COSTUMES BÍBLICOS: O julgamento dos SEIS SELOS


O julgamento dos SEIS SELOS

Qual é a natureza do julgamento dos seis selos?
(Mt 24.4-8; Ap 6.1-17).
O PRIMEIRO SELO (Ap 6.2).
Sem dúvidas, essa é uma imagem simbólica do anticristo quando ele se submete às dez nações no Império Romano ressuscitado. Esse pode ser o período da "Guerra Fria". Ele não carrega flechas, o que pode indicar conquista por diplomacia em vez de guerra.
O SEGUNDO SELO (Ap 6.3,4).
A paz sem descanso que o cavaleiro do cavalo branco (primeiro selo) traz a terra é temporária e falsificada. O anticristo promete paz, mas apenas Deus pode dá-la de verdade!
Assim como escreveu Isaías, mas os ímpios são como o mar bravo que se não pode aquietar e cujas águas lançam de si lama e lodo. Os ímpios, diz o meu Deus, não têm paz (Is 57.20,21). Agora, uma hostilidade banal e sangrenta inicia-se entre algumas nações.
O TERCEIRO SELO (Ap 6.5,6).
O Dr.Charles Ryrie visualiza uma escassez de alimentos essenciais:
O terceiro julgamento traz fome para o mundo. O cavalo negro preconiza a morte, e a balança anuncia um cuidadoso racionamento de alimento. Normalmente, um denário (moeda romana, equivalente ao salário de um dia na Palestina dos dias de Jesus, Mt 20.2) compraria oito medidas de trigo ou três de cevada. Em outras palavras, haverá um oitavo do suprimento de alimento que costumava haver. A frase: não danifiques o azeite e o vinho é uma virada irônica nessa terrível situação. Aparentemente, alimentos de luxo não terão estoque baixo, mas, é claro, a maior parte das pessoas não terá condições de adquiri-los. Essa situação servirá apenas para provocar a população em seu estado de pobreza. (Revelation. Moody Press. 1968.p. 45,46)
O arrebatamento da Igreja (1Ts 4.13-17) acontece antes destes julgamentos, já que a Igreja, a noiva de Cristo, é o objeto do Seu amor e não da Sua ira (Ef 5.22-32; 1Ts 5.9).
O problema de alimento será realmente tão ruim assim durante a tribulação?
Aqui abaixo algumas estatísticas de mortes causadas pela fome.
Enquanto você lê essas palavras, quatro pessoas terão morrido de fome, a maior parte delas crianças.
A batalha para alimentar toda a humanidade acabou. O mundo passará por fomes - centenas de milhões de pessoas morrerão de fome apesar de quaisquer programas de emergência que fossem colocados em prática agora.
Os ricos ficarão mais ricos, mas os pobres, mais numerosos, ficarão mais pobres. Desses pobres, um mínimo de um milhão e meio morrerá de fome este ano, a maior parte crianças. Mas esse é um mero punhado comparado com os números que irão morrer de fome em uma década, aproximadamente. É assustador!
O QUARTO SELO (Ap 6.7,8).
  1. A identidade desses cavaleiros. João chama-os de Morte e Inferno, aparentemente referindo-se à morte espiritual e física. Portanto, o mal irá destruir o corpo e condenar a alma de multidões de descrentes durante a praga do quarto selo.
  2. O dano feito por esses cavaleiros. Um quarto de toda a humanidade perecerá durante essa praga. Estima-se que durante a Segunda Guerra Mundial, uma em cada 40 pessoas perdeu a vida, mas esse selo de julgamento sozinho irá reivindicar uma em cada quatro pessoas - quase um bilhão de seres humanos! Aqui, John Phillips especula que as feras da terra sejam roedores:
As feras têm estreita relação com a pestilência, e talvez essa seja uma dica. A criatura mais destrutiva da terra, em relação à humanidade, não é leão ou urso, mas o rato.[...] Ele matou mais pessoas que todas as guerras da história.[...] Feras, nessa passagem, estão ligadas não só com a pestilência, mas com a fome. Os ratos ameaçam os estoques de alimento dos humanos, que devoram e contaminam, especialmente em países subdesenvolvidos, que são os que menos deveriam sofrer perdas. (Exploring Revelation. Moody Press. 1974.p.116)
O Dr.Frank Holtman, líder do departamento bactericida da Universidade do Tennessee, diz que uma guerra química poderia ser letal para mais pessoas do que bombas tradicionais:
Enquanto a maior parte da população de uma cidade pudesse ser destruída por uma bomba atômica, o método da bactéria poderia facilmente varrer toda a população em uma semana. (Citado por: MCGEE, J. Vernon. Reveling through Revelation. p.56).
O QUINTO SELO (Ap 6.9-11).
Temos aqui uma perseguição religiosa como nunca antes vista. Esses três versículos estão repletos de implicações teológicas.
  1. Eles refutam a falsa doutrina do sono da alma.
  2. Eles corrigem o erro de uma grande ressurreição geral. É evidente que essas almas martirizadas não receberam seu corpo glorificado no arrebatamento, como os santos da era da Igreja. Portanto, pode-se concluir que esses são santos do Antigo Testamento que passarão pela gloriosa ressurreição corpórea após a tribulação. (Veja Ap 20.4-6)
  3. Eles sugerem as possibilidades de um corpo intermediário. (Veja também 2Co 5.1-3)
O Dr.John Walvoord diz que os mantos dados a eles implica que eles têm corpo:
Os mártires aqui ilustrados não foram ressuscitados dos mortos e não receberam o corpo ressurreto. Mesmo assim, é declarado que eles recebem mantos. O fato de que receberam mantos quase exigiria que eles tivessem algum tipo de corpo.[...] É um corpo temporário adaptado para a presença deles no céu, mas substituído, em troca, pelo corpo eterno na ressurreição, recebido na época do retorno de Cristo. (The Revelation of Jesus Christ. Moody Press, 1966.p.134,135)
O SEXTO SELO (Ap 6.12-17).
  1. O maior terremoto da história. Houve, obviamente, centenas de terremotos severos na história do homem. O registro mais antigo foi em julho de 365 d.C., no Oriente Médio. O mais destrutivo foi em janeiro de 1556, na China, onde quase um milhão de vidas foram perdidas; mas, ao final da tribulação, haverá um ainda pior do que ocorre no sexto selo (veja Ap 16.18).
  2. A maior perturbação cósmica da história. Esse pode ser o resultado de uma guerra nuclear.
    • Hal Lindsey vê algo na descrição de João que lembra uma explosão nuclear: Você sabe o que acontece em uma explosão nuclear? A atmosfera enrola-se para dentro de si mesma! É essa tremenda explosão de ar dentro do vácuo que causa boa parte da destruição de uma explosão nuclear. As palavras de João nesse versículo são uma imagem perfeita de uma troca de bombas nucleares. Quando isso acontece, João prossegue, toda montanha e toda ilha serão tiradas de sua posição inicial. Todo o mundo será, literalmente, abalado! (There's a New World Coming.p.110)
  3. A maior reunião de oração da história. Mas eles oraram pela coisa errada. O único objeto para proteger o pecador da ira do Cordeiro é a justiça do Cordeiro.

LEIA AQUI SOBRE O SÉTIMO SELO (ÚLTIMO)
LEIA AQUI SOBRE O GRANDE CONFLITO

ORA VEM SENHOR JESUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Deus de Israel tem um nome pessoal

" ... Deus é aquele com quem você conversa quando as coisas ficam difíceis, o único que realmente sabe o que está em seu coração, e tam...