Costumes Bíblicos: A pesca no mar da Galiléia

Israel Institute of Biblical Studies

A pesca no mar da Galiléia

A pesca no mar da Galiléia

pesca
A tarrafa - rede de pesca circular com pesos nas bordas e uma corda no centro para retirá-la da água, fechada - aparentemente era a rede mais usada. A longa rede de arrasto, que pega todo tipo de peixe, só é mencionada em Mt 13.47, onde se compara o reino dos céus com elapesca
O mar da Galiléia é o lago de água doce situado no nível mais baixo do mundo. A superfície fica 207 m abaixo do nível do mar (Mediterrâneo), e a profundidade máxima da água é de 45 m. Ele mede aproximadamente 20 km de comprimento por 11 km de largura.
Boa parte do ministério de Jesus se desenvolveu ao redor do lago, e pelo menos sete dos doze discípulos eram pescadores da Galiléia. Pedro, André e Filipe moravam na cidade de Betsaida, às margens do lago. A palavra "Betsaida" significa "lugar de redes" ou "lugar de pesca".
Na época do NT, havia muitos peixes no lago, sendo a principal espécie, ao que tudo indica, a tilápia ou o "peixe de São Pedro", que se adapta bem a viveiros e açudes de águas mornas em várias partes do mundo.


Em 1985, o nível do lago desceu tanto que apareceu o casco de um barco antigo. Seu estilo, e os objetos encontrados dentro dele, juntamente com testes feitos com Carbono 14, revelaram que o barco tinha 2.000 anos, datando da época de Jesus. É possível que tenha sido afundado quando os romanos devastaram a área em 67 d.C. O casco foi retirado do lago e o "barco de Jesus", como veio a ser chamado, pode ser visto hoje em Ginosar, a norte de Tiberíades.

Jericó no rio Jordão para se espraiar pelo Lago Tiberíades, o Mar da Galileia onde há dois mil anos, Jesus Cristo lançava as redes para pescar peixes e para pescar homens.( Ref. (Mt 13.47).

DESTAQUE NO SITE

JESUS numa sociedade pluralista

Na Palestina do tempo de Jesus, a sociedade era diversificada, mais ou menos como a nossa. Em Cesaréia de Filipe, onde Pedro confe...

MAIS ACESSADOS