COSTUMES BÍBLICOS: A família de Herodes


A família de Herodes

herodes
A família de Herodes
Quando os romanos organizaram o Império no Oriente, em 63 a.C., Pompeu nomeou um sacerdote chamado Hircano para governar a Galiléia, a Samaria, a Judéia e a Peréia. Hircano tinha um vizir astuto, um idumeu chamado Antipater, que sabia como usar o poder com perspicácia em proveito de sua própria família. Ele garantiu cargos importantes para os seus dois filhos, Fasael e Herodes, e, quando Antipater foi assassinado, em 43 a.C., os dois jovens o sucederam, assumindo, em conjunto, as funções do vizirado na corte de Hircano.
Herodes, o Grande
Fasael logo foi vítima de um ataque dos partos que se seguiu ao assassinato de Júlio Cesar, que pretendia pacificar suas fronteiras. Herodes fugiu para Roma, e impressionou Otaviano (o futuro Augusto) de tal forma que recebeu a tarefa de recuperar a Palestina, o que ele fez entre 39 e 36 a.C. Ele teve uma administração pró-romana bem sucedida que durou 34 anos e ficou marcada pela construção do porto e da base romana em Cesaréia e de um templo dedicado a Augusto, na região da Samaria.
Ao mesmo tempo, Herodes conciliou judeus, que o odiavam por ser edomita, ao construir o grande templo de Jerusalém (veja "O templo de Herodes"). Era um ótimo diplomata. Dividiu a oposição ao suprimir a velha aristocracia - mas se casou com Mariame, uma aristocrata, e constituiu uma nobreza de oficiais. Estimulou a lealdade a sua casa, ao fundar um partido judaico pró-Herodes, os "herodianos"; estabeleceu uma burocracia segundo os moldes dos ptolomeus do Egito; e assegurou seu poder com um exército de mercenários e um complexo de fortalezas. O preço que teve de pagar por seu estilo de vida arriscado foi tensão dentro de sua própria família, assassinato, e, finalmente, paranóia.
Esse foi o Herodes que era rei quando Jesus nasceu. O que sabemos a respeito deste Herodes condiz com os relatos sobre a inveja dele em relação ao "rei rival" que havia nascido e o brutal massacre dos meninos de Belém.
Em seu testamento, Herodes dividiu o reino que ele governara durante tanto tempo, com tanta habilidade e crueldade.
»Arquelau, filho da samaritana Maltace, assumiu a Judéia e a Iduméia, sem dúvida a melhor parte.
»Herodes Antipas (foto acima), filho da mesma mãe, recebeu a Galiléia e a Peréia.
»E Filipe, filho de uma judia chamada Cleópatra, tomou a Ituréia, Traconites, e os territórios associados que ficavam a Nordeste.

Arquelau

Arquelau, que herdou os defeitos de seu pai, mas não a sua habilidade, suprimiu com violência tumultos que ocorreram em Jerusalém. O resultado foi uma revolta ainda maior, que exigiu a firme intervenção de Varo, governador da Síria.
O reinado insuportável de Arquelau durou até 6 d.C., quando foi banido, em função dos protestos dos judeus. A Judéia ficou sob o controle de um procurador (governador responsável diante das autoridades romanas).

Herodes Antipas

Herodes Antipas (Antipas), por outro lado, se igualou a seu pai em termos de duração do reinado. O talento herodiano para a diplomacia deu sustentação ao governo fantoche enquanto Tibério foi o Imperador. Entretanto, Antipas interpretou mal o desvairado Calígula. Foi em busca de um título real, mas foi deposto e exilado, um infortúnio compartilhado com lealdade pela famosa Herodias.
Foi Antipas quem prendeu e ordenou a execução de João Batista. Ele teve, também, um breve encontro com Jesus, quando, durante o julgamento, Pilatos enviou o prisioneiro a Herodes.

Herodes Agripa l

Herodes Agripa l, neto de Herodes, o Grande, foi criado em Roma, tinha mais habilidade para lidar com Calígula, e acabou sendo o sucessor do tetrarca Filipe quando este, o melhor dos três irmãos, morreu. Quando Antipas foi exilado, a Galiléia e a Peréia foram anexadas, e, em 41 d.C., Agripa recebeu do Imperador Cláudio todos os territórios que haviam sido governados por seu avô.
Esse é o Herodes que aparece em At 12. Morreu de uma grave doença intestinal, em 44 d.C., com 34 anos, e a Palestina ficou completamente sob o controle romano.

