" ( en to kosmo ; ἐν τῷ κόσμῳ) antes de Jesus (1:10), e aqueles que "receberam" a Palavra antes da Encarnação foram chamados de "filhos de Deus" (1:12). Então, quando a Palavra de Deus veio ao mundo antes do advento do Messias, e quem recebeu essa Palavra de acordo com as Escrituras de Israel?
A interação inicial de Deus com o profeta Samuel é um bom exemplo da Palavra na Bíblia Hebraica. Enquanto o jovem Samuel servia como aprendiz sob o comando de Eli, o sacerdote, no Templo em Shiloh, o Senhor o chamou várias vezes. A princípio, Samuel pensa que Eli o está chamando, mas o sacerdote lhe diz que na verdade é a voz de Deus (ver 1 Sm 3: 4-9). Após três chamados divinos, Deus apareceu fisicamente a Samuel quando “o Senhor veio ( bo ' ; בוא ) e se levantou ( yatsav ; יצב )” diante do menino (1 Sam 3:10).
Apenas alguns versículos depois, aprendemos que Deus faz esses tipos de aparições físicas por meio da Palavra : “O Senhor continuou a aparecer ( l'heraoh ; להראה ) em Siló, pois o Senhor se revelou ( niglah ; נגלה ) a Samuel em Siló pela Palavra ( bi'devar ; בדבר ) do Senhor ”(1 Sam 3:21). Assim, as reuniões entre Deus e Samuel apóiam a afirmação de João de que a Palavra veio ao mundo do antigo Israel e que israelitas como Samuel receberam a Palavra. Para João, seria esta mesma Palavra que um dia se tornaria carne em Yeshua o Messias. (*Este texto é parte de um artigo publicado em Israel Bible Center por Dr. Nicholas J. Schaser-Editado aqui por Costumes Bíblicos)
E quanto a Siló? - Tudo que hoje se pode ver no lugar onde ficava Siló é um montão de pedras. No tempo de Eli, o santuário de Siló era uma estrutura mais ampla, onde os israelitas se reuniam para o culto. Em outras palavras, não era simplesmente a Tenda do período em que peregrinaram pelo deserto, mas um prédio que podia ser chamado de "templo" (muito antes do Templo de Jerusalém ser construído). 

2Sm 1: O lamento de Davi

A narrativa da morte de Saul feita pelo amalequita difere do registro em 1Sm 31. Se ele alterou os fatos esperando recompensa, não conhecia Davi. Depois que os amalequitas haviam saqueado a cidade de Ziclague (1Sm 30), Davi não tinha motivo especial para amar essa gente. No entanto, o que o levou a decretar a pena de morte não foi descriminação racial, mas sua firme convicção de que a vida do rei era sagrada (veja 1Sm 24; 26).
O lamento por Saul e Jônatas é um dos poemas mais belos e comoventes que Davi compôs. Sua tristeza pela perda do rei parece ser completamente sincera e sua angústia com a perda de Jônatas, profunda e genuína. (Veja mais AQUI)

MAIS SOBRE 2SAMUEL (23.1-7)

Nos Escritos de Israel, os livros proféticos contém várias mensagens faladas, mas podem ser difíceis de entender hoje.
2Sm 23.1 - A palavra em hebraico para "e diz" é um termo usado em discursos proféticos. É muito expressivo na poesia hebraica.
Davi aqui se lembra de sua origem humilde e de como Deus o exaltou.
2Sm 23.2 - Davi zelou por falar as palavras de Deus por meio de sua poesia inspirada. Ninguém é mais associado intimamente com a música na adoração ao Senhor do que Davi.
2Sm 23.3,4 - Davi aqui, deu voz aos planos de Deus para os governantes. A função do rei não era empobrecer a Nação. Ele tinha de enobrecer o povo, na medida em que apresentava ao povo a restauradora vontade de Deus. [Aqui, os governantes do Brasil tem muito problema; pois essa "função" eles negam a nação!]
2Sm 23.5 - O concerto eterno de Deus com Davi está em 2Sm 7.12-16. Aqui nesse versículo e no Sl 89, Davi comemora sua aliança com o Senhor em forma de canção. A afirmação "não o faz brotar", expressa a fé de Davi em que Deus cumpriria Sua promessa.
A aliança davídica se baseava na soberania do Altíssimo, em Sua imutável vontade!
2Sm 23.6,7 - E por fim, o termo  hebraico usado nesta expressão indica desprezo e escárnio. A mesma palavra Simei usou contra Deus em 2Sm 16.7. A mesma expressão foi usada para descrever Seba, aquele imundo da tribo de Benjamim 2Sm 20.1.
Aqui Davi antecipou o julgamento de Deus sobre os perversos usando os espinhos como símbolo. Os quais só serviam para serem queimados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...