COSTUMES BÍBLICOS: Adolescência


Adolescência


ADOLESCENCIA

ADOLESCÊNCIA
No processo de criação dos filhos, a fase mais tumultuada é a adolescência. O adolescente é uma usina de hormônios e irreverência. Em casa, em nada ajuda, joga roupa suja por todo lado e ainda pede tudo à mãe. Parece que os pais estão sob a tirania dos filhos, que mandam em casa e fazem tudo o que querem. Falta-lhes responsabilidade e capacidade de respeitar os outros. A sua característica principal é opor-se a tudo e a todos. Enfrentar essa situação tem sido o grande desafio dos pais. A maioria tem medo de dizer "não" e com isso provocar traumas. Outros, que no passado lutaram pela "liberdade" proclamada pelo movimento hippie, simplesmente fazem vista grossa para tudo o que acontece a seu redor.
É preciso saber administrar a liberdade dos filhos. Para isso não se pode perder de vista a questão da autoridade. Os pais precisam estabelecer o princípio de que quem manda na casa são eles e não os filhos. Têm de parar de dar tudo o que eles pedem e de satisfazer todas as suas vontades. É engano pensar que a maneira de fazer um filho feliz é deixá-lo fazer tudo o que bem entende. O sábio Salomão declara que "a vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe" (Pv 29.15). A criança tem tendência de buscar o prazer. È necessário, portanto, que limites sejam estabelecidos. Os pais têm a grande responsabilidade de impor sua autoridade. Sem isso, a criança perde o controle.
Outra vez Salomão adverte: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22:6). A autoridade é fundamental para estabelecer referências que serão utilizadas pelos filhos no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Fica na paz!
E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;
Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
Filipenses 1:9-11

Postagem em destaque

Os Crentes Gentios Permanecem para sempre Distintos do Povo de Israel!

Os antigos comentaristas crentes posteriores ao Novo Testamento tendiam a ver os membros da igreja multinacional como um “novo” ou “verdadei...