COSTUMES BÍBLICOS: Dons espirituais


Dons espirituais

Dons
Dons Espirituais
Após séculos de negligência, os "dons espirituais" estão em evidência outra vez, e o que Paulo escreve em 1Co 12--14 é essencial a esse debate.
Esses dons florescem nos séculos 2 e 3. Porém, dons espirituais não fazem parte da essência da vida cristã. Se não fosse o abuso desses dons em Corinto, não saberíamos quase nada sobre eles a partir das epístolas do NT, por mais que estejam em evidência no livro de Atos.
Paulo, que escreveu sobre dons do Espírito em 1Co 12--14, também escreveu sobre o fruto do Espírito em Gl 5.22-24. O Espírito Santo nos é dado para nos tornar eficazes para Cristo. Os dons do Espírito nos são dados para serviço, e o fruto do Espírito, para que tenhamos caráter. Precisamos de ambos.
"Fomos feitos para a complementaridade. Eu tenho dons que você não tem. Aí está! Isto significa que precisamos um do outro para sermos completamente humanos".
Desmond Tutu

Quais são esses dons espirituais? Paulo menciona aqui:

O dom da palavra da sabedoria.
O dom de "conhecimento", que significa discernimento numa situação da qual não se tem conhecimento prévio. Pode ser na forma de palavras ou de imagens mentais.
"Fé", que significa confiar em Deus, mesmo "no escuro" e apesar de tudo, isto é, contra todas as probabilidades.
"Dons de curar" - e esta cura inclui problemas físicos, espirituais, psicológicos e relacionais.
O Espírito Santo continua a curar hoje, mas é um mistério por que isso não é mais difundido, apesar de muito debate a respeito do assunto e também está relacionado ao dom de sinais. No entanto, leia AQUI mais detalhes.
"Milagres" (literalmente "atos de poder"), ou seja, provavelmente o ministério de livramento das forças espirituais do mal.
"Profecia". Altamente valorizado na igreja apostólica, este era o dom de trazer uma palavra vinda diretamente de Deus para dentro de uma situação. Podia ser uma palavra de predição (veja At 11.28), como podia ser um encorajamento (1Co 14.3). A profecia difere de uma palavra das Escrituras, embora ambas procedem de Deus. A profecia é para a situação específica, enquanto as Escrituras têm validade universal.
"Línguas", isto é, a habilidade de louvar a Deus e orar com palavras inspiradas pelo Espírito, embora seu significado seja desconhecido para quem fala. E caso necessário, falar com domínio, outros idiomas segundo o Espírito conceda.
"Interpretação de línguas", ou seja, a habilidade de entender o significado dessas palavras.
Esse dom aparece no final da lista de Paulo, porque, embora fosse uma benção para quem falava, não ajudava mais ninguém (a não ser que interpretado), e os dons espirituais não existem para a satisfação pessoal, mas para a edificação da comunidade cristã (1Co 12.7). É por isso que, no cap. 14, Paulo dá tanto valor à "profecia": ela beneficia os outros.
Outras passagens importantes que tratam deste assunto são Rm 12.3-8; 2Co 12.12; Hb 2.4; 1Pe 4.10-11, e o livro de Atos.
Com base nesses textos, fica evidente que não há número fixo de dons espirituais, que o Espírito Santo os distribui como lhe convém, que seu propósito é desafiar os incrédulos e incentivar a edificação e a interdependência dentro da igreja. O amor (1Co13) é o dom supremo.
VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR
DONS ESPIRITUAIS -
MÉTODO TEOLÓGICO.

É interessante que, no NT, a palavra "dom" aparece quase que unicamente nas cartas de Paulo. Ele a usa para falar da vocação ao casamento ou ao celibato (1Co 7.4-7), e da nossa vida eterna (Rm 6.23). Ninguém pode sequer ser um cristão sem receber o dom gracioso, a unção, do Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

A estranha bênção de Jacó para seu filho Dã

Há um texto intrigante e enigmático sobre Dan na Torá. Na bênção final de Jacó sobre seus filhos em Gênesis 49, Dã é comparado a uma “serpen...