COSTUMES BÍBLICOS: Isaías caps. 60 ao 66 Página "F"

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
Curso Assíncrono de Português já está no ar! Não fique de fora! Aprofunde seu conhecimento! Entenda os pensamentos dos povos da Bíblia e porque Deus agiu de formas incompreensíveis para nós!

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS

CURSO DE HEBRAICO BÍBLICO EM PORTUGUÊS
COMUNICAMOS AOS NOSSOS SEGUIDORES QUE A NOSSA PARCERIA EXCLUSIVA, ESTÁ DE VOLTA! 🤗E o que é mais incrível é que o IBC(Instituto Israel Bible Center) - (Instituto Israelense de Estudos Bíblicos) é CREDENCIADO pela Universidade Hebraica de Jerusalém! E VOCÊ AINDA RECEBE UM DESCONTO SUPER ESPECIAL se escrevendo pelo link da imagem acima! Revele os significados escondidos nas escrituras aprendendo idiomas bíblicos que permitem que você leia textos antigos como foram escritos séculos atrás.

Isaías caps. 60 ao 66 Página "F"

Is 60--62: A cidade gloriosa
No vão intransponível que separa a vergonha de Israel, de um lado (cap. 59), de sua glória, do outro lado (caps. 60--62, se coloca a figura do Deus Vingador e Redentor (59.16-20). Agora o juízo dá lugar à promessa realizada.
O cap. 60 descreve a incrível transformação de Jerusalém. Agora ela está cheia de glória, luz, alegria, exaltação. Isaías vê o retorno do favos de Deus em termos bem "terrenos": muita riqueza, poder e influência. Mesmo assim, esta é uma terra bem diferente da que conhecemos (17-22), e o NT traduzirá o conceito de Isaías para termos espirituais e universais (veja caps. 54 _ 55, acima).
A voz anônima que aparece em 61.1-3 é a do Servo. Ás vezes esta passagem é considerada um quinto Cântico do Servo. (Em Lc 4.16-21, Jesus, ao anunciar a sua missão, leu estas palavras.) Em 61.5-9, o povo de Deus se torna a nação de sacerdotes que ele sempre desejou que fosse (Êx 19.6; e veja 1Pe 2.9), prorrompendo num cântico de louvor (10-11).
Está chegando o dia (cap.62) em que Deus poderá se alegrar e ficar satisfeito com o seu povo: em dia que se deve aguardar, pelo qual se deve orar (6), e para o qual é preciso se preparar (10).
60.6-7 "Efa" era uma tribo midianita; "Quedar" e "Nebaiote", tribos árabes. Sua riqueza estava em seus camelos, ovelhas e cabras.
O dobro (61.7) Aqui Isaías tem em mente a parte que cabia do primogênito (o dobro em relação aos outros filhos).
Is 63.1-6: O Vingador
Veja também 59.16-19. Edom (que significa vermelho), com sua capital, Bozra, representa todos os inimigos do povo de Deus. Trata-se de um quadro assustador, mas enquanto o inimigo não for derrotado, o povo de Deus não poderá ser liberto (veja Ap 19.11-16).
Is 63.7--64.12: O profeta ora pelo povo
A oração do profeta aparece um salmo. A lembrança da bondade e da fidelidade de Deus no passado, seu atos de poder nos dias de Moisés (63.7-14), resulta num apelo fervoroso (63.15-19). Onde estavam agora o cuidado e o poder de Deus? Por que ele não rasgava os céus para vir resgatar o seu povo angustiado? Seria Deus impassível? Ele não faria nada?
63.9 ARA traduz o hebraico por "o Anjo da sua presença os salvou", ao passo que NTLH traz "quem os salvou foi ele mesmo, e não um anjo ou qualquer outro mensageiro". De qualquer forma, Deus se revela, se faz presente, e cuida do seu povo. No livro do Êxodo, em muitos casos "o Anjo do Senhor" é praticamente sinônimo de "o Senhor".
Is 65--66: A resposta de Deus: uma nova criação
Deus não deixa o profeta sem resposta. Ele sempre estivera pronto para ajudar, mas seu povo jamais o buscou. Ele irá responder a oração do seu povo de uma forma que vai superar tudo que eles poderiam ter imaginado. Mas a resposta será dupla: para aqueles que se colocam contra ele, destruição total, a eliminação de todo vestígio do mal; para os fiéis, vida, alegria, e paz inimagináveis num novo céu e uma nova terra.
Assim, estas últimas profecias de Isaías destacam dois destinos diferentes, num contraste acentuado entre luz e trevas. Deus não pode ignorar o mal. Aqueles que continuam no pecado (65.1-7, 11-14), que se recusam a dar atenção a Deus (66.3-4), serão julgados. Mas, em seu novo mundo, Deus tem um lugar reservado para os de fé humilde (65.8; 66.2). A nação renascerá (66.9), seu sofrimento será coisa do passado. Estes são os fiéis (o "remanescente" do povo de Deus). Deus está julgando as nações (66.18-19). Ele poupará alguns, enviando-os a terras distantes, para que falem da sua grandeza aos que não o conhecem e tragam de volta o seu povo que ainda se acha disperso.
A bela descrição final de Jerusalém, cidade visitada por peregrinos de todas as nações que vêm adorar a Deus (66.23), tem seu outro lado, mais sombrio, no destino daqueles que rejeitam a misericórdia de Deus ( 24).
65.8 O cacho não é dos melhores, mas contém algumas uvas boas que não devem ser descartadas.
Fortuna... Destino (65.11) Gade e Meni (veja NTLH), os deuses pagãos do destino, aos quais eram oferecidos sacrifícios.
65.25 veja 11.6-9.
66.19 Isaías descreve pessoas que vêm de terras distantes: da Espanha (Társis), no extremo ocidente; da África (Pul e Lude), ao sul; da Anatólia (Tubal), no extremo norte); e da Grécia (Javã).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

NATAL E, finalmente, o Natal é um feriado pagão?

O NATAL É PAGÃO? Vou começar este artigo com o anúncio do Anjo Gabriel a Zacarias! A história do nascimento de Jesus tem como palco Jerusalé...