COSTUMES BÍBLICOS: O Estágio do Evangelho


O Estágio do Evangelho

O ESTÁGIO DO EVANGELHO
Há poucas dúvidas de que eles eram o mais célebre casal no Templo de Herodes daquela época. Não, eles não eram casados. Com efeito, a mulher era viúva há alguns anos. Pouco é contado acerca da vida deles, mas sabemos que ambos desempenharam um papel importante no estágio do evangelho. O nome dele era Simeão, e o dela, Ana.
A. Em relação a Simeão (Lc 2.25,26):
Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
B. Em relação a Ana (Lc 2.36,37):
E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
Com esses versículos, podemos concluir corretamente que, naquele tempo, nenhum outro indivíduo ou grupo de pessoas, em toda nação israelita,demonstrava mais paixão em sua expectativa pela iminente aparição do Messias judeu do que esses dois idosos! De fato, algo incrível!
Outras pessoas haviam acabado de nascer ou nasceriam pouco depois, e cada uma delas assumiria um papel no drama da divina redenção.
A. Seis meses antes, nascera uma criança que seria um amado profeta (João Batista).
B. Quatro meninos nasceriam na Galileia, onde se tornariam pescadores (André, Pedro, Tiago e João).
C. A descendência de uma família próspera e influente. No futuro, o menino seria considerado um dos maiores professores de Israel (Nicodemos).
D. Dois garotos que mais tarde se dedicariam à vida de crimes e que chegariam a pagar o preço absoluto por causa disso (os dois ladrões no Calvário).
E. Uma garotinha que depois seria livrada do tormento de carregar sete demônios (Maria Madalena).
F. Um menino que nascera cego para o pesar de seus pais (Jo 9).
G. A filha de um sacerdote materialista, jovem e ambicioso, que mais tarde se casaria com outro sacerdote tão ímpio quanto o sogro (Anás e Caifás).
Sim, todo o cenário está pronto, as luzes diminuem, e a música ambiente começa. Eis a deixa para o estágio do evangelho...
Este estágio cobre  um período de aproximadamente 35 anos. Ele começa com um anúncio do Altíssimo no templo (Lc 1.11-20) e termina com a ascensão do Filho de Deus (Lc 24.51). Tal como o Antigo Testamento inicia-se com o homem feito à imagem do Criador (Gn 1.26), este estágio começa com Deus à imagem do homem (Jo 1.14). O homem feito à imagem do Criador foi derrotado por Satanás dentro de um lindo jardim (Gn 2.8), mas Deus à imagem do homem agora derrotará completamente o demônio no meio do árido deserto (Mt 4.1).
Antes deste estágio, ovelhas haviam morrido por seus pastores (Êx 12.1-13), mas agora o Pastor morrerá por Suas ovelhas (Jo 10.11).
Ao nascer, o Messias recebeu ouro, incenso e mirra de sábios que o adoraram (Mt 2.11). Ao morrer, por outro lado, Ele recebeu cusparadas, espinhos e vinagre de homens ímpios, que escarneceram dele (Mt 26.67; 27.29,34).
Os Evangelhos descrevem o Messias salvando os pecadores debaixo de uma árvore (Jo 1.48), em cima de uma árvore (Lc 19.4,5) e num madeiro (Lc 23.43). Em suas páginas, uma tempestade é acalmada (Lc 8.24), e uma árvore infrutífera é amaldiçoada (Mt 21.19).
Três das oito ressurreições bíblicas aconteceram durante esse período, ocorridas com a filha de Jairo (Mc 4.41), com o filho da viúva (Lc 7.14) e com Lázaro (Jo 11.43,44). Conforme a história desenrola-se, um carpinteiro sonhador é reconfortado (Mt 1.20,21), e um discípulo renegado é recuperado (Jo 21.15-17).
Lemos sobre conversas entre Jesus, Moisés e Elias (Mt 17.1-5) e sobre parábolas acerca da vida após a morte (Lc 16.19-31). Prostitutas são perdoadas (Jo 4.39; 8.11), e hipócritas são condenados (Mt 23).
Neste estágio, os conceitos de Igreja (Mt 16.18), de comunhão (Mt 26.26-30) e de grande comissão (Mt 28.18-20) são apresentados pela primeira vez.
Em resumo, neste estágio, os cegos veem, os surdos ouvem, os mudos falam, os aleijados caminham, os mortos levantam-se, os possuídos são libertos, e os perdidos são salvos!
[O estudo dos Evangelhos no site, nas páginas que se seguem, obedece com fidelidade a todos os textos bíblicos apresentados nos Evangelhos. Com o real objetivo de levar aos leitores, em linguagem simples, os fatos reais acontecidos à mais de 2000 anos, narrados por estes 04 homens de Deus incrivelmente disponíveis para o Senhor no desfecho da mais bela História de todos os tempos: Nascimento, Vida, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus e Salvador de todos aqueles que se interessam por Ele e O recebe como Senhor de suas vidas.]
Sejam todos, por Ele, abençoados.
Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...