COSTUMES BÍBLICOS: Lendo a Bíblia


Lendo a Bíblia

Lendo a Bíblia 
Ler a Bíblia pode ser uma tarefa difícil. Às vezes é emocionante, renovador. Mas às vezes ficamos perplexos.
Como podemos começar e continuar lendo?
É útil saber exatamente porque estamos lendo. As pessoas lêem a Bíblia por várias razões diferentes.
»Você pode lê-la como literatura. Os Salmos, por exemplo, e o livro de Isaías são considerados dois dos melhores livros do mundo.
»Você pode lê-la para descobrir a história do mundo mundo antigo.
»Você pode ler a Bíblia para estudar a base da fé e dos padrões éticos judaicos e cristãos.
»Ou você pode ler a Bíblia para descobrir os temas e histórias que inspiraram a obra de vários artistas, músicos e escritores do mundo.
Todas estas são razões positivas para estudar a Bíblia. Mas só chegaremos ao cerne da questão se perguntarmos por que os livros bíblicos foram escritos.
O que motivou as pessoas que contaram as histórias, compuseram os salmos, escreveram as cartas, profetizaram o futuro?
Como elas viam Deus atuando na vida das pessoas?
Podemos resumir seu propósito em quatro categorias.
História
Em primeiro lugar, elas contam a história de como Deus convidou um grupo específico de pessoas para conhecê-Lo, de forma que no final o mundo inteiro aprendesse a conhecê-Lo e amá-Lo.
Apesar da variedade de livros na Bíblia e da grande extensão de tempo durante a qual foi escrita, há uma linha de raciocínio em toda a obra que dá sentido às diversas partes.
Relacionamento 
Em segundo lugar, elas contam a história do nosso relacionamento com Deus. Há histórias sobre o povo tentando obedecer a Deus, mensagens de profetas e apóstolos incentivando o povo a redescobrir o caminho de Deus, orações de pessoas que anseiam receber a bênção de Deus.
Comunidade 
A Bíblia é como uma bússola,
 dando direção a nossas vidas. 
Em terceiro lugar, elas falam sobre nosso relacionamento com o povo de Deus, a igreja. Os livros da Bíblia foram escritos em grande parte para uma comunidade, não para indivíduos. Então veremos que sua mensagem se dirige a nós mais claramente quando estudamos a Bíblia com outras pessoas do que quando o fazemos sozinhos.
Sociedade 
Em quarto lugar, elas falam principalmente no Antigo Testamento, sobre nosso relacionamento com a sociedade e o mundo. A Bíblia não é um livro sobre uma religião que só se preocupa comigo como pessoas. Ela mostra como o povo de Deus devia refletir em suas próprias vidas o caráter de Deus e seu interesse por todo mundo. Ela dá milhares de exemplos do significado de "ame o Senhor, o seu Deus... e ame o seu próximo como você ama a você mesmo".
Então, se quisermos ouvir a mensagem da Bíblia, como devemos lê-la?
» Reconheça a variedade que há na Bíblia. Há histórias e parábolas, orações e poesias, profecias e provérbios, visões do céu e conselhos práticos para o dia a dia.
Nossa vida encerra vários aspectos diferentes e Deus se interessa por cada um deles. Por isso, geralmente não é uma boa idéia tentar ler a Bíblia direto de Gênesis até o fim. É melhor, por exemplo, variar de vez em quando entre Antigo e o Novo Testamento.
Ler a Bíblia em pequenos grupos pode ser uma maneira estimulante de estudá-la, pois os membros do grupo podem compartilhar sua compreensão da mesma. 
Um bom plano é começar com um Evangelho, depois ler alguns salmos, depois uma das cartas mais curtas do Novo Testamento, e depois trecho de Gênesis (capítulos 1--11).
»Pergunte: "Que tipo de livro estou lendo?" Não lemos um livro de história como lemos o manual de de manutenção do carro. Da mesma forma, os vários tipos de livros bíblicos precisam de abordagens diferentes. Quando leio o Sermão do Monte (Mt 5--7) faço uma pausa a cada frase, porque todas as palavras de Jesus são informações vitais para a vida cristã. Quando leioo livro de Eclesiastes no Antigo Testamento, tenho uma abordagem mais descontraída e me divirto com sua maneira estranha de ver a natureza humana.
»Tente, de vez em quando, ler trechos mais longos de uma só vez, especialmente se estivar estudando um livro narrativo. Não lemos apenas duas páginas de um romance e depois colocamos de lado até o dia seguinte.
