COSTUMES BÍBLICOS: Emunah


Emunah

Emunah (entendida como a fé, mas é mais como a fidelidade) geralmente traduzida como fé. está ligada à ação.
Estamos acostumados a pensar na fé como uma estratégia para pessoas que não podem pensar por si mesmas. “O tolo acredita em tudo”, escreve Shelomô, “o homem sábio entende.” Emunah, porém, é uma convicção inata, uma percepção da verdade que transcende, e não foge, à razão. Bem ao contrário, sabedoria, compreensão e conhecimento podem ampliar a verdadeira emunah. Portanto aquele que acredita ser também um que faz, e acreditar não é limitado ao coração. Se sabes alguma coisa para ser verdade, tens de agir em conformidade.(Yoel Halevi Hebraico em Israel)
A sua emunah determina a sua Identidade 
A sua Identidade determina quem você é e como vive a sua vida. 
Como você fala, veste, o que você pensa. 
Por isso precisamos entender o nosso Chamado
A forma que você vive determina o Seu Chamado.
A sua emunah

A VISÃO DE FÉ [EMUNAH] PARA OS APÓSTOLOS PAULO E TIAGO

A questão da “fé versus obras” muitas vezes confundiu - e até enfureceu - intérpretes bíblicos. Diferentes grupos cristãos (católicos, ortodoxos, protestantes, etc.) proclamam visões diferentes, às vezes lutando entre si pela interpretação correta. Todos eles contrastam sua própria posição com o "velho" modo de pensar judeu. Então, de onde vem todo esse conflito e confusão?
Uma aparente contradição está na raiz da controvérsia. Saulo / Paulo de Tarso escreve: "Porque sustentamos que um é justificado pela fé (πίστις; pistis ) sem as obras da Lei" (Romanos 3:28, ESV; cf. Rm 5: 1; Gl 2:16, 3 : 11, 3:24). Mas então Jacó / Tiago de Jerusalém diz: “Você vê que uma pessoa é justificada pelas obras e não pela fé (πίστις; pistis ) sozinha” (2:24, ESV). Alguns teólogos cristãos tomam um lado ou outro neste “debate”, enquanto outros tentam mostrar que a aparente contradição não é realmente uma contradição.
No entanto, apesar de todo o argumento e discussão, um dos fatores mais importantes é muitas vezes negligenciado completamente. Ambos Jacob / James e Saul / Paul eram na verdade judeus do primeiro século que viviam em um ambiente híbrido hebraico-grego. Como outros nessa situação, eles lutaram para expressar e discutir idéias hebraicas na língua grega. Pouco antes de Jacó / Tiago afirmar que tornar-se “justo” envolve “obras” em vez de apenas “fé somente”, ele exclama: “Seu tolo, você não consegue ver que 'fé' fora das obras é inútil ?!” (2 : 20). Esta explosão reflete o fato - difícil de transmitir em grego - de que a palavra hebraica para “fé” ( אמונה ; emunah ) significa um estilo de vida de confiabilidade inabalável .Saulo / Paulo não estava menos frustrado com sua audiência quando se tratava de entender a idéia judaica de “fé” - ele até chama os gálatas de “insensatos” (Gl 3: 1) em relação a este tópico. No contexto, ele estava argumentando que a maneira de ser considerado “justo” é viver um estilo de vida de confiabilidade inabalável no caminho da verdade , e que isso não depende se alguém é judeu e segue a Torá de Moisés, ou se é um gentio e, portanto, não é obrigado a manter todos os mesmos mandamentos.
Ambos os autores se viram limitados pela linguagem que precisavam usar. Cada um escolheu um ângulo diferente ou adere ao empregar palavras gregas para expressar idéias hebraicas / judaicas. Isso criou a impressão de uma grande contradição, que até causaria cismas religiosas! Felizmente, hoje temos muitas ferramentas para entender o contexto judaico-grego original e decodificar os significados profundos de tais cartas antigas.[Por Dr. Yeshaya Gruber] /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...