COSTUMES BÍBLICOS: O que é o dom de sabedoria


O que é o dom de sabedoria

O QUE É O DOM DE SABEDORIA (1Co 12.8)
Na verdade, há quatro tipos de sabedorias citadas na Bíblia:
A. Há uma sabedoria natural.
Nas gírias atuais, isso seria uma referência a uma pessoa com as "manhas". Há (pelo menos) três exemplos desse tipo de sabedoria no Novo Testamento:
1. Conforme se dizia de Jesus (Lc 16.8).
2. Conforme demonstrado pelo advogado judeu Gamaliel.
Ele apresentou esse tipo de sabedoria quando alertou o Sinédrio judaico, que estava determinado a matar os apóstolos (At 5.38,39).
3. Conforme apresentou o escrivão da cidade de Éfeso.
O conselho desse controlado oficial da cidade evitou que uma multidão enfurecida assassinasse o apóstolo Paulo e outros líderes cristãos em Éfeso (At 19.35-41).
B. Há uma sabedoria mundana.
Paulo e Tiago descrevem essa sabedoria:
1. O testemunho de Paulo (1Co 1.18-21).
2. O testemunho de Tiago (Tg 2.14-16).
C. Há uma sabedoria que santifica.
Essa é a sabedoria que Deus deseja conceder a todos os crentes:
1. O testemunho de Salomão (Pv 2.6).
2. O testemunho de Paulo (Ef 1.17).
3. O testemunho de Tiago (Tg 1.5; 3.13,17).
D. Há a sabedoria de realização.
Esse é o dom de sabedoria, a habilidade sobrenatural de aplicar corretamente e concisamente os princípios espirituais em problemas contemporâneos. Estêvão e Paulo possuíam esse dom:
1. O testemunho de Estêvão (At 6.10).
2. O testemunho de Pedro sobre Paulo (2Pe 3.15).

O QUE É A VERDADEIRA SABEDORIA(*Hebraico Bíblico)

O livro de Daniel constantemente se refere a palavras em aramaico como “mistério” ( רז ; raz ), “visão” ( חזו ; hezev ), e “sonhar” ( חלום ; halom ). Nabucodonosor convoca adivinhos e mágicos para revelar ( גלה ; galah ) essas coisas, mas muitos deles não têm sucesso em suas tentativas. O que eles não veem é que a revelação é uma prerrogativa divina. Somente o Deus Altíssimo pode revelar a verdadeira sabedoria.
O cântico de louvor de Daniel destaca a natureza reveladora da sabedoria: “Daniel falou e disse: 'Bendito seja o nome de Deus de eternidade a eternidade, pois a sabedoria ( חכמתא ; hokhmata ) e a força Lhe pertencem.' E Ele muda os tempos e as estações, Ele remove reis e Ele estabelece reis, Ele dá sabedoria aos sábios, e conhecimento aos que conhecem o entendimento. ' Ele revela ( גלא ; vendaval ' ) as coisas profundas e secretas ; Ele sabe o que está nas trevas e a luz mora com Ele. ” (Dan 2: 20-22)
Deus revelou o mistério do sonho de Nabucodonosor a Daniel ; o mistério do reino divino. Nabucodonosor não esqueceu seu sonho e pediu a seus adivinhos e mágicos que o interpretassem. Se eles pudessem lhe contar seu sonho, ele saberia que eles tinham a verdadeira sabedoria. Mas eles ficaram aquém. Foi somente devido à revelação de Deus a Daniel que Nabucodonosor entenderia os mistérios por trás de seus sonhos.
Aqui em Daniel 2, vemos o contraste entre as habilidades da humanidade e o poder de Deus. Nenhum adivinho, nenhum mágico, nenhum caldeu, jamais poderia possuir o conhecimento do divino ... a menos que o Senhor o transmitisse a eles. Daniel recebeu essa sabedoria não para seu benefício, mas para o benefício do rei, ao tornar conhecida a interpretação e aliviar seu desconforto. Daniel 2:30 diz: “Mas, quanto a mim, este segredo não me foi revelado por alguma sabedoria que eu tenha mais do que qualquer vivente, mas a fim de que a interpretação seja dada a conhecer ao rei, para que a saibais os pensamentos do seu coração. ”
Assim, é Deus quem descobre os mistérios, quem descobre as coisas secretas para as quais os adivinhos e mágicos não puderam encontrar uma explicação. Isso ocorre porque a verdadeira sabedoria é um mistério e a verdadeira revelação está apenas no reino de Deus. (*Esse texto é parte de um artigo publicado em Israel Bible Center por Dra. Ashley E. Lyon)

Um comentário:

  1. Tinha dificuldades SOBRE esse dom, mas agora esclarecidos mim cinto mais SÁBIO, OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

O Segredo do Livro de Ester

O Livro de Ester esconde um dos segredos mais incríveis da Bíblia. Um código, decifrado a poucas gerações atrás, que revela uma profecia nos...