Leia um Evangelho inteiro e você perceberá coisas sobre Jesus que jamais notara antes.
Leia toda a história de Davi em 1 e 2Samuel e terá uma noção melhor do envolvimento de Deus em todos os altos e baixos da vida dessa pessoa, algo que você jamais compreenderia se lesse apenas alguns versículos de cada vez.
"Quando... um indivíduo humildemente toma este livro escrito por pessoas comuns e que traz bem evidenciadas as marcas do tempo e as dificuldades causadas pelo processo de transmissão, o Espírito Santo começa a agir e transmite Cristo por meio dele para a mente e o coração e a consciência do leitor." Donald Coggan 
»À medida que lê, pergunte que ensinamento a passagem oferece sobre os quatro aspectos do propósito da Bíblia descrito acima: o que aprendo sobre o plano de Deus para o mundo; sobre meu relacionamento com Deus, com o povo de Deus, e com a sociedade e o mundo?
É claro que nem toda passagem ensinará algo sobre cada uma destas quatro áreas da nossa vida. Mas sempre há algo para ajudar você a refletir sobre sua vida com Deus.
»Precisamos também permitir que a Bíblia nos faça perguntas - deixar que ela questione nossos pressuposto, nosso comportamento e nossas prioridades.
Ouviremos sua mensagem se a abordarmos com a reverência adequada - não uma reverência pelo que está impresso no papel, mas pelo Deus que fala conosco por meio da Bíblia.
»Não desanime se sentir que precisa fazer um curso intensivo de interpretação bíblica para poder começar a ler.
Ninguém aprende a jogar futebol ou qualquer outro esporte sentado na poltrona, lendo livros de educação física! Use os guias disponíveis, começando com este site. Mas não deixe que estes impeçam você de entrar em campo!
»A Bíblia não é um livro de culinária com uma receita para cada circunstância da vida moderna. Ela é parecida com uma bússola para nos guiar na direção certa, e não tanto com um mapa que traz todos os detalhes anotados. A mensagem da Bíblia gradualmente transforma as pessoas no que elas deveriam ser.
A Bíblia faz o cristão e o cristão reage a Deus e às questões da vida como Cristo reagiria.
Entenda:
Traduções da Bíblia
A Bíblia ou, pelo menos, uma parte dela já foi traduzida para mais de 2400 línguas. No Brasil, a Bíblia completa já foi traduzida, além do português, para línguas minoritárias como, waiwai, guajajara e guarani-mbyá. 
Em português, assim como em outras línguas majoritárias, existem várias traduções. Algumas são mais antigas; outras, mais recentes.
Alguns leitores preferiam uma tradução mais antiga como, por exemplo, a edição Revista e Corrigida de Almeida. Outros têm dificuldade com a linguagem arcaica, e preferem uma tradução mais atual, como a Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
Ter mais de uma tradução na mesma língua, longe de ser um problema, é uma benção. Em geral, as diferentes traduções se complementam, ou seja, uma ajuda a entender a outra . Além disso, permitem uma leitura comparativa e uma melhor compreensão da mensagem da Bíblia.
Capítulos e versículos
Em edições modernas da Bíblia, o texto costuma ser disposto em parágrafos e seções. É o caso, por exemplo, da Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Um sistema mais antigo, criado em grande parte para localizar textos bíblicos, é a divisão do texto em capítulos e versículos. Os números dos capítulos começaram a ser inseridos no texto bíblico no século 13 d.C. Os números dos versículos foram acrescentados posteriormente, no século 16.
Cada livro da Bíblia tem um nome. Sempre que se faz referência a uma passagem, este nome, em geral abreviado, aparece em primeiro lugar. Logo em seguida aparece o número do capítulo. Um ponto separa o capítulo do versículo, que aparece por último. Assim, uma referência bíblica normalmente tem a seguinte estrutura: livro, capítulo, versículo(s). Por exemplo: Gn 12.1-3 significa "livro de Gênesis, capítulo 12, versículos um a três". Rm 3.21-26 significa "carta aos Romanos, capítulo três, versículos 21 a 26" . Este sistema permite localizar facilmente qualquer texto bíblico.
Por mais útil que seja o sistema de capítulos e versículos, não deveria ser determinante na hora de ler o texto. Afinal, essa divisão não faz parte do original; foi acrescentada posteriormente. Às vezes, a divisão do capítulo ocorre no meio da história e o versículo termina com vírgula! Portanto, recomenda-se ler trechos mais longos, e completos. Em outras palavras, é melhor ler parágrafos e seções do que ler versículos e capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...