Herodes Agripa ll

Agripa deixou um filho adolescente que, em 48 d.C., foi constituído rei de Cálcis pelo Imperador Cláudio. Em 53 d.C., os domínios do tetrarca Filipe e de Lisânias foram acrescentados por Cláudio a esse reino, juntamente com uma área no lado oeste da Galiléia, inclusive a nova cidade de Tiberíades. A nomeação incluía o título de rei. Assim, em 53 d.C., Agripa se tornou Agripa ll, o último da linhagem herodiana.
No NT, ele aparece apenas na história muito bem contada de At 25, na qual, como convidado do procurador Félix, ele ouviu a defesa de Paulo.
Arquelau
Agripa ll
Agripa l





O que os antigos gregos e romanos pensavam dos judeus? (*História judaica)

Ruínas da cidade Cesaréia de Filipo
No mundo antigo, a nação de Israel se destacava. A Torá (Pentateuco) descreve “um povo que mora sozinho e não é contado entre as nações ” (Nm 23: 9). No livro de Ester, o vizir Hamã chama os judeus de “um povo espalhado e disperso entre os povos ... cujas leis são diferentes das de [outras] pessoas ” (Est 3: 8). A palavra para “lei” aqui é דת ( dat ), uma palavra estrangeira emprestada que, em hebraico posterior, viria a significar “religião”.
Na verdade, muitas das crenças, costumes e regras de Israel contrastavam com os da maioria das outras sociedades antigas. Durante o Período do Segundo Templo (c. 530 aC / aC - 70 dC / dC), um grande número de judeus se viu vivendo na Diáspora (ou seja, dispersão fora da Terra de Israel) entre politeístas de língua grega e latina. Mesmo na Judéia e no resto de Israel, a linguagem, o pensamento e o estilo de vida helenísticos e romanos exerceram uma forte influência.
Nesse contexto, a adesão supostamente “tacanha” dos judeus a apenas Um Deus - quando dezenas de deuses e deusas atraentes estavam em oferta - levantou mais do que algumas sobrancelhas. Observâncias como o Shabat e a circuncisão também pareciam estranhas. Então, como os antigos gregos e romanos viam os judeus?
A primeira coisa a notar é que eles tinham muitos comentários! Menahem Stern, um famoso historiador da Universidade Hebraica de Jerusalém, precisou de bem mais de mil páginas para compilar seleções de autores gregos e latinos sobre judeus e judaísmo. Margaret Williams, historiadora da Universidade de Edimburgo, escreve: “O impacto causado pelos judeus sobre os gregos e romanos é dramaticamente ilustrado pelo ... vasto número de referências a eles na literatura grega e latina”.
As opiniões dos antigos gregos e romanos sobre os judeus cobrem toda a gama, de extremamente positivas a extremamente negativas. O filósofo Teofrasto (séculos IV a III AEC / aC), um discípulo de Aristóteles, escreveu sobre os judeus: “Sendo filósofos de raça, eles conversam entre si sobre a divindade e, à noite, fazem observações das estrelas, olhando para eles e invocando a Deus pela oração. ” Este uso do termo grego φιλόσοφοι ( philosophoi ), literalmente “amantes da sabedoria”, provavelmente representou o mais alto de todos os elogios possíveis na mente de Teofrasto.
Em contraste, o senador e historiador romano Tácito (séculos I-II dC / dC) chamou o povo judeu de “uma raça detestada pelos deuses…. [tendo] uma nova forma de adoração, oposta a tudo o que é praticado por outras pessoas. Coisas sagradas para nós, para eles não têm santidade; enquanto o que para nós é proibido, eles permitem. ” Ele também acusou os judeus de “preguiça” por descansar no sétimo dia (O Sábado).
Muitas das fontes escritas expressam opiniões antijudaicas. No entanto, eles também falam de um grande número de não-judeus que acharam o estilo de vida e a fé judaica atraente e valiosa. Lemos repetidamente sobre prosélitos (convertidos) e “tementes a Deus” (gentios que visitavam sinagogas, aprenderam sobre a Torá e adotaram algumas práticas judaicas). O cristianismo gentio emergiu desse ambiente greco-romano, onde politeístas encontraram idéias e crenças judaicas, reagindo de maneiras extremamente variadas. (*Texto de Dr. Yeshaya Gruber publicado em Israel Bible Center. Editado aqui por Costumes Bíblicos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...