COSTUMES BÍBLICOS: O Estágio do Patriarcado


O Estágio do Patriarcado

O ESTÁGIO DO PATRIARCADO
Um pai fundador e seus três descendentes. Um santo em sofrimento e seus três amigos. A vida deles constitui o estágio do patriarcado.
Abraão é o pai fundador. Seus três descendentes são Isaque (filho), Jacó (neto) e José (bisneto).
Jó é o santo em sofrimento. Elifaz, Bildade e Zofar são seus três "amigos".
A vida de Abraão pode ser resumida em duas palavras: semente e solo. Em uma promessa especial conhecida como concerto abraâmico, Deus assegurou ao patriarca hebreu que este seria o pai (a semente) de uma grande nação e que uma terra particular (solo) seria dada à sua descendência eternamente. Mais tarde, essa nação se tornaria Israel, e a Terra Prometida, Canaã. Dois dos descendentes de Abraão prefigurariam a pessoa e a obra de Cristo no Novo Testamento: Isaque, o filho, prenunciaria o nascimento sobrenatural de Jesus e Seu papel sacrificial. José, o bisneto, pressagiaria os muitos sofrimentos de Cristo.
Com relação ao santo em sofrimento, surge a questão: Por que um Deus amoroso e onipotente permite que a dor e a perseguição caiam sobre Seu povo? Ainda que a resposta para essa pergunta só se revele completamente nos céus, o livro de Jó sugere, pelo menos, três razões:
A primeira, para glorificar a pessoa de Deus.
A segunda, para purificar a vida dos santos.
A terceira, para anular as mentiras de Satanás.
Abraão, Isaque, José e Jó. Que lições espirituais podemos aprender desse "quinteto admirável"? Abraão demonstrou fé; Isaque, submissão; Jacó, auto-controle; José, personalidade, e Jó, paciência!
1- Os homens importantes que aparecem durante este estágio são: Abraão, Isaque, Jacó, José e Jó.
2- No estágio da criação, Deus lidou com toda a terra. Por exemplo: Gênesis 1 ao 11 trata do mundo do homem como um todo. Mas agora, no estágio do patriarcado, a luz antes indiferentemente difundida concentra-se em um ponto. Nossa atenção, até então distendida sobre o mundo inteiro, agora foca uma nação específica (Israel), em seguida, uma tribo particular dentro dessa nação (Judá), depois disso, uma família determinada dentro dessa tribo (Jessé) e, finalmente, uma pessoa dentro  dessa família (Jesus Cristo).
3- Este estágio cobre um período de 350 anos.
4- Temos, durante este estágio, uma cidade sendo destruída junto com toda a campina onde ficava (Sodoma, Gn 19). Vemos também um garoto ser poupado sobre o monte (Isaque, Gn 22).
5- Neste estágio, um filho (Jacó) desaponta seu pai (Isaque, Gn 27) e é mais tarde desapontado por seus próprios filhos (os irmãos de José; Gn 37).
6- Lemos também acerca da primeira esposa estéril (Sara, Gn 16) e da primeira mãe a morrer dando à luz (Raquel, Gn 35).
7- Este estágio registra como um amigo de Deus (Abraão) conversa com Ele acerca de uma cidade (Sodoma, Gn 18) e como um inimigo de Deus (Satanás) fala com Ele acerca de um santo (Jó; Jó 1 ao 2). (veja mais sobre )
8- Jerusalém (uma figuração do paraíso) e o Egito (uma figuração do mundanismo) são mencionados pela primeira vez neste estágio (Gn 12 ao 14).
9- Somos apresentados, ela primeira vez, a um rei chamado Melquisedeque (Gn 14) e conhecemos uma caverna chamada Macpela (Gn 23).
10- Neste estágio, o primeiro dos três grandes concertos bíblicos é instituído.
  1. O concerto abraâmico, que promete uma terra vistosa (Gn 15).
  2. O concerto davídico, que promete um rei glorioso (2Sm 7).
  3. O novo concerto, que promete um povo cheio de fé (Jr 31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...